Nome do Projeto
EFEITOS DE UMA DIETA SEM GLÚTEN E SEM CASEÍNA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
28/06/2022 - 06/03/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um distúrbio mental relacionado ao desenvolvimento neurológico, caracterizado por um desenvolvimento atípico, padrões de ações repetitivas e no comprometimento do comportamento social. Atualmente, há diversos estudos que buscam fatores para mitigar a manifestações de sintomas e características do TEA, sendo a dieta isenta de glúten e caseína um dos mais populares, devido à associação com os sintomas do TEA. Este trabalho objetiva revisar artigos, de forma que seja possível avaliar efeitos de uma dieta sem glúten e sem caseína em crianças e adolescentes com transtorno do espectro do autismo e analisar a influência do glúten e caseína nos sintomas gastrointestinais de crianças e adolescentes com TEA e, verificar a influência da exclusão do glúten e caseína na melhoria do comportamento e seletividade alimentar. Será realizada uma revisão sistemática com artigos encontrados nas bases de dados Scielo, Pubmed e Periódico Capes com os seguintes descritores: Autism Gluten Casein Free. Foram utilizados, para esta revisão, 12 artigos que tratassem da temática estudada.
Palavras-chave: Autism; Gluten; Casein; Free.
Objetivo Geral
Avaliar os efeitos de uma dieta sem glúten e sem caseína quanto aos sintomas gastrointestinais e comportamento de em crianças e adolescentes com TEA.
Justificativa
verifica-se à importância do estudo do efeito de uma dieta sem glúten e sem caseína em crianças e adolescentes, visto que estas proteínas estão relacionadas à sintomatologia de indivíduos com TEA.
Metodologia
Estudo de revisão sistemática da literatura baseada na análise de artigos referentes aos efeitos de uma dieta sem glúten e sem caseína em crianças e adolescentes portadoras do TEA. A revisão bibliográfica será realizada através das bases de dados Scielo, Periódico CAPES e Pubmed. Na busca dos artigos serão utilizados os seguintes descritores: Autism Gluten Casein Free.
A revisão será realizada no período de março de 2022 a junho de 2022, incluindo artigos que retratem a associação entre os efeitos de uma dieta sem glúten e sem caseína em crianças e adolescentes portadoras do TEA publicado nos últimos 10 anos. Serão excluídos estudos não relacionados com o tema e que ultrapassem o limite de 10 anos de publicação.
Após a seleção dos artigos conforme os critérios de inclusão previamente definidos, serão tomados, nessa ordem, os seguintes passos: leitura exploratória; leitura seletiva e escolha do material que se adequa aos objetivos e tema deste estudo; leitura analítica e análise dos textos, finalizando com a realização de leitura interpretativa e redação.
Definiu-se como questão de investigação a estratégia PICO (Participants, Intervention, Comparations, Outcomes). Todos os estudos obtidos a partir dos descritores utilizados serão avaliados pelos títulos e resumos. Nos casos em que estes não forem suficientes para definir sua primeira seleção, irá se buscar a íntegra da publicação. Após a identificação de todos os estudos, procede-se à análise para sua pré-seleção, de acordo com a questão norteadora e os critérios de inclusão previamente definidos. Essa etapa será realizada separadamente por duas revisoras, que irão extrair independentemente os dados. Posteriormente, ocorrerá uma reunião de consenso, com o objetivo de decidir a inclusão e a exclusão dos artigos pré-selecionados. Tal procedimento visará controlar o viés, garantindo maior segurança na seleção. Os revisores não estarão cegos para os nomes dos autores, instituições e jornais de publicação.
A revisão será realizada no período de março de 2022 a junho de 2022, incluindo artigos que retratem a associação entre os efeitos de uma dieta sem glúten e sem caseína em crianças e adolescentes portadoras do TEA publicado nos últimos 10 anos. Serão excluídos estudos não relacionados com o tema e que ultrapassem o limite de 10 anos de publicação.
Após a seleção dos artigos conforme os critérios de inclusão previamente definidos, serão tomados, nessa ordem, os seguintes passos: leitura exploratória; leitura seletiva e escolha do material que se adequa aos objetivos e tema deste estudo; leitura analítica e análise dos textos, finalizando com a realização de leitura interpretativa e redação.
Definiu-se como questão de investigação a estratégia PICO (Participants, Intervention, Comparations, Outcomes). Todos os estudos obtidos a partir dos descritores utilizados serão avaliados pelos títulos e resumos. Nos casos em que estes não forem suficientes para definir sua primeira seleção, irá se buscar a íntegra da publicação. Após a identificação de todos os estudos, procede-se à análise para sua pré-seleção, de acordo com a questão norteadora e os critérios de inclusão previamente definidos. Essa etapa será realizada separadamente por duas revisoras, que irão extrair independentemente os dados. Posteriormente, ocorrerá uma reunião de consenso, com o objetivo de decidir a inclusão e a exclusão dos artigos pré-selecionados. Tal procedimento visará controlar o viés, garantindo maior segurança na seleção. Os revisores não estarão cegos para os nomes dos autores, instituições e jornais de publicação.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se publicar um artigo científico com o resultado do projeto e apresentação no congresso de iniciação científica.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALESSANDRA DOUMID BORGES PRETTO | 2 | ||
EDUARDA DALLMANN LOPES PEREIRA | |||
NADINE COSTA GONÇALVES | |||
NATÁLIA LEITZKE FARIAS | |||
RAFAELA NEUMANN | |||
ROMINA BUFFARINI | 1 |