Nome do Projeto
Saúde mental em cena: construindo conhecimento com alunos do ensino fundamental.
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/09/2022 - 30/08/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Infância e adolescência
Resumo
O projeto se propõe a uma ação educativa em saúde mental em uma Escola de Ensino Fundamental do município de Pelotas, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Círculo Operário Pelotense. Configura-se como uma parceria entre os cursos de medicina e de teatro. As atividades serão realizadas com professores e alunos do sétimo ao nono ano, tratando de temas relacionados à saúde mental no contexto escolar, tendo em vista a construção de materiais educativos no formato de produções dramatúrgicas. Os materiais e métodos desenvolvidos serão apresentados pelos próprios alunos e familiares, interagindo com a comunidade escolar. Ao longo do projeto será avaliado o impacto das ações educacionais na comunidade escolar.
Objetivo Geral
Promover ações de educação em saúde mental para a comunidade escolar do Ensino Fundamental.
Justificativa
Os transtornos mentais geralmente tem início na infância e adolescência e a escola é um local privilegiado para a promoção da saúde mental e a prevenção dos problemas mentais. Um projeto de extensão anterior, denominado “Saúde mental na escola: uma ação entre professores e alunos do ensino fundamental”, foi realizado pela equipe do projeto nos anos de 2019 e 2020, promovendo um curso de atualização em saúde mental para os professores da Escola Círculo Operário Pelotense. O atual projeto se propõe a traduzir os conteúdos abordados em linguagem acessível aos alunos e seus familiares, de modo participativo, elaborando materiais e métodos educacionais para temas relacionados à saúde mental e seus problemas.
Metodologia
O projeto será executado em uma escola do município de Pelotas, que está localizada ao lado de uma Unidade Básica de Saúde, onde também atua a UFPel através dos cursos de Medicina e Nutrição. Seguindo os passos da pesquisa-ação, as atividades serão planejadas e executadas em conjunto com a comunidade escolar.
Em uma primeira fase serão realizadas ações que envolvam a participação de alunos, seus familiares e professores, com seguintes temas: (1) o estigma relacionado aos problemas mentais, (2) a compreensão sobre a obtenção e manutenção da saúde mental; os alunos e seus familiares irão multiplicar esses conhecimentos para os demais colegas e famílias, com o apoio dos professores e da equipe do projeto, através de atividades educativas na própria escola, que promovam a participação da comunidade escolar por meio de atividades cênicas e/ou outras estratégias de comunicação.
Numa segunda fase serão abordados os temas: 3) a compreensão sobre os problemas mentais e seus tratamentos, (4) os comportamentos de busca de ajuda; os alunos e seus familiares irão multiplicar esses conhecimentos para os demais colegas e famílias, com o apoio dos professores e da equipe do projeto, através de atividades educativas na própria escola, que promovam a participação da comunidade escolar por meio de atividades cênicas e/ou outras estratégias de comunicação.
Seguindo uma abordagem etnográfica, através de observações de campo e grupos focais, com a participação de professores, alunos e seus familiares, serão avaliados o impacto das ações educativas na comunidade escolar e o comportamento de busca de ajuda pelos alunos.
Em uma primeira fase serão realizadas ações que envolvam a participação de alunos, seus familiares e professores, com seguintes temas: (1) o estigma relacionado aos problemas mentais, (2) a compreensão sobre a obtenção e manutenção da saúde mental; os alunos e seus familiares irão multiplicar esses conhecimentos para os demais colegas e famílias, com o apoio dos professores e da equipe do projeto, através de atividades educativas na própria escola, que promovam a participação da comunidade escolar por meio de atividades cênicas e/ou outras estratégias de comunicação.
Numa segunda fase serão abordados os temas: 3) a compreensão sobre os problemas mentais e seus tratamentos, (4) os comportamentos de busca de ajuda; os alunos e seus familiares irão multiplicar esses conhecimentos para os demais colegas e famílias, com o apoio dos professores e da equipe do projeto, através de atividades educativas na própria escola, que promovam a participação da comunidade escolar por meio de atividades cênicas e/ou outras estratégias de comunicação.
Seguindo uma abordagem etnográfica, através de observações de campo e grupos focais, com a participação de professores, alunos e seus familiares, serão avaliados o impacto das ações educativas na comunidade escolar e o comportamento de busca de ajuda pelos alunos.
