Nome do Projeto
Aperfeiçoamento em Serviço de Atendimento Educacional Especializado e as tecnologias para a mediação da aprendizagem
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
02/06/2022 - 31/01/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
Ofertar formação continuada de professores da educação básica,
preferencialmente que atuam no Atendimento Educacional Especializado, em nível
de aperfeiçoamento, na área do Serviço de Atendimento Educacional Especializado
e a utilização das tecnologias como acesso à aprendizagem, a qual possibilitem
programas e práticas que atendam a diversidade do AEE e a utilização destas
ferramentas.
Objetivo Geral
Ofertar formação continuada de professores da educação básica,
preferencialmente que atuam no Atendimento Educacional Especializado, em nível
de aperfeiçoamento, na área do Serviço de Atendimento Educacional Especializado
e a utilização das tecnologias como acesso à aprendizagem, a qual possibilitem
programas e práticas que atendam a diversidade do AEE e a utilização destas
ferramentas.
preferencialmente que atuam no Atendimento Educacional Especializado, em nível
de aperfeiçoamento, na área do Serviço de Atendimento Educacional Especializado
e a utilização das tecnologias como acesso à aprendizagem, a qual possibilitem
programas e práticas que atendam a diversidade do AEE e a utilização destas
ferramentas.
Justificativa
pelo processo vivenciado no oferecimento das formações
oportunizadas pela SECADI, pelas vivências do próprio grupo de pesquisa da
UFPEL e, ainda, pelas demandas que são requeridas, entende-se que o
oferecimento destas novas formações, além de estarem inseridas nas ações em
desenvolvimento pelo grupo, atenderá as necessidades percebidas e solicitadas
pela comunidade escolar e em geral.
Diante disso, percebendo a necessidade de ampliação dos conhecimentos
relacionados ao uso das tecnologias, justifica-se o presente projeto de
aperfeiçoamento, na medida em que visa atender a Política Nacional de Educação
Especial e sua concretização nas escolas, possibilitando a formação continuada deprofessores da educação básica numa perspectiva de atendimento à diversidade e
atendimento educacional especializado visando a utilização das tecnologias essas
tão importantes e necessárias no momento que a pandemia nos necessitou
empregá-las em nossas práticas.
Considerando as dificuldades já enfrentadas pelos alunos apoiados pela
Educação Especial, dos professores das salas e professores de AEE em organizar
os serviços de apoio, estas questões se ampliam nos tempos de ensino remoto,
em que a aproximação se dará também através de tecnologias da informação,
recursos adaptados, entre outros, que viabilizarão as aprendizagens e
desenvolvimentos demandados pelos alunos e turmas onde estão incluídos.
Assim, o curso pretende oportunizar a reflexão sobre a realidade vivenciada neste
momento, mas também fornecer elementos que qualifiquem as práticas e
atendimentos de todos envolvidos no SAEE através da acessibilidade por meio do
uso de ferramentas e tecnologias que evidenciam a inclusão significativa.
oportunizadas pela SECADI, pelas vivências do próprio grupo de pesquisa da
UFPEL e, ainda, pelas demandas que são requeridas, entende-se que o
oferecimento destas novas formações, além de estarem inseridas nas ações em
desenvolvimento pelo grupo, atenderá as necessidades percebidas e solicitadas
pela comunidade escolar e em geral.
Diante disso, percebendo a necessidade de ampliação dos conhecimentos
relacionados ao uso das tecnologias, justifica-se o presente projeto de
aperfeiçoamento, na medida em que visa atender a Política Nacional de Educação
Especial e sua concretização nas escolas, possibilitando a formação continuada deprofessores da educação básica numa perspectiva de atendimento à diversidade e
atendimento educacional especializado visando a utilização das tecnologias essas
tão importantes e necessárias no momento que a pandemia nos necessitou
empregá-las em nossas práticas.
Considerando as dificuldades já enfrentadas pelos alunos apoiados pela
Educação Especial, dos professores das salas e professores de AEE em organizar
os serviços de apoio, estas questões se ampliam nos tempos de ensino remoto,
em que a aproximação se dará também através de tecnologias da informação,
recursos adaptados, entre outros, que viabilizarão as aprendizagens e
desenvolvimentos demandados pelos alunos e turmas onde estão incluídos.
Assim, o curso pretende oportunizar a reflexão sobre a realidade vivenciada neste
momento, mas também fornecer elementos que qualifiquem as práticas e
atendimentos de todos envolvidos no SAEE através da acessibilidade por meio do
uso de ferramentas e tecnologias que evidenciam a inclusão significativa.
Metodologia
O curso será na modalidade online, envolvendo:
Seminários online;
- Vídeo-aulas;
- Aulas síncronas e assíncronas;
- Slides e vídeos informativos, postados na plataforma;
- Material instrucional com os aportes teóricos desenvolvidos nos módulos;
- Materiais complementares para ampliação e aprofundamento teórico das
disciplinas;
- Resolução de problemas a partir de simulações do real;
- Investigação/reflexão por meio da criação, aplicação e análise de instrumentos
de coleta de dados;
- Realização de atividades de investigação e de ação nas escolas de atuação dos
cursistas;
- Encontros e debates propostos através de chat e salas de bate-papo;
- Postagem de tarefas para realização à distância;
- Estudo de textos, elaboração de resenhas e postagem de resumos críticos; e,Tutoria virtual.
- Para fomentar o estudo e as discussões, inicialmente será elaborado, pelos
professores pesquisadores, formadores e organizadores do curso material
instrucional com indicações de leituras para aprofundamento e ao final do curso,
será produzido registro teórico-prático
Seminários online;
- Vídeo-aulas;
- Aulas síncronas e assíncronas;
- Slides e vídeos informativos, postados na plataforma;
- Material instrucional com os aportes teóricos desenvolvidos nos módulos;
- Materiais complementares para ampliação e aprofundamento teórico das
disciplinas;
- Resolução de problemas a partir de simulações do real;
- Investigação/reflexão por meio da criação, aplicação e análise de instrumentos
de coleta de dados;
- Realização de atividades de investigação e de ação nas escolas de atuação dos
cursistas;
- Encontros e debates propostos através de chat e salas de bate-papo;
- Postagem de tarefas para realização à distância;
- Estudo de textos, elaboração de resenhas e postagem de resumos críticos; e,Tutoria virtual.
- Para fomentar o estudo e as discussões, inicialmente será elaborado, pelos
professores pesquisadores, formadores e organizadores do curso material
instrucional com indicações de leituras para aprofundamento e ao final do curso,
será produzido registro teórico-prático
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se que a formação qualifique as práticas dos 650 professores cursistas e, em consonância, os atendimentos especializados.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
Débora Luiza Schuck Jacks | |||
MAXIMIRA ROCKEMBACK DA PORCIUNCULA | |||
MURILLO MAGNO THUMLERT | |||
RITA DE CASSIA MOREM COSSIO RODRIGUEZ | 2 | ||
VERÔNICA PORTO GAYER | |||
ÂNGELA BRUM SOARES |