Nome do Projeto
Serviço de Atendimento Educacional Especializado no contexto da Educação de Jovens e Adultos
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/06/2022 - 31/10/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
Ofertar formação continuada para professores da Educação Básica que atuam com a
Educação de Jovens e Adultos - EJA para o Atendimento Educacional Especializado proporcionando
aprendizagens para o uso dos recursos de tecnologia assistiva
Objetivo Geral
Rever conceitos e práticas de ensino e de aprendizagem considerando o Atendimento
Educacional Especializado para os educandos da Educação de Jovens e Adultos;
- Oportunizar aos professores da EJA referenciais teóricos-metodológicos que permitam
construir estratégias pedagógicas para a utilização da tecnologia assistiva e do DEA.
- Identificar as principais políticas públicas implicadas na organização e na estrutura da EJA
e da Educação Especial;
- Construir pressupostos de ensino e de aprendizagem no campo da EJA e da Educação
Especial;
- Possibilitar a reflexão sobre os referenciais teórico-práticos relacionados à educação
especial e a EJA em um contexto de inclusão;
- Oportunizar a troca de saberes, experiências, recursos e materiais de TA.
- Desenvolver projetos de trabalho pedagógico para a EJA;
- Socializar as produções por meio de publicações.
Educacional Especializado para os educandos da Educação de Jovens e Adultos;
- Oportunizar aos professores da EJA referenciais teóricos-metodológicos que permitam
construir estratégias pedagógicas para a utilização da tecnologia assistiva e do DEA.
- Identificar as principais políticas públicas implicadas na organização e na estrutura da EJA
e da Educação Especial;
- Construir pressupostos de ensino e de aprendizagem no campo da EJA e da Educação
Especial;
- Possibilitar a reflexão sobre os referenciais teórico-práticos relacionados à educação
especial e a EJA em um contexto de inclusão;
- Oportunizar a troca de saberes, experiências, recursos e materiais de TA.
- Desenvolver projetos de trabalho pedagógico para a EJA;
- Socializar as produções por meio de publicações.
Justificativa
A EJA precisa acolher os e as estudantes que não construíram os conhecimentos necessários
para avançar nas etapas de ensino, possibilitando o mínimo de ascenção social, como por exemplo,
acesso à postos no mercado de trabalho. Precisa também acolher adolescentes e jovens que,
fracassando na escola regular em período diurno, são designados à frequentar a EJA. E necessita,
ainda, responder pelas necessidades educacionais especifícas dos e das estudantes com deficiência,
com autismo, ou ainda Altas Habilidades ou Superdotação.. Essa nova realidade deixou as turmas de
Educação de Jovens e Adultos ainda mais heterogêneas, complexas e desafiadoras.
Essa nova conjuntura na EJA denota que a ausência de formação continuada neste campo para
o trabalho pedagógico com tais estudantes, tem impedido os e as docentes e os e as discentes de
alcançarem êxitos no ensinar e no aprender. São evidentes os sentimentos de fracasso, de menos valia
e de desânimo lado a lado com uma grande vontade de aprender, de avançar e de interagir com mais
qualidade ensinando e aprendendo com essa nova realidade que se configura na EJA.
Educadores e educadoras, pesquisadores e pesquisadoras, estudiosos e estudiosas do campo
da Pedagogia Progressista, àqueles e àquelas que há tempos problematizam as práticas tradicionais,
os currículos engessados, a disciplinarização exacerbada dos conhecimentos, a falta de diálogo entre
os conhecimentos científicos e os conhecimentos advindos de outras fontes, enxergam nessa
multiplicidade uma profícua oportunidade para inovar. É no encontro das diferenças e das pluralidades
encontradas em tais classes que a Pedagogia pode ser revisitada, que o processo de ensinar e de
aprender pode ser ressignificado, desde o diálogo, a abertura, a troca de conhecimentos até aconstrução de novas epistemologias para o fazer pedagógico.