Indicadores, Metas e Resultados
Ao final do primeiro ano espera-se ter produzido materiais educacionais em saúde mental, envolvendo um grupo de 20 a 30 alunos e 5 a 10 professores do ensino fundamental, com a produção de dramaturgias audiovisuais ou encenadas presencialmente, sobre os dois primeiros temas e que tenham sido realizadas atividades educacionais em saúde mental, por meio de dramatizações ou outras estratégias de comunicação interativa, com um grupo de alunos atuando como multiplicadores para os seus colegas, com a participação de familiares e professores.
Ao final do segundo ano espera-se ter produzido materiais educacionais em saúde mental, envolvendo um grupo de 20 a 30 alunos e 5 a 10 professores do ensino fundamental, com a produção de criações dramatúrgicas audiovisuais ou encenadas presencialmente, sobre os dois últimos temas e que tenham sido realizadas atividades educacionais em saúde mental, por meio de dramatizações e/ou outras estratégias de comunicação interativa, com um grupo de alunos atuando como multiplicadores para os seus colegas, com a participação de familiares e professores.
Durante todo o processo, serão observados os comportamentos de busca de ajuda para problemas relacionados à saúde mental, registrados nos diários de campo e grupos focais.
Ao final do segundo ano espera-se ter produzido materiais educacionais em saúde mental, envolvendo um grupo de 20 a 30 alunos e 5 a 10 professores do ensino fundamental, com a produção de criações dramatúrgicas audiovisuais ou encenadas presencialmente, sobre os dois últimos temas e que tenham sido realizadas atividades educacionais em saúde mental, por meio de dramatizações e/ou outras estratégias de comunicação interativa, com um grupo de alunos atuando como multiplicadores para os seus colegas, com a participação de familiares e professores.
Durante todo o processo, serão observados os comportamentos de busca de ajuda para problemas relacionados à saúde mental, registrados nos diários de campo e grupos focais.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANDRESSA MARTINS MARQUES DOS ANJOS | |||
ANITA MARQUES MANZKE | |||
Amanda Neumann Reyes | |||
BEATRIZ DE ARAUJO CARDOSO DOS SANTOS | |||
CAMILA AGUIRRE LEAL REBOREDO | |||
CARLOS EDUARDO COSTA DOS SANTOS | |||
CAROLINE DE OLIVEIRA PRADEL BOND | |||
Cristina Hofstätter Tavares Peres | |||
CÍNTIA LANGIE ARAUJO | 4 | ||
DIANA DUTRA RADIES | |||
DINARTE ALEXANDRE PRIETTO BALLESTER | 13 | ||
Daniela Rodrigues Cabral | |||
EDUARDO RIBEIRO MATIAS | |||
EDUARDO TEIXEIRA GLORIA | |||
ISABELLA MARTINS LIMA | |||
ISABELLA DELFINO SOUSA SILVA | |||
JOANA DE ALMEIDA KÖNZGEN | |||
JOAQUIM LUCAS DIAS DOS SANTOS | |||
JOLIANE AZAMBUJA PINTO | |||
JOSE PEDRO VALADAN CORREA SEVERO | |||
JULIA RIVERO LEÃO | |||
JULIANA OLIVEIRA SCHAUN | |||
JULIANE ADRIANE DA SILVA PORCIUNCULA | |||
LETÍCIA MÜLLER DALLMANN | |||
LIRIEL DE LEON DOS SANTOS DIAS | |||
LORENA PAULA SCHUFER | |||
LUCIA MARA WETZEL MARQUES | |||
LUIZA LOUZADA DOS REIS | |||
LUÍS HENRIQUE OLIVEIRA DE MOURA | |||
Laislaine Costa Fernandes | |||
Lídia Teixeira La Rocca | |||
MARCELINE GIGANTE DE BRUM | |||
MARGOT FIGUEIREDO BRUNI | |||
MARIA CRISTINA MIRITZ SILVA | |||
MARIA CRISTINA SILVEIRA MENDES | |||
MARIA STELLA WEIKAMP MARTINELLI | |||
MARINA DE LIMA LOPES | |||
MARINA DE OLIVEIRA | 17 | ||
MATHEUS BEHLING HARTWIG | |||
PRISCILA LAUZ COUTO | |||
TAIS DIAS GALINDO |