Nome do Projeto
Percepção de cores de pessoas com cegueira congênita ou adquirida na primeira infância
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
08/08/2022 - 31/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
Este projeto parte do princípio de que o mundo em que vivemos é essencialmente visual, ainda que tenhamos diferentes formas de percebê-lo. A partir dessa afirmação, é possível entender que as pessoas que nasceram cegas ou adquiriram a cegueira, por diferentes motivos, durante a primeira infância, período em que a criança desenvolve suas capacidades intelectuais e perceptivas do mundo, apresenta desvantagens, em relação às pessoas normovisuais. A partir do que foi exposto, este projeto pretende vislumbrar e entender como as pessoas cegas percebem e compreendem o universo das cores, para aplicar seus conhecimentos no dia-a-dia. Já há muitos estudos sobre as formas de "enxergar" perceptivamente as cores pelos cegos, porém, este estudo pretende apresentar uma nova perspectiva, considerando estes estudos como suporte para uma investigação mais abrangente, que envolva cegos de diferentes países e se aproxime ainda mais da rotina dos indivíduos com restrição do sentido da visão. Uma aproximação como a que propomos neste projeto, pode contribuir para melhorar a acessibilidade em produções de audiodescrições e também fomentar a elaboração de novas técnicas e instrumentos que facilitem a percepção de cores em pessoas cegas nos diferentes produtos visuais existentes.

Objetivo Geral

Estudar os parâmetros utilizados pelas pessoas cegas para perceber mentalmente as diferentes cores e elencar esses padrões, de modo a constituir um inventário de padrões de identificação de cores e, assim, facilitar o trabalho de audiodescritores e produtores de materiais didáticos.

Justificativa

O mundo dos cegos, apesar do impulso da prática de audiodescrição e do desenvolvimento de diferentes técnicas e recursos de acessibilidade visual, ainda carece de mais estudos para o acesso a cores em produtos visuais como: produtos artísticos, utensílios, materiais informativos e outros tantos, que a audiodescrição não satisfaz completamente a necessidade da pessoa cega.

Considera-se, aqui, que um estudo mais aprofundado e mais substancial sobre como o cego percebe as cores e o que ainda é necessário para que ele tenha uma assimilação mais ampla desse elemento tão importante que, com muita frequência, é fundamental para a compreensão dos objetos nos ambientes, é de grande importância.

A partir do exposto, pode-se afirmar que um inventário de padrões de percepção de cores em pessoas cegas pode contribuir de forma significativa para a otimização dos trabalhos de audiodescritores e produtores de materiais didáticos para cegos.


Metodologia

A pesquisa buscará elementos intrínsecos da vida cotidiana das pessoas cegas, através de:

- Estudos bibliográficos de diferentes fontes e áreas de conhecimento sobre percepção de cores em pessoas cegas.
- Elaboração de uma rede internacional de colaboração entre pesquisadores, docentes, pessoas cegas, familiares de pessoas cegas, etc. para coleta de informações e dados.
- Coleta de dados sobre aplicações pedagógicas para percepção de cores, no ensino de pessoas cegas.
- Estudo sobre uso de recursos pedagógicos para percepção de cores por pessoas cegas.
- Levantamento de dados através de entrevistas e de técnicas de aplicação de questionários com pessoas cegas e com pessoas envolvidas em trabalhos com cegos.
- Produção de um inventário para a criação de um banco de dados que poderá ser disponibilizado para pesquisadores, estudiosos e outras pessoas com interesse em desenvolver recursos de acessibilidade para cegos.

Indicadores, Metas e Resultados

O marco deste trabalho é o entendimento de como a pessoa com cegueira congênita ou adquirida na primeira infância utiliza seu potencial cognitivo para identificar cores.
O que se aspira com esta pesquisa é que, ao se construir e oferecer um inventário com os resultados obtidos dos padrões perceptivos de cores em pessoas cegas, este produto possa ser considerado uma importante fonte de conhecimento para a melhoria dos trabalhos de audiodescritores e produtores de materiais didáticos para cegos.

Indicadores:
- Favorecimento da acessibilidade para pessoas com cegueira congênita ou adquirida na primeira infância.
- Oferta de um banco de dados de livre acesso a pesquisadores, estudiosos e tradutores da área de audiodescrição.
- Ampliação do conhecimento sobre percepção de cores de pessoas cegas por profissionais e pesquisadores da área.
- Fomento à produção de novos recursos de acessibilidade visual.
- Novas informações para produções bibliográficas sobre o tema abordado.
- Continuidade dos estudos e aplicações práticas após término deste projeto.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
Joris Bianca da Silva
Lúcia Badia Maciel
MARINA DIAS DOS SANTOS
MARISA HELENA DEGASPERI8
MIRIAM ELISABETE FERREIRA DE LIMA

Página gerada em 20/04/2024 08:16:08 (consulta levou 0.142576s)