Nome do Projeto
Gestão da Comunicação do Curso de Museologia-UFPel
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/08/2022 - 01/08/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
A comunicação digital é, nos dias, mais do que uma tendência, se trata de uma realidade incontornável. Considerando a necessidade de ampliar e facilitar o contato com a coletividade acadêmica, interna e externa à UFPel; amplificar da divulgação; e alagar os limites da tecelagem de redes interinstitucionais e socioculturais diversas, o Curso de Museologia intenta investir na sua estrutura info-comunicacional, a partir da implementação e qualificação de suas ferramentas e meios digitais. Em última instância, parte-se de um pressuposto de gestão administrativo-institucional em que se prevê uma perspectiva de continuidade necessária da informação e comunicação do Curso que não esteja atrelada à flutuação advinda da alternância de coordenador(a), mas sim, enraizando-se como política do próprio Curso, devendo ser conduzida por quem estiver ocupando a coordenação, a qualquer tempo.

Objetivo Geral

Implementar, desenvolver e ampliar as ações do Curso de Bacharelado em Museologia nas redes sociais e demais mídias digitais institucionais, visando consolidar uma política de gestão da informação e da comunicação própria que, por sua vez, seja capaz de aprofundar a articulação e integração da coletividade acadêmica do Curso.

Justificativa

O projeto justifica-se na medida em que se debruça sobre uma questão administrativa fundamental que é boa gestão dos recursos e ferramentas info-comunicacionais. A diversidade de opções nessa área é profunda, contudo, lançar mão de maneira inadvertida de tais opções tem se provado insuficiente, quando não contraproducente. É importante, neste sentido, estudar e planejar as ações, além de preparar, servidores e sobretudo discentes para sua operacionalização. Portanto, é projeto que, por suas pretensões como política de setor, trará a instrumentalização necessária para o atendimento qualificado das demandas relativas a toda comunicação interna e externa do Curso.

Metodologia

1 - Desenvolvimento e criação de conteúdos;
2 - Capacitação de estudantes para escrita que equalize o rigor acadêmico com a dinâmica da linguagem digital;
3 - Gerenciamento de sites e redes sociais;
4 - Criação de peças gráficas;
5 - Capacitação para o domínio de softwares, aplicativos e demais ferramentas de design digital e edição audiovisual;
6 - Adequação e gerenciamento de banco digital de memória do Curso;
7 - Articulação com ações previamente instituídas voltadas a comunicação e integração da coletividade, tais como Jornada Acadêmica da Museologia - JAMU; Semana de Acolhimento; entre outras.

Indicadores, Metas e Resultados

- Otimização da gestão info-comunicacional;

- Ampliação do alcance da divulgação de ações internas;

- Estabelecimento de parcerias nos âmbitos interno e externo à UFPel;

- Qualificação da formação de futuros profissionais museólogos;

- Aprofundamento da integração entre estudantes e servidores.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DANIEL MAURICIO VIANA DE SOUZA2
EDUARDA GABRIELA AGRELLO AVILA
GABRIEL IVAN SOEIRO BICHO
LECENIR DINIZ DOS SANTOS1
NICOLLY AYRES DA SILVA
RENAN MARQUES AZEVEDO DA MATA

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