Nome do Projeto
Do laboratório da pesquisa ao laboratório escolar
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
18/07/2022 - 22/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Educação profissional
Resumo
"Do laboratório da pesquisa ao laboratório escolar" é um projeto que visa o processo de integralização da extensão nos cursos de Química (Licenciatura, Bacharelado, Industrial, de Alimentos e Forense) por meio da interação dos quadros profissionais formados nessas cursos com os laboratórios escolares. Reconhecendo a importância da integração da formação universitária com a comunidade, atuar em conjunto com as escolas e suas demandas torna-se ação estratégica para a constituição de condições viáveis para a utilização dos espaços laboratoriais que permitam a boa formação de estudantes e outros sujeitos escolares que, posteriormente, podem potencialmente chegar à universidade e/ou melhor atuar em seu dia a dia a partir de uma formação mais qualificada. Usualmente, os laboratórios das escolas não têm pessoal com formação adequada para organizá-los, sistematizar seus produtos, tratar de seus materiais, etc., caindo toda essa carga de ações sobre a figura dos docentes das escolas. Sendo esse uma das tarefas da formação em química, seja ela a subaérea que for, integrar a formação universitária com as necessidades das escolas por meio de uma parceria entre o projeto, seus integrantes e os docentes das escolas evidencia-se como uma ação extensionistas imprescindível aos cursos e de colaboração da Universidade com a comunidade em geral, e em especial a escolar.
Objetivo Geral
Permitir a utilização, organização, sistematização e manutenção do ponto de vista técnico da formação em química dos laboratórios escolares por meio da parceria entre o projeto, docentes do Ensino Superior, Docentes da Escola e equipe de gestão escolar.
Justificativa
Usualmente, os laboratórios das escolas não têm pessoal com formação adequada para organizá-los, sistematizar seus produtos, tratar de seus materiais, etc. Sendo esse uma das tarefas da formação em química, seja ela a subaérea que for, integrar a formação universitária com as necessidades das escolas evidencia-se como uma ação extensionistas imprescindível aos cursos e de colaboração da Universidade com a comunidade em geral, e em especial a escolar.
Metodologia
O desenvolvimento do projeto se pretende realizar por meio das seguintes etapas, não necessariamente sequenciais, mas articuladas:
1) Estabelecimento de parcerias com as escolas da região de Pelotas e ampliação da equipe de trabalho;
2) Reconhecimento, análise e levantamento das condições dos laboratórios escolares;
3) Levantamento de materiais, potencialidades de uso e fragilidades dos espaços;
4) Organização de protocolos de segurança, de boas práticas, de sistemática de uso e dinâmicas de trabalho;
5) Organização de documentos para estabelecimento de modelos gerais de práticas;
6) Planejamento de usos e destinos de reagentes, resíduos e rejeitos;
7) Organização do espaço físico do laboratório;
8) Criação de sistemas de utilização dos laboratórios;
9) Construção de ações de formação dos sujeitos escolares (docentes, corpo técnico e discentes) sobre manutenção do laboratório, trabalho com reagentes, produtos e rejeitos;
10) Apoio aos docentes durante os processos de uso dos laboratórios;
11) Reuniões periódicas de planejamento e avaliação do andamento do projeto.
1) Estabelecimento de parcerias com as escolas da região de Pelotas e ampliação da equipe de trabalho;
2) Reconhecimento, análise e levantamento das condições dos laboratórios escolares;
3) Levantamento de materiais, potencialidades de uso e fragilidades dos espaços;
4) Organização de protocolos de segurança, de boas práticas, de sistemática de uso e dinâmicas de trabalho;
5) Organização de documentos para estabelecimento de modelos gerais de práticas;
6) Planejamento de usos e destinos de reagentes, resíduos e rejeitos;
7) Organização do espaço físico do laboratório;
8) Criação de sistemas de utilização dos laboratórios;
9) Construção de ações de formação dos sujeitos escolares (docentes, corpo técnico e discentes) sobre manutenção do laboratório, trabalho com reagentes, produtos e rejeitos;
10) Apoio aos docentes durante os processos de uso dos laboratórios;
11) Reuniões periódicas de planejamento e avaliação do andamento do projeto.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se que o projeto contribua, em seus resultados, com o aumento do uso dos laboratórios, incentivando e apoiando docentes ao trabalho laboratorial junto aos discentes.
Como metas e indicadores, tem-se:
Meta: tornar úteis os laboratórios em situação de abandono e desuso.
Indicador: relatórios de levantamento e análise das condições prévias e posteriores ao trabalho.
Meta: aumentar/ter uso dos laboratórios ao longo das aulas de química
Indicador: livro de registro dos docentes e caderno de laboratório dos estudantes de graduação envolvidos na proposta.
Meta: Criar documentos de boas práticas, de segurança, catalogação e organização do laboratório
Indicador: número de documentos criados.
Como metas e indicadores, tem-se:
Meta: tornar úteis os laboratórios em situação de abandono e desuso.
Indicador: relatórios de levantamento e análise das condições prévias e posteriores ao trabalho.
Meta: aumentar/ter uso dos laboratórios ao longo das aulas de química
Indicador: livro de registro dos docentes e caderno de laboratório dos estudantes de graduação envolvidos na proposta.
Meta: Criar documentos de boas práticas, de segurança, catalogação e organização do laboratório
Indicador: número de documentos criados.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALESSANDRO CURY SOARES | 1 | ||
BRUNO DOS SANTOS PASTORIZA | 2 | ||
Camila Corrêa Pereira | |||
DANIEL ENRIQUE DE JESUS SAN JOSE MOYA | |||
DIEGO NASCIMENTO DA COSTA | |||
FABIO ANDRE SANGIOGO | 1 | ||
JENIFFER BATISTA CARVALHO | |||
JOAO PEDRO DA CUNHA MACHADO | |||
JULIANA PORCIUNCULA DA SILVA | |||
Jailson de Sousa Júnior | |||
KARENINA TEIXEIRA DE MENEZES | |||
MATHEUS DE LIMA RUFINO | |||
MICHAEL COSTA DA ROSA | |||
TAINARA VAHL |