Nome do Projeto
Omixdata: difusão de conhecimentos de biotecnologia, bioinformática e aprendizagem de máquina através de redes sociais e plataforma de microblogging e blogging
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/08/2022 - 31/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Tecnologia e Produção / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
A biotecnologia consiste na aplicação de organismos vivos ou seus derivados na produção de produtos, processos e serviços. Com o desenvolvimento da biologia molecular, a aplicação da tecnologia do DNA recombinante permitiu à biotecnologia desenvolver uma ampla gama de produtos (ex: insulina recombinante, vacinas, plantas com maior resistência a doenças, novos fármacos) bem como serviços (ex: testes de diagnóstico molecular) que impactam diretamente e de forma positiva a qualidade de vida da população. Estes avanços foram acelerados com o projeto genoma humano (Human Genome Project, HGP), dentre outros projetos de sequenciamento de DNA em larga escala, que contou também com a necessidade de métodos computacionais para processar e analisar grandes volumes de dados biológicos (bioinformática). Apesar das contribuições que a biotecnologia e a bioinformática vem trazendo para a melhora na qualidade de vida da população, muito do conhecimento referente a estas áreas fica restrito à academia e aos setores especializados da indústria. De fato, mesmo para pesquisadores que estão iniciando nestas áreas, como é o caso da bioinformática, ainda há dificuldade em se encontrar material em linguagem portuguesa que aborde muitos destes temas, sejam estes textos introdutórios ou tutoriais que exemplifiquem determinadas metodologias. O presente projeto visa a produção de material informativo, bem como tutoriais e cursos, sobre biotecnologia, bioinformática e aprendizagem de máquina (tendo em vista sua importância crescente para a bioinformática observada nos últimos anos), com linguagem acessível de modo a promover tanto a divulgação científica para públicos não-especializados, quanto a divulgação de conhecimento para pessoas interessadas nestes tópicos e que tenham interesse em desenvolver pesquisas nestas áreas.

Objetivo Geral

Produzir materiais introdutórios, tutoriais e cursos sobre biotecnologia e bioinformática, bem como aprendizagem de máquina (aplicada no contexto de bioinformática), com linguagem acessível, a ser disponibilizado e divulgado em plataformas de blogging, streaming de video e redes sociais.

Justificativa

Apesar de diversas iniciativas de popularização da ciência e tecnologia já existirem para atender estas e outras áreas do conhecimento, o acesso ao conhecimento sobre biotecnologia e bioinformática ainda é pouco democratizada. Com relação à bioinformática, bem como sua relação com outras áreas da computação, como aprendizagem de máquina, ainda há uma carência de materiais em linguagem portuguesa que ilustrem a aplicação desta área na solução de problemas pertinentes e casos concretos. Deste modo, através da disponibilidade de matérias, tutoriais e cursos, o presente projeto visa atender estas demandas, facilitando assim o acesso a estes conhecimento através de plataformas abertas e com uso de recursos multi-mídia.

Metodologia

Para a publicação de materiais escritos será utilizada a plataforma Medium. Os temas a serem abordados nas postagens serão selecionados semanalmente a partir de uma observação constante das demandas trazidas pelos seguidores dos projeto e do engajamento observado no histórico de postagens. Cada post terá um editor responsável, que deverá disponibilizar aos demais colaboradores do projeto o texto para análises da publicação.

Além todos posts, também serão utilizados vídeos curtos a serem postados nas plataformas Instagram (Reels) e TikTok, com resumos sobre os principais tópicos abordados nos posts.

Cursos serão ministrados a partir das plataformas Zoom e Sympla.

Os textos, quando aplicável, deverão ser acompanhados de vídeos complementares a serem disponibilizados no Youtube e códigos-fonte (no caso de tutoriais) a serem disponibilizados no GitHub. Imagens de capa para postagens no Instagram e "thumbnails" para os videos no YouTube serão produzidos com a ferramenta Canva.

Indicadores, Metas e Resultados

Indicadores:

O engajamento do público será a principal métrica utilizada para avaliar o sucesso de projeto. O engajamento na plataforma Medium será avaliado através do controle das estatísticas de visualizações, leituras completas e curtidas em cada post produzido, bem como na contagem total de de acessos no blog ao longo do andamento do projeto.Já o engajamento nos vídeos disponibilizados no Youtube será avaliado através das curtidas, enquanto que o Facebook e Instagram estas serão avaliadas com base nas curtidas, comentários e seguidores. Além disso, a produtividade do próprio projeto também será avaliada.

Metas:

- Crescimento expressivo nos seguidores nas redes sociais, atingindo-se mais de 1000 no Facebook, Instagram e Youtube.

- Leituras diárias acima de 300 no Medium.

- 1 post no blog novo a cada 2 semanas.

- 1 vídeo no TikTok / Reels por semana.

- 2 cursos de curta duração / semestre.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALESSANDRA NEIS
ALICE NUNES SILVA ITTURRIET
DANIELA PERES MARTINEZ
DANILLO DE OLIVEIRA DELLA SENTA
ELIAS EDUARDO BARBOSA DA ROSA
FREDERICO SCHMITT KREMER4
ISADORA COSENZA VIEIRA DA SILVA
ISADORA LEITZKE GUIDOTTI
JEAN RODRIGUES OLIVEIRA DE SOUSA
João Pedro Gomes Greco
KETHLIN DE QUADROS FERREIRA

Página gerada em 28/03/2024 18:09:26 (consulta levou 0.127371s)