Nome do Projeto
Do laboratório da pesquisa ao laboratório escolar
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
18/07/2022 - 22/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Educação profissional
Resumo
"Do laboratório da pesquisa ao laboratório escolar" é um projeto que visa o processo de integralização da extensão nos cursos de Química (Licenciatura, Bacharelado, Industrial, de Alimentos e Forense) por meio da interação dos quadros profissionais formados nessas cursos com os laboratórios escolares. Reconhecendo a importância da integração da formação universitária com a comunidade, atuar em conjunto com as escolas e suas demandas torna-se ação estratégica para a constituição de condições viáveis para a utilização dos espaços laboratoriais que permitam a boa formação de estudantes e outros sujeitos escolares que, posteriormente, podem potencialmente chegar à universidade e/ou melhor atuar em seu dia a dia a partir de uma formação mais qualificada. Usualmente, os laboratórios das escolas não têm pessoal com formação adequada para organizá-los, sistematizar seus produtos, tratar de seus materiais, etc., caindo toda essa carga de ações sobre a figura dos docentes das escolas. Sendo esse uma das tarefas da formação em química, seja ela a subaérea que for, integrar a formação universitária com as necessidades das escolas por meio de uma parceria entre o projeto, seus integrantes e os docentes das escolas evidencia-se como uma ação extensionistas imprescindível aos cursos e de colaboração da Universidade com a comunidade em geral, e em especial a escolar.

Objetivo Geral

Permitir a utilização, organização, sistematização e manutenção do ponto de vista técnico da formação em química dos laboratórios escolares por meio da parceria entre o projeto, docentes do Ensino Superior, Docentes da Escola e equipe de gestão escolar.

Justificativa

Usualmente, os laboratórios das escolas não têm pessoal com formação adequada para organizá-los, sistematizar seus produtos, tratar de seus materiais, etc. Sendo esse uma das tarefas da formação em química, seja ela a subaérea que for, integrar a formação universitária com as necessidades das escolas evidencia-se como uma ação extensionistas imprescindível aos cursos e de colaboração da Universidade com a comunidade em geral, e em especial a escolar.

Metodologia

O desenvolvimento do projeto se pretende realizar por meio das seguintes etapas, não necessariamente sequenciais, mas articuladas:
1) Estabelecimento de parcerias com as escolas da região de Pelotas e ampliação da equipe de trabalho;
2) Reconhecimento, análise e levantamento das condições dos laboratórios escolares;
3) Levantamento de materiais, potencialidades de uso e fragilidades dos espaços;
4) Organização de protocolos de segurança, de boas práticas, de sistemática de uso e dinâmicas de trabalho;
5) Organização de documentos para estabelecimento de modelos gerais de práticas;
6) Planejamento de usos e destinos de reagentes, resíduos e rejeitos;
7) Organização do espaço físico do laboratório;
8) Criação de sistemas de utilização dos laboratórios;
9) Construção de ações de formação dos sujeitos escolares (docentes, corpo técnico e discentes) sobre manutenção do laboratório, trabalho com reagentes, produtos e rejeitos;
10) Apoio aos docentes durante os processos de uso dos laboratórios;
11) Reuniões periódicas de planejamento e avaliação do andamento do projeto.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que o projeto contribua, em seus resultados, com o aumento do uso dos laboratórios, incentivando e apoiando docentes ao trabalho laboratorial junto aos discentes.

Como metas e indicadores, tem-se:
Meta: tornar úteis os laboratórios em situação de abandono e desuso.
Indicador: relatórios de levantamento e análise das condições prévias e posteriores ao trabalho.

Meta: aumentar/ter uso dos laboratórios ao longo das aulas de química
Indicador: livro de registro dos docentes e caderno de laboratório dos estudantes de graduação envolvidos na proposta.

Meta: Criar documentos de boas práticas, de segurança, catalogação e organização do laboratório
Indicador: número de documentos criados.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALESSANDRO CURY SOARES1
BRUNO DOS SANTOS PASTORIZA2
Camila Corrêa Pereira
DANIEL ENRIQUE DE JESUS SAN JOSE MOYA
DIEGO NASCIMENTO DA COSTA
FABIO ANDRE SANGIOGO1
JENIFFER BATISTA CARVALHO
JOAO PEDRO DA CUNHA MACHADO
JULIANA PORCIUNCULA DA SILVA
Jailson de Sousa Júnior
KARENINA TEIXEIRA DE MENEZES
MATHEUS DE LIMA RUFINO
MICHAEL COSTA DA ROSA
TAINARA VAHL

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