Nome do Projeto
PROJETO DE COLABORAÇÃO TÉCNICA (Integrado na Modalidade Extensão) COMPARTILHANDO SABERES SOBRE EDUCAÇÃO E SAÚDE
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
04/07/2022 - 29/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
A principal causa de morte entre adultos, no Brasil, tem sido causado pelo aumento expressivo do sobrepeso e da obesidade, em todas as faixas etárias, e as doenças crônicas. Ações intersetoriais que impactem positivamente sobre os diversos determinantes da saúde e nutrição são fundamentais para o enfrentamento desse cenário. Ações de Educação Alimentar e Nutricional se fazem necessárias e devem ser realizadas por todos profissionais da saúde. O objetivo desse projeto é estabelecer colaboração técnica entre a Universidade Federal de Pelotas e a Universidade Federal do Paraná, no Setor de Ciências da Saúde da UFPR e no Projeto Escola de Promoção à Saúde do mesmo Setor, para fortalecimento das rotinas de trabalho e aprimoramento da formação dos profissionais da saúde que ali atuam. Trata-se de um projeto de extensão e colaboração técnica, que visa realizar atividades de promoção à saúde no Projeto Escola de Promoção à Saúde da UFPR, bem como, realizar a troca de experiências entre as equipes que atuam nesse local e na UBS Vila Municipal, atendida pela UFPEL. Após cada atividade planejada e desenvolvida, será realizado processo de avaliação, a fim de verificar benefício alcançado para os participantes e o compartilhamento de atividades exitosas. Espera-se com este Projeto, desenvolver ações de promoção à saúde, partilhar experiências entre as equipes e, contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas atendidas, assim como desenvolver possível autonomia em suas escolhas alimentares saudáveis. A partilha de experiência entre as equipes poderá contribuir para melhorar o atendimento de ambas instituições e fomentar a implantação do mesmo Projeto na UFPEL.

Objetivo Geral

Estabelecer colaboração técnica entre a Universidade Federal de Pelotas e a Universidade Federal do Paraná, no Setor de Ciências da Saúde da UFPR e no Projeto Escola de Promoção à Saúde do mesmo Setor, para fortalecimento das rotinas de trabalho e aprimoramento da formação dos profissionais da saúde que ali atuam, bem como, fomentar a implantação do mesmo Projeto na UFPEL.

Justificativa

A colaboração técnica de servidores ocupantes do cargo de Técnicos Administrativos em Educação está prevista no art. 26 da lei 11.091 de 12 de janeiro de 2005, no âmbito das instituições federais de ensino. Em atendimento ao princípio da eficiência na gestão pública, prevista na Constituição Federal de 1988, a colaboração técnica visa contribuir para a melhoria dos resultados e adequação, sempre que necessárias, às normativas internas e externas. Ainda, trata-se de desenvolvimento conjunto de atividades entre as duas instituições justificadas pela necessidade de troca e produção conjunta de conhecimentos relativos ao atendimento em saúde e formação de profissionais da área no âmbito das Instituições Federais de Educação. Além do mais, tais interações por via de Colaboração Técnica são recomendadas para que haja renovação e aprimoramento dos protocolos de atendimento nas unidades de saúde, visando a excelência no atendimento aos usuários, bem como, contribuir para a formação dos profissionais da saúde, buscando a atuação multiprofissional.
A inclusão de práticas de promoção à saúde nos processos de trabalho das equipes dos diversos territórios do país deve ser ampliada para garantir o acesso e a qualidade da rede de serviços de atenção básica à saúde (BRASIL, 2014).
A partilha de experiências entre as equipes de saúde das diferentes IES deve ser estimulada, afim de que as boas práticas de promoção à saúde sejam partilhadas, colaborando na formação dos estudantes e na qualidade do atendimento aos usuários. Sendo assim, trata-se do objetivo desse projeto estabelecer colaboração técnica entre a Universidade Federal de Pelotas e a Universidade Federal do Paraná, no Setor de Ciências da Saúde da UFPR e no Projeto Escola de Promoção à Saúde do mesmo Setor, para fortalecimento das rotinas de trabalho e aprimoramento da formação dos profissionais da saúde que ali atuam.

Metodologia

O presente trata-se de um projeto de extensão e colaboração técnica, que visa realizar atividades de promoção à saúde no Projeto Escola de Promoção à Saúde da UFPR, bem como, realizar a troca de experiências entre as equipes que atuam nesse local e na UBS Vila Municipal, atendida pela UFPEL.
A UBS Vila Municipal conta com uma equipe multidisciplinar (médicos, enfermeiros, assistente social, dentista, nutricionista, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde) e com estagiários de diferentes áreas da saúde. Dessa forma, o trabalho de promoção a saúde é realizado através da interação da equipe e o encaminhamento de pacientes conforme a necessidade apresentada no momento do atendimento.
No Projeto Escola de Promoção à Saúde da UFPR deverão ser desenvolvidos protocolos para atendimento aos usuários, tendo como base a experiência da servidora na UBS Vila Municipal. Da mesma forma, após a implantação dos protocolos na UFPR, os mesmos deverão ser repassados à equipe da UFPEL, para revisão e aprimoramento do processo de trabalho na Instituição.
Conforme necessidade e avaliação da demanda, a formação de equipes multiprofissionais poderá ser estimulada para o atendimento aos usuários. Bem como, a implementação de campo de estágio para outras áreas da saúde no Projeto Escola.
As atividades de educação em saúde desenvolvidas pelas diferentes áreas, terão como foco a promoção da saúde, conforme demandas dos usuários. As diferentes estratégias e formas de abordagem deverão ser compartilhadas entre as equipes das duas Instituições.
A EAN será desenvolvida como fator de formação interdisciplinar e multidisciplinar para os profissionais e estudante que participam do Projeto Escola por meio da capacitação dos mesmos no dia a dia da sua atuação, conforme necessidade demandada pelos usuários frequentadores daquela estrutura de saúde pública.
Tendo como foco a melhoria dos serviços prestados será realizada a avaliação dos atendimentos para buscar melhorias nos procedimentos, bem como, a troca de experiências entre as equipes para enfrentamento das dificuldades que possam surgir.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se com este Projeto, desenvolver ações de promoção à saúde, partilhar experiências entre as equipes e, contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas atendidas, assim como desenvolver possível autonomia em suas escolhas alimentares saudáveis. A partilha de experiência entre as equipes poderá contribuir para melhorar o atendimento de ambas instituições e fomentar a implantação desse Projeto na UFPEL.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
FERNANDA PONS MADRUGA40

Página gerada em 24/04/2024 21:34:57 (consulta levou 0.134232s)