Nome do Projeto
Programa de Educação Tutorial - PET Odontologia
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/08/2022 - 31/07/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
O Programa de Educação Tutorial – PET se constitui em grupos organizados a partir de cursos de graduação das instituições de ensino superior do país – IES, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
O Programa de Educação Tutorial foi criado em 1979 e esteve, durante 20 (vinte) anos, sob o acompanhamento e avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, passando a ser vinculado à Secretaria de Educação Superior – SESu/MEC em 2000.
No Brasil, o Programa de Educação Tutorial se estabelece como elemento-chave na consolidação do ambiente colaborativo da cultura escolar, no qual seu efeito multiplicador extrapola a escola, alcançando o contexto socioambiental. O valor agregado dos grupos PETs propicia abordagens alternativas na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
O programa busca propiciar aos estudantes, sob a orientação de um professor-tutor, condições para a realização de atividades extracurriculares que complementem a sua formação acadêmica, procurando atender mais plenamente às necessidades do próprio curso de graduação e/ou ampliar e aprofundar os objetivos e os conteúdos programáticos que integram sua grade curricular, associando ensino, pesquisa e extensão.
Na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) os primeiros grupos foram criados em 1991. Durante esses mais de 30 anos, a UFPel contou com a participação de mais de 1200 petianos, nos mais diversos cursos de graduação da UFPel.
Objetivo Geral
Promover a formação ampla e de qualidade acadêmica dos alunos de graduação envolvidos direta ou indiretamente com o programa, estimulando a fixação de valores que reforcem a cidadania e a consciência social de todos os participantes e a melhoria dos cursos de graduação.
Justificativa
A constituição de um grupo de alunos vinculado a um curso de graduação ou a uma temática específica para desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão sob a orientação de um professor tutor visa oportunizar aos estudantes participantes a possibilidade de ampliar a gama de experiência em sua formação acadêmica e cidadã. Assim, o Programa de Educação Tutorial objetiva complementar a perspectiva convencional de educação escolar baseada, em geral, em um conjunto qualitativamente limitado de constituintes curriculares.
Metodologia
Um grupo tutorial se caracteriza pela presença de um tutor com a missão de estimular a aprendizagem ativa dos seus membros, através de vivência, reflexões e discussões, num clima de informalidade e cooperação. O método tutorial permite o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas e pensamento crítico entre os bolsistas, em contraste com o ensino centrado principalmente na memorização passiva de fatos e informações, e oportuniza aos estudantes tornarem-se cada vez mais independentes em relação à administração de suas necessidades de aprendizagem.
Indicadores, Metas e Resultados
O PET, ao desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão, de maneira articulada, permite uma formação global, tanto do aluno bolsista quanto dos demais alunos do curso, proporcionando-lhes uma compreensão mais integral do que ocorre consigo mesmo e no mundo. Ao mesmo tempo a multiplicidade de experiências contribui para reduzir os riscos de uma especialização precoce.
A ação em grupo e a dedicação ao curso permitem desenvolver a capacidade de trabalho em equipe, facilitar a compreensão das características e dinâmicas individuais, bem como a percepção da responsabilidade coletiva e do compromisso social. A inserção do grupo dentro do curso permite que estas capacidades se disseminem para os alunos do curso em geral, modificando e ampliando a perspectiva educacional de toda a comunidade.
O PET é um programa de longo prazo que visa realizar, dentro da universidade brasileira, o modelo de indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão. Assim, além de um incentivo à melhoria da graduação, o PET pretende estimular a criação de um modelo pedagógico para a universidade, de acordo com os princípios estabelecidos na Constituição Brasileira e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).
A ação em grupo e a dedicação ao curso permitem desenvolver a capacidade de trabalho em equipe, facilitar a compreensão das características e dinâmicas individuais, bem como a percepção da responsabilidade coletiva e do compromisso social. A inserção do grupo dentro do curso permite que estas capacidades se disseminem para os alunos do curso em geral, modificando e ampliando a perspectiva educacional de toda a comunidade.
