Nome do Projeto
Estudo das principais causas de riscos ocupacionais em diferentes atividades econômicas
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
10/06/2022 - 10/06/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
A saúde e o bem-estar dos trabalhadores é de extrema importância para que suas atividades sejam exercidas de forma eficaz e satisfatória. Dessa forma, o cumprimento das disposições das Normas Regulamentadoras de Segurança e Saude do Trabalho (NRs) torna-se importante para proporcionar um maior conforto e segurança aos trabalhadores. Sendo assim, o presente projeto visa estudar as causas dos riscos associados aos diferentes ambientes de trabalho para propor medidas de prevenção e controle que sejam efetivas na redução e controle dos riscos. Para isso, serão realizadas atividades como: pesquisa documental e bibliográfica sobre os perigos e riscos nos ambientes de trabalho; avaliação de riscos nos ambientes de trabalho; proposição de plano de acao para previnir riscos nos ambientes de trabalho; elaboração do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR); estudo das principais ementas (relacionadas às NRs) mais autuadas pela Fiscalização do MTE (2012-2021) e Influência dos fatores de riscos na qualidade de vida no trabalho. Pretende-se com esse projeto, contribuir para que as empresas adquiram ou fortaleçam a cultura de segurança dos funcionários, pois sabe-se que a satisfação do trabalhador está diretamente relacionada à sua produtividade. Portanto esse projeto contribuirá para um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.

Objetivo Geral

Estudar as causas dos riscos associados aos diferentes ambientes de trabalho para propor medidas de prevenção e controle que sejam efetivas na redução e controle dos riscos.

Justificativa

Este trabalho tem grande importância porque visa não só elaborar o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) de empresas, mas pesquisar formas de prevenção e controle de riscos que sejam efetivas para a redução dos riscos no ambiente de trabalho. Além disso, o PGR é um documento obrigatório exigido para todas as empresas desde inicio do ano de 2022, passível de multa pela fiscalização do MTE, em caso de descumprimento.

Metodologia

Será realizada uma pesquisa documental e bibliográfica sobre os perigos e riscos nos ambientes de trabalho; avaliação de riscos nos ambientes de trabalho; proposição de plano de acao para previnir riscos nos ambientes de trabalho; elaboração do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR); estudo das principais ementas (relacionadas às NRs) mais autuadas pela Fiscalização do MTE (2012-2021); Influência dos fatores de riscos na qualidade de vida no trabalho.

Indicadores, Metas e Resultados

Pretende-se com esse projeto, contribuir para que as empresas adquiram ou fortaleçam a cultura de segurança dos funcionários, pois sabe-se que a satisfação do trabalhador está diretamente relacionada à sua produtividade. Portanto esse projeto contribuirá para um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
GABRIELA SEGATTO BERSCH
LUIS ANTONIO DOS SANTOS FRANZ1
Marco Antonio Garcez da Silva
RENATA HEIDTMANN BEMVENUTI5
SILVIO VIEIRA DE MELO JÚNIOR
TALES SANTOS IBEIRO
THIERRY MENDES DOS SANTOS

Página gerada em 26/04/2024 10:41:41 (consulta levou 0.145349s)