Nome do Projeto
Visualidades Tecidas pelos Corpos Poéticos na Contemporaneidade
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
03/06/2022 - 01/09/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
Este projeto de pesquisa aborda a interdisciplinaridade entre artes visuais, dança, música, teatro, audiovisual e performance em relação à produção de conhecimento e o processo de ensino e aprendizagem da arte na contemporaneidade. A pesquisa designa um corpo poético em um diálogo em torno dos eixos temáticos: corpo, espaço e visualidades. Para isso, exige que o pesquisador e o campo de pesquisa encontrem-se, dissolvam-se, produzindo o material de pesquisa e não coletando, apenas. Não se pretende validar ou reprovar determinada situação e sim atentar para o que se sucede, tirando partido de tudo aquilo que causa experiência ao pesquisador de arte.

Objetivo Geral

Este estudo objetiva investigar como ocorre o processo de construção dos corpos poéticos, em diálogo com o movimento artístico contemporâneo. Nesse sentido, busca-se:
- Problematizar a condição de corpo em sua relação com o espaço, refletindo sobre os diferentes condicionantes que orientam a co-dependência sujeito-ambiente;
- Contextualizar os matizes artísticos de dança, teatro, artes visuais, música e performance, percebendo as relações destes entre si e com os diferentes tipos de ambiente;
- Desenvolver um estudo acerca dos principais fundamentos das linguagens visuais, mediante explorações teórico-práticas;
- Proporcionar e estimular a apreciação estética dos artefatos artísticos observados sob a perspectiva das múltiplas visualidades.

Justificativa

Dentre os questionamentos imbricados na proposta de pesquisa, configura-se como principal: como acontece a construção do corpo poético em diferentes contextos e como estes ressignificam e reinventam os espaços?
A partir desta questão e reflexão, acredita-se na criação de um entrelaçamento de saberes na tentativa de ampliar as possibilidades de produzir e pesquisar o universo que engloba o conhecimento em arte.

Metodologia

Ao pensar o corpo poético de forma mais ampla, a pesquisa ocorre nos âmbitos reflexivo e empírico e propõe a discussão das relações entre saberes das diferentes linguagens artísticas, teóricas e práticas.
Desse modo, o projeto tem cunho qualitativo e tratará de realizar em primeira instância uma pesquisa bibliográfica, envolvendo os estudos de Arnheim (1980), Agamben (2009) no campo da arte contemporânea. Para manter diálogo com esses autores, tem-se por base o pensamento de Cohen
(2002), Miranda (2008), Perec (1974) e Ostrower (2005) que realizam uma articulação entre os diferentes campos de conhecimento em arte, para a criação de uma rede teórico-prática que atinja a produção artística interdisciplinar.
A metodologia está pautada em três eixos:
- Análise e reflexão teórica;
- Atenção e registro do processo (diário);
- Experimentação e produção artística.
As ações terão caráter teórico-prático, com a participação de professores, alunos e demais interessados das diferentes linguagens de artes, arquitetura, que irão propor atividades em encontros isolados e conjuntos. Além disso, terá espaço para reflexões em grupo (com suporte teórico) sobre as experiências realizadas.

Indicadores, Metas e Resultados

Acredita-se que a área das artes carece de pesquisas voltadas e pautadas nas experimentações práticas. Levando em consideração a necessidade de desenvolver habilidades técnicas e criativas para a elaboração de projetos de produção artística valendo-se do diálogo permanente das diferentes linguagens. Considera-se que os resultados obtidos através do desenvolvimento da pesquisa poderão ter impacto cultural, uma vez que os espaços experimentam um movimento em prol da ressignificação ou reinvenção, afetando mais pessoas e apontando a formação de público para a apreciação estética.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CARMEN ANITA HOFFMANN2
JOÃO VITOR DA COSTA REIS
LAURA RODRIGUES DA CONCEICAO SOUZA
REBECA DA CUNHA RECUERO1

Página gerada em 18/04/2024 19:18:37 (consulta levou 0.138361s)