Nome do Projeto
SEMANA DO LIVRO E DA BIBLIOTECA DA UFPEL
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/08/2022 - 18/11/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Gestão informacional
Resumo
A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca (SNLB) é um evento instituído por meio do Decreto n° 84.631, de 12/04/1980. Nesse contexto, o Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Pelotas (Sisbi-UFPel) propõe a criação da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca da UFPel, em sua primeira edição, o projeto se direciona ao objetivo de disseminar a informação fidedigna em período que vivenciamos de desinformação, bem como destacar a importância do livro, da biblioteca, do hábito da leitura e dos constructos possíveis deste aparelho educacional, em convergência com seus atores, para a sociedade brasileira. O tema do evento será: ‘Mais que uma biblioteca, uma pluralidade de vivências’.

Objetivo Geral

Disseminar a informação fidedigna neste período de desinformação que assola a sociedade, bem como destacar a importância do livro, da biblioteca, do hábito da leitura e dos constructos possíveis deste aparelho educacional, em convergência com seus atores, para a sociedade brasileira.

Justificativa

As Bibliotecas e os Livros não são nada sem as pessoas e com essa pluralidade de jeitos, sentidos, saberes e olhares é que as ideias, entre os seres humanos, se difundem e a Biblioteca deve ser vista como a ‘espinha dorsal’ da tríade ensino, pesquisa e extensão no escopo da Universidade. O atendimento ao público, o gerenciamento de acervo (físico e digital) e a disseminação da informação são preceitos básicos das Bibliotecas, todavia a importância de demonstrar que os atores integrantes das Bibliotecas fazem mais do que isso, se torna imprescindível neste período de desinformação que estamos vivenciando.
Com isso, se torna relevante, mostrar as potencialidades das Bibliotecas Universitárias, especialmente as integrantes do Sistema de Bibliotecas da UFPel, por meio de capacitações, mediações de conferências e as práticas profissionais e acadêmicas dos integrantes das Bibliotecas da UFPel.

Metodologia

O projeto será desenvolvido por meio de palestras, mesas-redonda, apresentações artísticas (Dança, Teatro, Música), respeitando todos os protocolos e normativas definidas pelo Comitê Covid UFPel, bem como capacitações para toda a comunidade interna e externa à UFPel.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se com este projeto, desenvolver ações de partilhamento de experiências entre comunidade (externa e interna), pesquisadores nacionais e bibliotecários, sob a perspectiva de destacar a importância do livro, da biblioteca, do hábito da leitura e dos constructos possíveis deste aparelho educacional. Após cada atividade planejada e desenvolvida, será realizado o processo de aferição de opiniões dos participantes.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEX SERRANO DE ALMEIDA32
ALINE HERBSTRITH BATISTA16
ELIONARA GIOVANA RECH16
FERNANDA SALVADOR PEREIRA
PATRICIA DE BORBA PEREIRA32

Página gerada em 25/04/2024 05:39:01 (consulta levou 0.388835s)