Nome do Projeto
Problemas de Pintura: distensões na prática da pesquisa em arte
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
06/07/2022 - 31/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
A presente pesquisa, de caráter prático-teórico, visa da continuidade ao projeto já constituído na instituição, ao desenvolver procedimentos e estratégias artísticas por meio de uma produção sistemática no campo da pintura, a fim de promover a reflexão acerca dos cruzamentos e contaminações na elaboração do campo pictórico. Lançando mão de procedimentos de contato, impressão e impregnação do suporte pictórico, a prática experienciada durante a pesquisa servirá de escopo para a produção teórica. Partindo dos conceitos de incarnat (DIDI-HUBERMAN) e mestiçagem (CATTANI), propõe-se o entrelaçamento,a indeterminação e a indiscernibilidade dos elementos enquanto conceitos operacionais na composição da trama pictural.
Objetivo Geral
Sistematizar a prática em pintura aliada ao estudo teórico com vistas a realização de uma exposição individual, organização de seminário e publicação do livro Problemas de pintura: distensões na prática da pesquisa em arte (Volume 2).
Justificativa
As ações propostas poderão auxiliar na consolidação da pesquisa em Arte e sobre Arte, com ênfase no campo da Pintura como catalisador de distintas áreas do conhecimento. A carência de publicações sobre o campo de pesquisa em pintura apresenta uma demanda importante. Ademais, ao analisar os resultados obtidos até o presente momento, nota-se que haverá uma grande contribuição para a área de Metodologia de pesquisa em arte, uma vez que , apesar do eixo comum ser a Pintura, as reflexões orbitam diversos campos, como a fotografia, a arquitetura, processos de criação e subjetivação, literatura, filosofia e outros. Ressalta-se também a importância em dar publicidade aos processos e investigações em arte ligados ao Centro de Artes da Ufpel, muitas vezes restritos ao ambiente do atelier. Ressalta-se a importância da realização da exposição e do seminário no sentido de abarcar o público rela e disseminar os resultados da pesquisa acadêmica.
Metodologia
Elaboração de artigos acadêmicos com base na pesquisa realizada.
Compilação de textos e imagens para publicação do livro.
Organização da publicação em parceria com a Editora da Ufpel.
Lançamento do livro, organização de exposições, seminários e ciclo de pelestras.
Desenvolvimento dos procedimentos que envolvem a dimensão prática deste projeto, através de experiências em paisagens costeiras para a captura de imagens e anotações visuais e/ou textuais que irão compor os arquivos de referência. Em seguida é iniciado o processo de seleção e edição de imagens para a realização de impressões em algodão cru ou transferência via projeção sobre o tecido da pintura. Após a transferência das imagens ao campo pictórico, retorna-se às margens para a disposição do tecido preparado, visando a contaminação e a impregnação a partir do contato direto com o movimento das margens (o avanço e recuo da água que deposita matéria no plano). Ressalta-se que toda sorte de ocorrências as quais esse suporte acaba submetendo-se interfere e engendra o campo pictórico: chuva, vento, sol, rastros humanos ou de animais que habitam a margem. Importante salientar que este procedimento também é registrado através de fotografias, vídeos e depoimentos escritos. Na sequencia, inicia-se o processo de fixação dos indícios destas ocorrências através da aplicação de emulsão acrílica e/ou cola branca diluída com a própria água do local. O processo de secagem acontece in loco, quando o tecido é enterrado próximo à margem; Após o transporte do tecido ao atelier, ocorre a fase final de
elaboração do campo pictórico, onde as especificidades da pintura são evidenciadas (campos de cor, sobreposições de camadas de tinta e colocação das telas em chassis – aqui, existe a possibilidade do desdobramento tridimensional da pintura sob forma de bólides, caixas de cor e estruturas diversas). A documentação do processo e a reflexão teórica irão compor desdobramentos a serem compartilhados por meio de publicações e exposições.
Compilação de textos e imagens para publicação do livro.
