Nome do Projeto
Programa de Educação Tutorial - PET Odontologia
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/08/2022 - 31/07/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
O Programa de Educação Tutorial – PET se constitui em grupos organizados a partir de cursos de graduação das instituições de ensino superior do país – IES, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
O Programa de Educação Tutorial foi criado em 1979 e esteve, durante 20 (vinte) anos, sob o acompanhamento e avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, passando a ser vinculado à Secretaria de Educação Superior – SESu/MEC em 2000.
No Brasil, o Programa de Educação Tutorial se estabelece como elemento-chave na consolidação do ambiente colaborativo da cultura escolar, no qual seu efeito multiplicador extrapola a escola, alcançando o contexto socioambiental. O valor agregado dos grupos PETs propicia abordagens alternativas na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
O programa busca propiciar aos estudantes, sob a orientação de um professor-tutor, condições para a realização de atividades extracurriculares que complementem a sua formação acadêmica, procurando atender mais plenamente às necessidades do próprio curso de graduação e/ou ampliar e aprofundar os objetivos e os conteúdos programáticos que integram sua grade curricular, associando ensino, pesquisa e extensão.
Na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) os primeiros grupos foram criados em 1991. Durante esses mais de 30 anos, a UFPel contou com a participação de mais de 1200 petianos, nos mais diversos cursos de graduação da UFPel.
Objetivo Geral
Promover a formação ampla e de qualidade acadêmica dos alunos de graduação envolvidos direta ou indiretamente com o programa, estimulando a fixação de valores que reforcem a cidadania e a consciência social de todos os participantes e a melhoria dos cursos de graduação.
Justificativa
A constituição de um grupo de alunos vinculado a um curso de graduação ou a uma temática específica para desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão sob a orientação de um professor tutor visa oportunizar aos estudantes participantes a possibilidade de ampliar a gama de experiência em sua formação acadêmica e cidadã. Assim, o Programa de Educação Tutorial objetiva complementar a perspectiva convencional de educação escolar baseada, em geral, em um conjunto qualitativamente limitado de constituintes curriculares.
Metodologia
Um grupo tutorial se caracteriza pela presença de um tutor com a missão de estimular a aprendizagem ativa dos seus membros, através de vivência, reflexões e discussões, num clima de informalidade e cooperação. O método tutorial permite o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas e pensamento crítico entre os bolsistas, em contraste com o ensino centrado principalmente na memorização passiva de fatos e informações, e oportuniza aos estudantes tornarem-se cada vez mais independentes em relação à administração de suas necessidades de aprendizagem.
Indicadores, Metas e Resultados
O PET, ao desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão, de maneira articulada, permite uma formação global, tanto do aluno bolsista quanto dos demais alunos do curso, proporcionando-lhes uma compreensão mais integral do que ocorre consigo mesmo e no mundo. Ao mesmo tempo a multiplicidade de experiências contribui para reduzir os riscos de uma especialização precoce.
A ação em grupo e a dedicação ao curso permitem desenvolver a capacidade de trabalho em equipe, facilitar a compreensão das características e dinâmicas individuais, bem como a percepção da responsabilidade coletiva e do compromisso social. A inserção do grupo dentro do curso permite que estas capacidades se disseminem para os alunos do curso em geral, modificando e ampliando a perspectiva educacional de toda a comunidade.
O PET é um programa de longo prazo que visa realizar, dentro da universidade brasileira, o modelo de indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão. Assim, além de um incentivo à melhoria da graduação, o PET pretende estimular a criação de um modelo pedagógico para a universidade, de acordo com os princípios estabelecidos na Constituição Brasileira e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).
A ação em grupo e a dedicação ao curso permitem desenvolver a capacidade de trabalho em equipe, facilitar a compreensão das características e dinâmicas individuais, bem como a percepção da responsabilidade coletiva e do compromisso social. A inserção do grupo dentro do curso permite que estas capacidades se disseminem para os alunos do curso em geral, modificando e ampliando a perspectiva educacional de toda a comunidade.