O PET é um programa de longo prazo que visa realizar, dentro da universidade brasileira, o modelo de indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão. Assim, além de um incentivo à melhoria da graduação, o PET pretende estimular a criação de um modelo pedagógico para a universidade, de acordo com os princípios estabelecidos na Constituição Brasileira e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALICE E SOUZA HENRIQUES | |||
ANA CAROLINA HEUSNER | |||
ANALICE FARIAS DUQUIA MACHADO | |||
ANDERSON DE OLIVEIRA FICKEL | |||
ANDERSON ROTUNDO PEREZ | |||
ANDREI COELHO FETTER | |||
ARIELA DE LIMA HERREIRA AIRES | |||
ARTHUR PRETTO MALDANER | |||
BARBARA CANUTO SAMPAIO | |||
BRUNA RAMOS MACHADO DOS SANTOS | |||
BRUNA ZEMBRUSKI GOMES | |||
CAMILA ERNA ZANELA | |||
CAMILA OLIVEIRA DE OLIVEIRA | |||
CARLA JULIANE VEGNER | |||
CARLA PIRES TAVARES | 1 | ||
CESAR DALMOLIN BERGOLI | 3 | ||
CHRISTIAN FERREIRA MACKEDANZ | 1 | ||
CLARICE SCHWAMBACH BARCELOS | |||
DAIANE JACOBSEN RACKOW | |||
DIULI PEREIRA VAZ | |||
DYULIA GAUTERIO DE LEMOS | |||
EDUARDA FOLHA FEDRIZZI | |||
EDUARDA RIBEIRO FONSECA | |||
EDUARDA VENZKE VIEIRA DA CUNHA | |||
EDUARDO TROTA CHAVES | |||
EMELY REGINA FILA | |||
ESTHER SOARES GOMES | |||
FABIANA COPPE | |||
FELIPE AUGUSTO KRAVCHENKO CARDOSO | |||
FERNANDA ZANCHETTA PERON | |||
FRANCIELLI FERNANDEZ GARCIA | |||
GUILHERME BRITO QUEIROZ DA SILVA | |||
HECHYLLEN XAVIER SARAIVA | |||
IKARO MACIEL CARRETTS | |||
IZADORA WRUCH CARDOSO | |||
JADE HONNICKE DUARTE | |||
JADER LUIZ PETTER TESSMER FILHO | |||
JAQUELINE BARBIERI MACHADO | |||
JASMINY AGUIRRE XAVIER | |||
JESSICA DE VARGAS BOSENBECKER | |||
JOAO GABRIEL MUNHOZ PEREIRA | |||
JOAO PEDRO PORCIUNCULA OLIVEIRA | |||
JORDANA DOS SANTOS DUARTE | |||
JOSIANE DIAS PINZ | |||
JOSUE MARTOS | 1 | ||
JULIA PEREIRA DA COSTA | |||
JULIANA DOSSO | |||
JULIANA JESKE LEITZKE | |||
JÚLIA FREIRE DANIGNO | |||
LAHY TOILLIER DE QUADROS | |||
LAURA AZAMBUJA FERNANDES | |||
LAURA SENNA DIAS | |||
LETICIA MARAN SANSAO | |||
LETICIA NUNES FRANCO | |||
LUCAS GEHRKE ALVES | |||
LUIZ CARLOS SPECHET PRADO | |||
MARIA EDUARDA ARMINDO DE SOUZA | |||
MARIA EDUARDA PERES SCHMALFUSS | |||
MARIA LUIZA PRIETSCH DOS SANTOS | |||
MATEUS BERTOLINI FERNANDES DOS SANTOS | 10 | ||
MATEUS TAVARES LUDTKE | |||
MICHELE NEUMANN | |||
MILEICA CRISTIANE BOBSIN DA SILVA | |||
MURILO TEIXEIRA MARTINS | |||
NATALIA COLLARES EBERT HAMM | |||
NATHALIA MACHADO LINS BRUM | |||
NATHALIA PEREIRA DA SILVA PORTO | |||
OCTAVIO MONTEIRO PRIOTTO | |||
OTAVIO BORGES MADRUGA DE LIMA | |||
PAULA JESKE DA FONSECA | |||
PEDRO AFONSO MACHADO NUNES | |||
RAFAEL SARKIS ONOFRE | |||
RAFAELA PINTO BRAGA | |||
RHAEL RODRIGUES PIRES | |||
SABRINA VALERIO MARQUES | |||
SAMARY DA SILVA GASSEN | |||
Tainá Belarmino | |||
VICTOR CARVALHO MORAES | |||
VICTORIA JULIAN FERREIRA LIMA | |||
VITOR JAKUBOWSKI ZORATTO | |||
VITORIA ZIMMER LINCK | |||
WELLINGTON LUIZ DE OLIVEIRA DA ROSA | 2 | ||
YASMIN GERMER DE PINHO | |||
YASMIN PENELUC ROCHA | |||
YASMIN RODRIGUES DE AGUIAR | |||
ÂNDREA PIRES DANERIS |