Nome do Projeto
ANÁLISE DA ESTRUTURA E DA DINÂMICA DO SETOR DE COMÉRCIO E SERVIÇOS: VARIÁVEIS E INDICADORES PARA ESTUDO COMPARADO
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
13/06/2022 - 22/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O tema deste projeto de pesquisa está inserido na área da Geografia do Comércio e do Consumo. A problematização da pesquisa se volta para o entendimento da organização e da dinâmica dos estabelecimentos de comércio e de serviços. O que se pretende é organizar uma metodologia de estudo comparado utilizando variáveis e indicadores produzidos por instituições e organismos que analisam o setor do comércio e de serviços. Com isso,se tornará possível entender a estrutura e a dinâmica das distintas cidades do Brasil, compreendendo a lógica que preside tal organização bem como as diferenças existentes entre elas.

Objetivo Geral

Analisar variáveis e indicadores utilizados em pesquisas institucionais sobre comércio e serviços a fim de identificar aquelas que possibilitam um estudo comparado entre diversos municípios brasileiros.
Selecionar variáveis e indicadores para uso na escala municipal.

Justificativa

O estudo se justifica do ponto de vista acadêmico diante de dificuldade existente atualmente em estabelecer uma comparação com base em categorias de análise que possam ser comparadas em diversos municípios do Brasil. Os dados existentes não costumam ser desagregados em nível municipal, impossibilitando analisar comparativamente a organização do setor terciário, principalmente o que diz respeito a sua composição, estrutura e dinâmica. A existência de uma metodologia dessa natureza permitirá ver em que medida os processos ocorrentes em diferentes lugares podem possuir a mesma lógica de explicação e compreensão da realidade ou em que medida são diferentes.
Do ponto de vista social a pesquisa se justifica face a possibilidade de analisar em conjunto um setor importante da economia, permitindo assim entender a realidade socioeconômica e estabelecer políticas de planejamento para o setor.

Metodologia

Pretende-se identificar as principais variáveis e indicadores utilizadas pelos institutos de pesquisa e organizações da área. Serão analisadas as publicações feitas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a partir dos estudos consagrados no Atlas Nacional de Comércio e Serviços (IBGE, 2013) e nas Pesquisa Mensal de Comércio, Pesquisa Mensal de Serviços, Pesquisa Anual de Comércio e outras disponibilizadas pelo Sistema IBGE de Recuperação Automática (SIDRA) e IBGE Cidades@. Também serão analisadas publicações analíticas e estatísticas disponibilizadas pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) e, ainda em outros organismos de representação de lojistas e comerciários. Com isso se pretende selecionar entre as variáveis e indicadores estudados aquelas que possuam potencial para estudo comparado em nível municipal, ou seja, cujos dados possam ser desagregados no nível do município permitindo a comparação entre diferentes municípios. Finalmente, se pretende definir uma metodologia de estudo comparado utilizando variáveis e indicadores selecionados, que permita a análise de distintos municípios brasileiros.

Indicadores, Metas e Resultados

Os indicadores será demonstrado pela aplicabilidade das variáveis e índices selecionados. A ´meta da pesquisa é encontrar variáveis e indicadores que permitam a análise da situação da organização e dinâmica dos setor terciário no nível municipal. Como resultados esperados se vislumbra a publicação de comunicação para o II Encontro Nacional da Rede de Estudos Geográficos sobre Comércio e Consumo. Também resumo completo a ser apresentado no XVIII Seminário de Estudos Regionais e Urbanos. Tmabém será realizado trabalho para o VIII Encontro Internacional Internacional Cidade, Comércio e Consumo.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
Ana Carolina Bilhalva Drehmer
DIONE DUTRA LIHTNOV
GIOVANA MENDES DE OLIVEIRA4
LEONARDO FARIAS PÔRTO
ROBINSON SANTOS PINHEIRO4
SIDNEY GONÇALVES VIEIRA2
TIARAJU SALINI DUARTE4

Página gerada em 24/04/2024 23:23:10 (consulta levou 0.156848s)