O PET é um programa de longo prazo que visa realizar, dentro da universidade brasileira, o modelo de indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão. Assim, além de um incentivo à melhoria da graduação, o PET pretende estimular a criação de um modelo pedagógico para a universidade, de acordo com os princípios estabelecidos na Constituição Brasileira e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).
Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
|---|---|---|---|
| ALICE E SOUZA HENRIQUES | |||
| ANA CAROLINA HEUSNER | |||
| ANALICE FARIAS DUQUIA MACHADO | |||
| ANDERSON DE OLIVEIRA FICKEL | |||
| ANDERSON ROTUNDO PEREZ | |||
| ANDREI COELHO FETTER | |||
| ANDRESSA TEIXEIRA SELL | |||
| ARIELA DE LIMA HERREIRA AIRES | |||
| ARTHUR PRETTO MALDANER | |||
| BARBARA CANUTO SAMPAIO | |||
| BARBARA ESCOBAR FLORES | |||
| BARBARA MARTINS FARINHA | |||
| BRUNA RAMOS MACHADO DOS SANTOS | |||
| BRUNA ZEMBRUSKI GOMES | |||
| BRUNO MARTINS DA SILVA | |||
| CAMILA ERNA ZANELA | |||
| CAMILA OLIVEIRA DE OLIVEIRA | |||
| CARLA JULIANE VEGNER | |||
| CARLA PIRES TAVARES | 1 | ||
| CESAR DALMOLIN BERGOLI | 3 | ||
| CHRISTIAN FERREIRA MACKEDANZ | 1 | ||
| CLARICE SCHWAMBACH BARCELOS | |||
| DAIANE JACOBSEN RACKOW | |||
| DIOVANA FONSECA FERREIRA | |||
| DIULI PEREIRA VAZ | |||
| DYULIA GAUTERIO DE LEMOS | |||
| EDUARDA CAVALHEIRO DA SILVA | |||
| EDUARDA FOLHA FEDRIZZI | |||
| EDUARDA RIBEIRO FONSECA | |||
| EDUARDA VENZKE VIEIRA DA CUNHA | |||
| EDUARDO DA SILVA MARCELLO | |||
| EDUARDO TROTA CHAVES | |||
| EMANUELLE DE BRITO VERCELINO | |||
| EMELY REGINA FILA | |||
| ESTELA DE SOUSA WALTZER | |||
| ESTHER SOARES GOMES | |||
| FABIANA COPPE | |||
| FELIPE AUGUSTO KRAVCHENKO CARDOSO | |||
| FELIPE DE OLIVEIRA CREMA | |||
| FERNANDA TUERLINCKX DA SILVA BRUNO CORREA | |||
| FERNANDA ZANCHETTA PERON | |||
| FRANCHESCA VALENTINA RUIZ CAMPOS | |||
| FRANCIELLI FERNANDEZ GARCIA | |||
| GABRIELA DA SILVA BITTENCOURT DA CRUZ | |||
| GIOVANNA OLIVEIRA DE MATTOS LEON | |||
| GUILHERME BRITO QUEIROZ DA SILVA | |||
| GUILHERME DE OLIVEIRA CREMA | |||
| GUSTAVO BIERHALS TESSMANN | |||
| HECHYLLEN XAVIER SARAIVA | |||
| HERLYTA DAIARA MARQUES DOS SANTOS | |||
| HUMBERTO ALEXANDER BACA JUAREZ | |||
| IKARO MACIEL CARRETTS | |||
| ISABELLE PENELUC ROCHA | |||
| ISADORA GAYER BORRAZ | |||
| IZADORA WRUCH CARDOSO | |||
| JADE HONNICKE DUARTE | |||
| JADER LUIZ PETTER TESSMER FILHO | |||
| JAQUELINE BARBIERI MACHADO | |||
| JASMINY AGUIRRE XAVIER | |||
