Nome do Projeto
Práticas Pedagógicas para o Serviço de Atendimento Educacional Especializado
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
02/06/2022 - 31/10/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
Ofertar formação continuada de professores da Educação Básica que atuem no Serviço de Atendimento Educacional Especializado, em nível de extensão, na área do Serviço de Atendimento Educacional Especializado (SAEE) e Práticas Pedagógicas, a qual possibilite programas e práticas que atendam a diversidade do AEE em sua estrutura, organização e desenvolvimento.
Objetivo Geral
Ofertar formação continuada de professores da Educação Básica que atuem no Serviço de Atendimento Educacional Especializado, em nível de extensão, na área do Serviço de Atendimento Educacional Especializado (SAEE) e Práticas Pedagógicas, a qual possibilite programas e práticas que atendam a diversidade do AEE em sua estrutura, organização e desenvolvimento.
Justificativa
Atendendo o proposto pela Diretoria de Políticas da Educação Especial, do Ministério da Educação, propomos o curso de “ Práticas Pedagógicas para o Serviço de Atendimento Educacional Especializado”, desenvolvido em dois módulos e seis disciplinas, além de lives, aulas bônus e aulas livres, a fim de que oportunizar a discussão dos aspectos que envolvem o Atendimento Educacional Especializado e as Práticas Pedagógicas. Assim, o curso propõe, em toda a sua extensão, a realização de atividades teórico-práticas como relações entre os conceitos trabalhados nos módulos.
Salienta-se que estes diferentes módulos se dão em consonância com as demais atividades específicas propostas pelos professores formadores, quais sejam, estudos teóricos, atividades a distância, chats e bate-papos sobre as temáticas trabalhadas. Entende-se que, assim, o curso não se resumirá a oferecer subsídios informativos, mas a estabelecer relações teórico-práticas que se traduzam nos cotidianos das escolas e, principalmente, na produção de práticas, materiais acessíveis e que qualifiquem a inclusão oportunizada.
Além dos cadernos de estudos, aulas, lives e materiais disponibilizados durante o curso, pretende-se a construção coletiva de um tutorial com indicações de práticas, tecnlogias, estratégias e tutorias de acessibilidade.
Salienta-se que estes diferentes módulos se dão em consonância com as demais atividades específicas propostas pelos professores formadores, quais sejam, estudos teóricos, atividades a distância, chats e bate-papos sobre as temáticas trabalhadas. Entende-se que, assim, o curso não se resumirá a oferecer subsídios informativos, mas a estabelecer relações teórico-práticas que se traduzam nos cotidianos das escolas e, principalmente, na produção de práticas, materiais acessíveis e que qualifiquem a inclusão oportunizada.
Além dos cadernos de estudos, aulas, lives e materiais disponibilizados durante o curso, pretende-se a construção coletiva de um tutorial com indicações de práticas, tecnlogias, estratégias e tutorias de acessibilidade.
Metodologia
O curso se dará no formato on line, envolvendo:
- Seminários online;
- Vídeo-aulas;
- Aulas síncronas e assíncronas;
- Slides e vídeos informativos, postados na plataforma;
- Material instrucional com os aportes teóricos desenvolvidos nos módulos;
- Materiais complementares para ampliação e aprofundamento teórico das disciplinas;
- Resolução de problemas a partir de simulações do real;
- Investigação/reflexão por meio da criação, aplicação e análise de instrumentos de coleta de dados;
- Realização de atividades de investigação e de ação nas escolas de atuação dos cursistas;
- Encontros e debates propostos através de chat e salas de bate-papo;
- Postagem de tarefas para realização à distância;
- Estudo de textos, elaboração de resenhas e postagem de resumos críticos; e,
- Tutoria virtual.
- Seminários online;
- Vídeo-aulas;
- Aulas síncronas e assíncronas;
- Slides e vídeos informativos, postados na plataforma;
- Material instrucional com os aportes teóricos desenvolvidos nos módulos;
- Materiais complementares para ampliação e aprofundamento teórico das disciplinas;
- Resolução de problemas a partir de simulações do real;
- Investigação/reflexão por meio da criação, aplicação e análise de instrumentos de coleta de dados;
- Realização de atividades de investigação e de ação nas escolas de atuação dos cursistas;
- Encontros e debates propostos através de chat e salas de bate-papo;
- Postagem de tarefas para realização à distância;
- Estudo de textos, elaboração de resenhas e postagem de resumos críticos; e,
- Tutoria virtual.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se que o curso qualifique as práticas pedagógicas dos 500 docentes cursistas e, em especial, o atendimento aos alunos com deficiência e transtornos.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
Débora Luiza Schuck Jacks | |||
GESSIELE DA SILVA CORRÊA | |||
MAXIMIRA ROCKEMBACK DA PORCIUNCULA | |||
RITA DE CASSIA MOREM COSSIO RODRIGUEZ | 2 | ||
VERÔNICA PORTO GAYER |