Organização da publicação em parceria com a Editora da Ufpel.
Lançamento do livro, organização de exposições, seminários e ciclo de pelestras.
Desenvolvimento dos procedimentos que envolvem a dimensão prática deste projeto, através de experiências em paisagens costeiras para a captura de imagens e anotações visuais e/ou textuais que irão compor os arquivos de referência. Em seguida é iniciado o processo de seleção e edição de imagens para a realização de impressões em algodão cru ou transferência via projeção sobre o tecido da pintura. Após a transferência das imagens ao campo pictórico, retorna-se às margens para a disposição do tecido preparado, visando a contaminação e a impregnação a partir do contato direto com o movimento das margens (o avanço e recuo da água que deposita matéria no plano). Ressalta-se que toda sorte de ocorrências as quais esse suporte acaba submetendo-se interfere e engendra o campo pictórico: chuva, vento, sol, rastros humanos ou de animais que habitam a margem. Importante salientar que este procedimento também é registrado através de fotografias, vídeos e depoimentos escritos. Na sequencia, inicia-se o processo de fixação dos indícios destas ocorrências através da aplicação de emulsão acrílica e/ou cola branca diluída com a própria água do local. O processo de secagem acontece in loco, quando o tecido é enterrado próximo à margem; Após o transporte do tecido ao atelier, ocorre a fase final de
elaboração do campo pictórico, onde as especificidades da pintura são evidenciadas (campos de cor, sobreposições de camadas de tinta e colocação das telas em chassis – aqui, existe a possibilidade do desdobramento tridimensional da pintura sob forma de bólides, caixas de cor e estruturas diversas). A documentação do processo e a reflexão teórica irão compor desdobramentos a serem compartilhados por meio de publicações e exposições.
Indicadores, Metas e Resultados
Ao fomentar questionamentos acerca das possibilidades da pintura no âmbito da pesquisa em poéticas visuais, almeja-se ampliar o seu campo de investigação no ambiente acadêmico, oferecendo maiores subsídios para o aprofundamento das questões que envolvem o fazer pintura na atualidade. Entendendo a pesquisa em arte como um processo dinâmico e ramificado, as intersecções com as áreas da gravura, fotografia e a tridimensionalidade, poderão promover a interação entre áreas distintas do campo artístico, demonstrando o potencial da pintura enquanto interface fluida na construção do conhecimento. A amostragem da produção pictórica por meio de exposição, catálogo e seminário, consistirá em ação educativa visando a aproximação do público acadêmico e geral com o universo da pintura contemporânea.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANA LETICIA DUARTE LOPES | |||
ANA MARIA FUENTES PEREIRA | |||
ANDRESSA DOS SANTOS SILVEIRA | |||
CLARA FRAGOSO DE FIGUEIREDO | |||
CLOVIS VERGARA DE ALMEIDA MARTINS COSTA | 4 | ||
EDIO RANIERE DA SILVA | |||
EDUARDO TOLEDO SILVA | |||
FLAVIA MARIANA VELLOSO RECOVA | |||
LAUER ALVES NUNES DOS SANTOS | 3 | ||
LIZANGELA TORRES DA SILVA MARTINS COSTA | 3 | ||
LOUISE RITTA SOARES LINDEMANN | |||
LUCAS DIAS DAMACENO | |||
LUCAS ESPOLADORE | |||
MARIA EDUARDA LISBOA SILVEIRA | |||
MARIANA AGUSTINI MODA | |||
NEIVA MARIA FONSECA BOHNS | 2 | ||
PATRÍCIA ANDRÉ DOS SANTOS | |||
RHAINARA PRESA COUTINHO | |||
RICARDO PERUFO MELLO | 3 | ||
Rogério Francisco Sanchotene Severo | |||
THAYS TONIN | |||
VERONICA RIBEIRO DAS NEVES | |||
VIVIAN HERZOG | 3 | ||
Yuki Ynagaki Escate Zárate |