| JESSICA DE VARGAS BOSENBECKER | |||
| JOAO GABRIEL MUNHOZ PEREIRA | |||
| JOAO PEDRO PORCIUNCULA OLIVEIRA | |||
| JORDANA DE PAULA DA SILVA | |||
| JORDANA DOS SANTOS DUARTE | |||
| JOSIANE DIAS PINZ | |||
| JOSUE MARTOS | |||
| JULIA SILVEIRA LONGARAY | |||
| JULIANA DOSSO | |||
| JULIANA JESKE LEITZKE | |||
| JULIANA LUONGO PELUFO | |||
| JÚLIA FREIRE DANIGNO | |||
| JÚLIA PEREIRA DA COSTA | |||
| LAHY TOILLIER DE QUADROS | |||
| LARISSA MESQUITA DE ALMEIDA | |||
| LARISSA WULFF OLIVEIRA | |||
| LAURA AZAMBUJA FERNANDES | |||
| LAURA SENNA DIAS | |||
| LEONARDO SOUZA PERCHIN | |||
| LETICIA DA SILVA RIOS | |||
| LETICIA MARAN SANSÃO | |||
| LETICIA NUNES FRANCO | |||
| LUANA CRISTINA BRASSOLOTO | |||
| LUCAS GEHRKE ALVES | |||
| LUISA LINK BIANCHI | |||
| LUIZ CARLOS SPECHET PRADO | |||
| LUIZ EDUARDO HANSEN DA SILVEIRA | |||
| LUIZA CENTENO NALERIO | |||
| LUIZA COSTA DA SILVEIRA PINHEIRO | |||
| MARCELLA GONCALVES BORBA | |||
| MARIA EDUARDA ARMINDO DE SOUZA | |||
| MARIA EDUARDA INDA GOMES | |||
| MARIA EDUARDA PERES SCHMALFUSS | |||
| MARIA LUIZA PRIETSCH DOS SANTOS | |||
| MARIA MANOELA DE MOURA RUAS | |||
| MARIANA AMARAL DO AMARAL | |||
| MARIANA SORIA LOPES | |||
| MATEUS BERTOLINI FERNANDES DOS SANTOS | 18 | ||
| MATEUS TAVARES LUDTKE | |||
| MATHEUS BARRETO MULLER | |||
| MICHELE NEUMANN | |||
| MILEICA CRISTIANE BOBSIN DA SILVA | |||
| MURILO TEIXEIRA MARTINS | |||
| NATALI PEREIRA CASSAIS | |||
| NATALIA COLLARES EBERT HAMM | |||
| NATALIA MARCUMINI POLA | 1 | ||
| NATHALIA MACHADO LINS BRUM | |||
| NATHALIA PEREIRA DA SILVA PORTO | |||
| OCTAVIO MONTEIRO PRIOTTO | |||
| OTACILIO LUIZ CHAGAS JUNIOR | 4 | ||
| OTAVIO BORGES MADRUGA DE LIMA | |||
| PAULA JESKE DA FONSECA | |||
| PEDRO AFONSO MACHADO NUNES | |||
| PEDRO BRUM DE ARMAS | |||
| RAFAEL SARKIS ONOFRE | |||
| RAFAELA DIAS COUTINHO | |||
| RAFAELA NUNES RUSSO | |||
| RAFAELA PINTO BRAGA | |||
| RHAEL RODRIGUES PIRES | |||
| SABRINA VALERIO MARQUES | |||
| SAMARY DA SILVA GASSEN | |||
| SOFIA MUROWANIECKI VIEIRA | |||
| STELLA PARADA SANTOS GALLO CORRÊA | |||
| TAYNARA MADEIRA DIAS | |||
| THALIA ROSA DO NASCIMENTO | |||
| THOMAS POLVORA RODRIGUES DOS SANTOS | |||
| Tainá Belarmino | |||
| VICTOR CARVALHO MORAES | |||
| VICTORIA JULIAN FERREIRA LIMA | |||
| VITOR JAKUBOWSKI ZORATTO | |||
| VITORIA ZIMMER LINCK | |||
| WELLINGTON LUIZ DE OLIVEIRA DA ROSA | 2 | ||
| YASMIN GERMER DE PINHO | |||
| YASMIN PENELUC ROCHA | |||
| YASMIN RODRIGUES DE AGUIAR | |||
| ÂNDREA PIRES DANERIS |