Nome do Projeto
Problemas de Pintura: distensões na prática da pesquisa em arte
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
06/07/2022 - 06/07/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
A presente pesquisa, de caráter prático-teórico, visa da continuidade ao projeto já constituído na instituição, ao desenvolver procedimentos e estratégias artísticas por meio de uma produção sistemática no campo da pintura, a fim de promover a reflexão acerca dos cruzamentos e contaminações na elaboração do campo pictórico. Lançando mão de procedimentos de contato, impressão e impregnação do suporte pictórico, a prática experienciada durante a pesquisa servirá de escopo para a produção teórica. Partindo dos conceitos de incarnat (DIDI-HUBERMAN) e mestiçagem (CATTANI), propõe-se o entrelaçamento,a indeterminação e a indiscernibilidade dos elementos enquanto conceitos operacionais na composição da trama pictural.

Objetivo Geral

Sistematizar a prática em pintura aliada ao estudo teórico com vistas a realização de uma exposição individual, organização de seminário e publicação do livro Problemas de pintura: distensões na prática da pesquisa em arte (Volume 2).

Justificativa

As ações propostas poderão auxiliar na consolidação da pesquisa em Arte e sobre Arte, com ênfase no campo da Pintura como catalisador de distintas áreas do conhecimento. A carência de publicações sobre o campo de pesquisa em pintura apresenta uma demanda importante. Ademais, ao analisar os resultados obtidos até o presente momento, nota-se que haverá uma grande contribuição para a área de Metodologia de pesquisa em arte, uma vez que , apesar do eixo comum ser a Pintura, as reflexões orbitam diversos campos, como a fotografia, a arquitetura, processos de criação e subjetivação, literatura, filosofia e outros. Ressalta-se também a importância em dar publicidade aos processos e investigações em arte ligados ao Centro de Artes da Ufpel, muitas vezes restritos ao ambiente do atelier. Ressalta-se a importância da realização da exposição e do seminário no sentido de abarcar o público rela e disseminar os resultados da pesquisa acadêmica.

Metodologia

Elaboração de artigos acadêmicos com base na pesquisa realizada.
Compilação de textos e imagens para publicação do livro.
Organização da publicação em parceria com a Editora da Ufpel.
Lançamento do livro, organização de exposições, seminários e ciclo de pelestras.

Desenvolvimento dos procedimentos que envolvem a dimensão prática deste projeto, através de experiências em paisagens costeiras para a captura de imagens e anotações visuais e/ou textuais que irão compor os arquivos de referência. Em seguida é iniciado o processo de seleção e edição de imagens para a realização de impressões em algodão cru ou transferência via projeção sobre o tecido da pintura. Após a transferência das imagens ao campo pictórico, retorna-se às margens para a disposição do tecido preparado, visando a contaminação e a impregnação a partir do contato direto com o movimento das margens (o avanço e recuo da água que deposita matéria no plano). Ressalta-se que toda sorte de ocorrências as quais esse suporte acaba submetendo-se interfere e engendra o campo pictórico: chuva, vento, sol, rastros humanos ou de animais que habitam a margem. Importante salientar que este procedimento também é registrado através de fotografias, vídeos e depoimentos escritos. Na sequencia, inicia-se o processo de fixação dos indícios destas ocorrências através da aplicação de emulsão acrílica e/ou cola branca diluída com a própria água do local. O processo de secagem acontece in loco, quando o tecido é enterrado próximo à margem; Após o transporte do tecido ao atelier, ocorre a fase final de
elaboração do campo pictórico, onde as especificidades da pintura são evidenciadas (campos de cor, sobreposições de camadas de tinta e colocação das telas em chassis – aqui, existe a possibilidade do desdobramento tridimensional da pintura sob forma de bólides, caixas de cor e estruturas diversas). A documentação do processo e a reflexão teórica irão compor desdobramentos a serem compartilhados por meio de publicações e exposições.

Indicadores, Metas e Resultados

Ao fomentar questionamentos acerca das possibilidades da pintura no âmbito da pesquisa em poéticas visuais, almeja-se ampliar o seu campo de investigação no ambiente acadêmico, oferecendo maiores subsídios para o aprofundamento das questões que envolvem o fazer pintura na atualidade. Entendendo a pesquisa em arte como um processo dinâmico e ramificado, as intersecções com as áreas da gravura, fotografia e a tridimensionalidade, poderão promover a interação entre áreas distintas do campo artístico, demonstrando o potencial da pintura enquanto interface fluida na construção do conhecimento. A amostragem da produção pictórica por meio de exposição, catálogo e seminário, consistirá em ação educativa visando a aproximação do público acadêmico e geral com o universo da pintura contemporânea.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA MARIA FUENTES PEREIRA
ANDREA RAMALHO DE CARVALHO ALVES PEREIRA
CARLA BOURIN MOURA
CLOVIS VERGARA DE ALMEIDA MARTINS COSTA4
EDIO RANIERE DA SILVA
EDUARDO TOLEDO SILVA
LAUER ALVES NUNES DOS SANTOS3
LIZANGELA TORRES DA SILVA MARTINS COSTA3
LOUISE RITTA SOARES LINDEMANN
MARIA EDUARDA LISBOA SILVEIRA
NEIVA MARIA FONSECA BOHNS2
PATRÍCIA ANDRÉ DOS SANTOS
RICARDO PERUFO MELLO3
Rogério Francisco Sanchotene Severo
THAYS TONIN
VIVIAN HERZOG3
Yuki Ynagaki Escate Zarate

Página gerada em 21/02/2024 12:21:45 (consulta levou 0.577229s)