Nome do Projeto
Contextos de atuação do Artista
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
08/05/2017 - 30/01/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Meio ambiente
Linha de Extensão
Artes visuais
Resumo
Este projeto de extensão, “Contextos de atuação do artista” (com Código DIPLAN/PREC: 51551046 em 2016 ), visa à criação de eventos, ações, caminhadas e oficinas de reaproveitamento de materiais reutilizáveis da casa, de industrias e lojas locais. O projeto envolve a comunidade nos arredores do Centro de Artes num processo de percepção e conscientização sobre a sustentabilidade do meio ambiente e valores que promovem o pensamento saudável no contexto social, natural, urbano, rural e pessoal, principalmente, para o público alvo da comunidade escolar no entorno próximo ao Centro de Artes/UFPel e buscando a colaboração de alunos do Centro de Artes (particularmente dos curso de Graduação e Pós-graduação em Artes Visuais. Paralelamente, o projeto prevê estimular a produção poética dos alunos colaboradores no uso de materiais reaproveitados e outras ações artísticas que repensam as relações entre o sujeito, a sociedade e o meio ambiente, com uma abordagem que articula estes três elementos, com referência na noção de “ecosofia” do teórico francês Felix Guattari, (citando seu livro “As Três Ecologias” (GUATTARI, 1990, p. 8), disponível em: http://www.zorraquino.com.br/textos/ecologia/as-tres-ecologias-felis-guattari.pdf.
Este projeto de extensão se integra diretamente ao projeto de pesquisa que coordeno no PPGAV/CA/UFPel e minha disciplina de Mestrado em Artes Visuais “Contextos de Atuação e Interação do Artista na Contemporaneidade” e ao Grupo de Pesquisa DeslOCC: Deslocamentos, observâncias e cartografias contemporâneas do CNPq/UFPel liderado por mim e pela Profa. Dra. Duda Gonçalves. Este projeto integra ao Programa de Extensão coordenada pela Profa. Dra. Nadia da Cruz Senna “Arte, Inclusão e Cidadania: Consolidação e Novas Ações” que ganhou recursos do ProExt em 2016.
No ano passado, o projeto foi criado e realizamos oito encontros no Espaço Cultural Katangas: Nova Geração no Quadrado, Porto de Pelotas para aproximadamente 30 crianças da vizinhança entre as idades de 5 a 14 e frequentemente com a presença das mães. As crianças experimentaram com a fabricação de máscaras, decorações de natal, criação de bonecas e carrinhos, entre outras, a partir de papéis, cordas, lãs, plásticos, cartonas, tintas doadas e outra matéria reaproveitável trazidos das casas dos oito alunos colaboradores. Os materiais utilizados são, na maioria, gratuitos. Alguns materiais - como cola, corda e tesouras foram comprados por mim ou doados pelos colaboradores discentes. Assim, conseguimos ofertar oficinas gratuitas e divertidas para todos os envolvidos e com bastante discussão e liberdade de escolha sobre o que as crianças queriam experimentar e realizar nas aulas artísticas, que aconteceram nos sábados de manhã entre agosto e dezembro de 2016. Também, membros do grupo participaram numa oficina na Biblioteca Pública atingindo um publico de aproximadamente 100 crianças e numa Ação de Limpeza e Caminhada em Laranjal em comemoração no Dia Mundial de Limpeza de Rios e Lagoas em 2016 na qual participou, além dos colaboradores cadastrados no projeto, três estudantes jovens e sua professora de ensino médio de Pelotas.
Objetivo Geral
Realizar práticas artísticas - eventos, ações, caminhadas e principalmente oficinas artísticas de reaproveitamento de materiais - que envolvem a comunidade ao redor do Centro de Artes num processo criativo de percepção e conscientização sobre a sustentabilidade do meio ambiente e os valores que promovem o pensamento saudável, a autoestima, a criatividade e a sociabilidade, principalmente para o público alvo da comunidade escolar(formal e informal) e a comunidade no entorno próximo do Centro de Artes da UFPel, com a colaboração de discentes dos Cursos de Artes Visuais do Centro de Artes da UFPel da Graduação e Pós-graduação, bem como alunos formados que trabalham com questões sociais e ambientais em suas pesquisas e práticas artísticas.