Nome do Projeto
INFLUÊNCIA DA ALIMENTAÇÃO EM PORTADORAS DE ENDOMETRIOSE
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
28/06/2022 - 06/03/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
A mudança de estilo de vida com prática de exercícios e uma alimentação saudável, suplementação de alguns nutrientes específicos e a exclusão de alimentos inflamatórios demonstram benefícios para qualidade de vida das portadoras de endometriose. O estudo objetiva avaliar a influência da alimentação em portadoras de endometriose, bem como analisar o efeito dos alimentos para a redução dos sintomas em portadoras de endometriose e verificar a relação da prática regular de exercícios físicos com a diminuição dos sintomas. Será realizada uma revisão sistemática com artigos encontrados nas bases de dados Scielo, Pubmed e no site Google acadêmico, com os seguintes descritores: Endometriose; Dieta; e Consumo Alimentar.

Objetivo Geral

O estudo objetiva avaliar a influência da alimentação em portadoras de endometriose, bem como analisar o efeito dos alimentos para a redução dos sintomas em portadoras de endometriose e verificar a relação da prática regular de exercícios físicos com a diminuição dos sintomas.

Justificativa

Considerando o interesse e atualidade do tema abordado, e a importância da alimentação na endometriose, justifica-se a realização deste trabalho a fim de revisar a influência da alimentação em portadoras de endometriose.

Metodologia

Estudo de revisão sistemática da literatura baseada na análise de artigos referentes à influência da alimentação em portadoras de endometriose. A revisão bibliográfica será realizada através das bases de dados Scielo, Pubmed e no site Google Acadêmico. Na busca dos artigos serão utilizados os seguintes descritores: Endometriose, Dieta, Consumo Alimentar. E o cruzamento dos descritores Endometriose X Dieta, Endometriose X Consumo Alimentar, Endometriose X Dieta X Consumo Alimentar.
A revisão será realizada no período de agosto de 2021 a junho de 2022 incluindo artigos que retratem a associação entre alimentação e endometriose publicados nos últimos 10 anos. Serão excluídos estudos não relacionados com o tema e que ultrapassem o limite de 10 anos de publicação.
Após a seleção dos artigos conforme os critérios de inclusão previamente definidos, serão tomados, nessa ordem, os seguintes passos: leitura exploratória; leitura seletiva e escolha do material que se adequa aos objetivos e tema deste estudo; leitura analítica e análise dos textos, finalizando com a realização de leitura interpretativa e redação.
Definiu-se como questão de investigação a estratégia PICO (Participants, Intervention, Comparations, Outcomes). Todos os estudos obtidos a partir dos descritores utilizados serão avaliados pelos títulos e resumos. Nos casos em que estes não forem suficientes para definir sua primeira seleção, irá se buscar a íntegra da publicação. Após a identificação de todos os estudos, procede-se à análise para sua pré-seleção, de acordo com a questão norteadora e os critérios de inclusão previamente definidos. Essa etapa será realizada separadamente por duas revisoras, que irão extrair independentemente os dados. Posteriormente, ocorrerá uma reunião de consenso, com o objetivo de decidir a inclusão e a exclusão dos artigos pré-selecionados. Tal procedimento visará controlar o viés, garantindo maior segurança na seleção. Os revisores não estarão cegos para os nomes dos autores, instituições e jornais de publicação.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se publicar artigo científico e participar de congresso de iniciação científica.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALESSANDRA DOUMID BORGES PRETTO2
EDUARDA DALLMANN LOPES PEREIRA
NADINE COSTA GONÇALVES
RAFAELA NEUMANN
ROMINA BUFFARINI1

Página gerada em 25/04/2024 14:00:58 (consulta levou 0.219754s)