Nome do Projeto
CONSULTORIA EM EMI - ENGLISH AS A MEDIUM OF INSTRUCTION
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
15/09/2022 - 01/08/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
A Consultoria em EMI (Inglês como meio de instrução) é uma ação da Coordenação de Relações Internacionais (CRInter) que visa acompanhar os docentes que realizaram edições do Workshop em EMI, oferecidos previamente pela CRInter, de forma individualizada, na implementação do EMI em um componente curricular (disciplina) da pós-graduação. A Consultoria baseia-se no material utilizado na edição de 2021 do Workshop em EMI, em especial na proposta Backwards Course Design. Nos encontros assíncronos, os docentes participantes prepararão propostas e materiais a partir das necessidades dos seus contextos específicos de atuação, que serão discutidos nos encontros síncronos. Os tópicos incluem design do curso, desenvolvimento do plano de estudos e construção de aulas e materiais embasados em metodologias ativas.

Objetivo Geral

Promover a internacionalização para docentes da UFPel atuantes na pós-graduação por meio de acompanhamento individualizado na implementação do EMI em um componente curricular (disciplina).

Justificativa

O projeto justifica-se em razão da Política Linguística da UFPel por contemplar, especialmente, o princípio II do Art. 1o ("aprimoramento das práticas de letramentos acadêmicos da comunidade"); o objetivo VI do Art. 2o ("propor e promover projetos direcionados aos letramentos acadêmicos e à educação linguística aos membros da comunidade universitária); e o objetivo XIV do Art. 3o ("valorização da educação linguística de servidores e discentes da UFPel"). Com relação ao Planejamento estratégico de Internacionalização da UFPel, atende o objetivo 1.1 ("difundir a cultura de internacionalização como meio de qualificar as ações acadêmicas na UFPel"); da estratégia 3 ("organizar debates, fóruns, seminários e palestras focadas na internacionalização da Universidade direcionado à comunidade acadêmica") e do objetivo 2.2 ("expandir e promover o estudo e uso das línguas estrangeiras na UFPel").

Metodologia

A Consultoria em EMI é uma proposta desenvolvida para acompanhar os docentes que realizaram alguma edição de capacitação do Workshop em EMI, oferecidos previamente pela CRInter. Trata-se de um suporte individualizado para auxiliar na implementação do EMI em um componente curricular (disciplina) da pós-graduação por meio de metodologias ativas. Neste curso, os participantes irão revisar ou criar novas propostas de disciplinas em língua inglesa a partir dos seus contextos de atuação. Os materiais incluem vídeos, leituras práticas e oportunidades de colaboração dentro do curso.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se, por meio do projeto, que os participantes:
a) desenvolvam ou revisem um plano de estudos com objetivos, conceitos-chave e avaliações para ensinar um conteúdo disciplinar que ministra utilizando o inglês como meio de instrução na pós-graduação;
b) preparem aulas que estimulem o aperfeiçoamento da proficiência em inglês pelos alunos, juntamente com o aprendizado do conteúdo do curso;
c) empreguem abordagens e técnicas de EMI em disciplinas da pós-graduação;
d) proporcionem a seus alunos uma experiência de internacionalização em casa;
e) promovam, em seu contexto de atuação, as práticas de letramentos acadêmicos da comunidade da UFPel;
f) melhorem a própria proficiência linguística em idioma estrangeiro.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
HELENA VITALINA SELBACH8
Karina Ávila Pereira
LUANA MENEZES
MARCIA MORALES KLEE8

Página gerada em 27/04/2024 00:01:17 (consulta levou 0.143502s)