Nome do Projeto
Saúde mental em cena: construindo conhecimento com alunos do ensino fundamental.
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/09/2022 - 30/08/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Infância e adolescência
Resumo
O projeto se propõe a uma ação educativa em saúde mental em uma Escola de Ensino Fundamental do município de Pelotas, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Círculo Operário Pelotense. Configura-se como uma parceria entre os cursos de medicina e de teatro. As atividades serão realizadas com professores e alunos do sétimo ao nono ano, tratando de temas relacionados à saúde mental no contexto escolar, tendo em vista a construção de materiais educativos no formato de produções dramatúrgicas. Os materiais e métodos desenvolvidos serão apresentados pelos próprios alunos e familiares, interagindo com a comunidade escolar. Ao longo do projeto será avaliado o impacto das ações educacionais na comunidade escolar.

Objetivo Geral

Promover ações de educação em saúde mental para a comunidade escolar do Ensino Fundamental.

Justificativa

Os transtornos mentais geralmente tem início na infância e adolescência e a escola é um local privilegiado para a promoção da saúde mental e a prevenção dos problemas mentais. Um projeto de extensão anterior, denominado “Saúde mental na escola: uma ação entre professores e alunos do ensino fundamental”, foi realizado pela equipe do projeto nos anos de 2019 e 2020, promovendo um curso de atualização em saúde mental para os professores da Escola Círculo Operário Pelotense. O atual projeto se propõe a traduzir os conteúdos abordados em linguagem acessível aos alunos e seus familiares, de modo participativo, elaborando materiais e métodos educacionais para temas relacionados à saúde mental e seus problemas.

Metodologia

O projeto será executado em uma escola do município de Pelotas, que está localizada ao lado de uma Unidade Básica de Saúde, onde também atua a UFPel através dos cursos de Medicina e Nutrição. Seguindo os passos da pesquisa-ação, as atividades serão planejadas e executadas em conjunto com a comunidade escolar.

Em uma primeira fase serão realizadas ações que envolvam a participação de alunos, seus familiares e professores, com seguintes temas: (1) o estigma relacionado aos problemas mentais, (2) a compreensão sobre a obtenção e manutenção da saúde mental; os alunos e seus familiares irão multiplicar esses conhecimentos para os demais colegas e famílias, com o apoio dos professores e da equipe do projeto, através de atividades educativas na própria escola, que promovam a participação da comunidade escolar por meio de atividades cênicas e/ou outras estratégias de comunicação.

Numa segunda fase serão abordados os temas: 3) a compreensão sobre os problemas mentais e seus tratamentos, (4) os comportamentos de busca de ajuda; os alunos e seus familiares irão multiplicar esses conhecimentos para os demais colegas e famílias, com o apoio dos professores e da equipe do projeto, através de atividades educativas na própria escola, que promovam a participação da comunidade escolar por meio de atividades cênicas e/ou outras estratégias de comunicação.

Seguindo uma abordagem etnográfica, através de observações de campo e grupos focais, com a participação de professores, alunos e seus familiares, serão avaliados o impacto das ações educativas na comunidade escolar e o comportamento de busca de ajuda pelos alunos.

Indicadores, Metas e Resultados

Ao final do primeiro ano espera-se ter produzido materiais educacionais em saúde mental, envolvendo um grupo de 20 a 30 alunos e 5 a 10 professores do ensino fundamental, com a produção de dramaturgias audiovisuais ou encenadas presencialmente, sobre os dois primeiros temas e que tenham sido realizadas atividades educacionais em saúde mental, por meio de dramatizações ou outras estratégias de comunicação interativa, com um grupo de alunos atuando como multiplicadores para os seus colegas, com a participação de familiares e professores.
Ao final do segundo ano espera-se ter produzido materiais educacionais em saúde mental, envolvendo um grupo de 20 a 30 alunos e 5 a 10 professores do ensino fundamental, com a produção de criações dramatúrgicas audiovisuais ou encenadas presencialmente, sobre os dois últimos temas e que tenham sido realizadas atividades educacionais em saúde mental, por meio de dramatizações e/ou outras estratégias de comunicação interativa, com um grupo de alunos atuando como multiplicadores para os seus colegas, com a participação de familiares e professores.
Durante todo o processo, serão observados os comportamentos de busca de ajuda para problemas relacionados à saúde mental, registrados nos diários de campo e grupos focais.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRESSA MARTINS MARQUES DOS ANJOS
ANITA MARQUES MANZKE
Amanda Neumann Reyes
BEATRIZ DE ARAUJO CARDOSO DOS SANTOS
CAMILA AGUIRRE LEAL REBOREDO
CARLOS EDUARDO COSTA DOS SANTOS
CAROLINE DE OLIVEIRA PRADEL BOND
Cristina Hofstätter Tavares Peres
CÍNTIA LANGIE ARAUJO4
DIANA DUTRA RADIES
DINARTE ALEXANDRE PRIETTO BALLESTER13
Daniela Rodrigues Cabral
EDUARDO RIBEIRO MATIAS
EDUARDO TEIXEIRA GLORIA
ISABELLA MARTINS LIMA
ISABELLA DELFINO SOUSA SILVA
JOANA DE ALMEIDA KÖNZGEN
JOAQUIM LUCAS DIAS DOS SANTOS
JOLIANE AZAMBUJA PINTO
JOSE PEDRO VALADAN CORREA SEVERO
JULIA RIVERO LEÃO
JULIANA OLIVEIRA SCHAUN
JULIANE ADRIANE DA SILVA PORCIUNCULA
LETÍCIA MÜLLER DALLMANN
LIRIEL DE LEON DOS SANTOS DIAS
LORENA PAULA SCHUFER
LUCIA MARA WETZEL MARQUES
LUIZA LOUZADA DOS REIS
LUÍS HENRIQUE OLIVEIRA DE MOURA
Laislaine Costa Fernandes
Lídia Teixeira La Rocca
MARCELINE GIGANTE DE BRUM
MARGOT FIGUEIREDO BRUNI
MARIA CRISTINA MIRITZ SILVA
MARIA CRISTINA SILVEIRA MENDES
MARIA STELLA WEIKAMP MARTINELLI
MARINA DE LIMA LOPES
MARINA DE OLIVEIRA17
MATHEUS BEHLING HARTWIG
PRISCILA LAUZ COUTO
TAIS DIAS GALINDO

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