É nessa busca que a proposta de formação continuada, aqui apresentada, configura uma
inovação pedagógica que alia estudos do campo da Educação de Jovens e Adultos com estudos daEducação Especial. O objetivo é instrumentalizar e capacitar os professores e professoras da Educação
Básica com conhecimentos do campo das diferentes deficiências dialogando com as necessidade,
peculiaridades e especificidades do universo de jovens e adultos que caracteriza a EJA.
para avançar nas etapas de ensino, possibilitando o mínimo de ascenção social, como por exemplo,
acesso à postos no mercado de trabalho. Precisa também acolher adolescentes e jovens que,
fracassando na escola regular em período diurno, são designados à frequentar a EJA. E necessita,
ainda, responder pelas necessidades educacionais especifícas dos e das estudantes com deficiência,
com autismo, ou ainda Altas Habilidades ou Superdotação.. Essa nova realidade deixou as turmas de
Educação de Jovens e Adultos ainda mais heterogêneas, complexas e desafiadoras.
Essa nova conjuntura na EJA denota que a ausência de formação continuada neste campo para
o trabalho pedagógico com tais estudantes, tem impedido os e as docentes e os e as discentes de
alcançarem êxitos no ensinar e no aprender. São evidentes os sentimentos de fracasso, de menos valia
e de desânimo lado a lado com uma grande vontade de aprender, de avançar e de interagir com mais
qualidade ensinando e aprendendo com essa nova realidade que se configura na EJA.
Educadores e educadoras, pesquisadores e pesquisadoras, estudiosos e estudiosas do campo
da Pedagogia Progressista, àqueles e àquelas que há tempos problematizam as práticas tradicionais,
os currículos engessados, a disciplinarização exacerbada dos conhecimentos, a falta de diálogo entre
os conhecimentos científicos e os conhecimentos advindos de outras fontes, enxergam nessa
multiplicidade uma profícua oportunidade para inovar. É no encontro das diferenças e das pluralidades
encontradas em tais classes que a Pedagogia pode ser revisitada, que o processo de ensinar e de
aprender pode ser ressignificado, desde o diálogo, a abertura, a troca de conhecimentos até aconstrução de novas epistemologias para o fazer pedagógico.
É nessa busca que a proposta de formação continuada, aqui apresentada, configura uma
inovação pedagógica que alia estudos do campo da Educação de Jovens e Adultos com estudos daEducação Especial. O objetivo é instrumentalizar e capacitar os professores e professoras da Educação
Básica com conhecimentos do campo das diferentes deficiências dialogando com as necessidade,
peculiaridades e especificidades do universo de jovens e adultos que caracteriza a EJA.
Metodologia
Mesa-redonda de debates e discussões;
- Encontros síncronas;
- Atividades assíncronas;
-
Formação para professores da Educação Básica em EAD, envolvendo:
Recursos pedagógicos disponibilizados na Plataforma para auxiliar a aprendizagem de
conceitos que compreendem o curso;
- Referencial teórico relativo a cada uma das disciplinas dos módulos;
- Aula Bônus para diversificar estudos;
- Pod Cast – protagonistas da história;
- Metodologias inovadoras;
- Construção de narrativas a partir das experiências de cursistas e de professores do
curso;
- Atividades de pesquisa no contexto de trabalho escolar dos cursistas visando a
socialização de práticas e experiências;
- Encontros síncronas;
- Atividades assíncronas;
-
Formação para professores da Educação Básica em EAD, envolvendo:
Recursos pedagógicos disponibilizados na Plataforma para auxiliar a aprendizagem de
conceitos que compreendem o curso;
- Referencial teórico relativo a cada uma das disciplinas dos módulos;
- Aula Bônus para diversificar estudos;
- Pod Cast – protagonistas da história;
- Metodologias inovadoras;
- Construção de narrativas a partir das experiências de cursistas e de professores do
curso;
- Atividades de pesquisa no contexto de trabalho escolar dos cursistas visando a
socialização de práticas e experiências;
Indicadores, Metas e Resultados
Meta - oportunizar formação cointinuada para 500 professores da Educação Básica, no formato EAD, para todo o território nacional
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIANA MENDES BASTOS | |||
LIDIANE BILHALVA RODRIGUES | |||
LUCIANA SILVA MASCARENHAS | |||
MAXIMIRA ROCKEMBACK DA PORCIUNCULA | |||
RAQUEL LUDTKE | 2 | ||
RITA DE CASSIA MOREM COSSIO RODRIGUEZ | 2 | ||
SIMONE BARRETO ANADON | |||
VERÔNICA PORTO GAYER |