Nome do Projeto
Sensoriamento Remoto e suas Aplicações
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
16/03/2023 - 16/03/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
O sensoriamento remoto representa uma das principais ciências e tecnologias para a realização de mapeamento e monitoramento das dinâmicas espaciais dos territórios. A correta utilização, interpretação e extração de informações de dados adquiridos por sensores remotos, depende da compreensão dos processos físicos envolvidos na aquisição do dado pelo sensor até o conhecimento dos processamentos a serem realizados pelo usuário final. A exposição dos discentes aos avanços tecnológicos na área de sensoriamento remoto e às suas aplicações, através de leituras, estudos, discussões e produção de material didático, atuará como motivação ao aprendizado e ao engajamento dos discentes nas disciplinas relacionadas à este projeto. Almeja-se que o consequente aumento da motivação em relação à área de atuação profissional atue como agente na redução da evasão e da retenção dos discentes dos Cursos envolvidos.

Objetivo Geral

Estimular o aprendizado dos discentes matriculados nas disciplinas de Sensoriamento Remoto, Interpretação de Imagem e Processamento Digital de Imagem, dos Cursos de Geoprocessamento e de Engenharia Agrícola, bem como dos demais discentes da UFPel que possuam interesse pela área de sensoriamento remoto e suas aplicações. Oportunizar maior envolvimento dos discentes com os assuntos abordados em sala de aula, favorecendo o aumento do desempenho acadêmico e a redução das taxas de evasão e retenção. Promover o aprofundamento e a atualização dos discentes em relação aos avanços tecnológicos e aos temas da atualidade, envolvendo sensoriamento remoto e suas aplicações. Oportunizar aos discentes participantes do projeto a ampliação das perspectivas em relação à atuação profissional.

Justificativa

Atualmente, produtos de sensoriamento remoto são gerados com facilidade, graças às ferramentas computacionais com interfaces cada vez mais amistosas. No entanto, percebe-se a deficiência de conhecimento teórico acerca dos processos envolvidos na obtenção destes produtos, impedindo a correta interpretação dos resultados gerados e, por vezes, desestimulando os discentes em relação à utilização destas ferramentas. Com este projeto, os discentes terão a oportunidade de sedimentar o aprendizado adquirido em sala de aula, nas disciplinas correlatas à área de sensoriamento remoto, aprimorando os seus conhecimentos e habilidades.

Metodologia

Serão realizados encontros semanais entre docentes e discentes, para a orientação e realização de atividades como: ciclos de palestras proferidas por pesquisadores e profissionais da área; apresentação e discussão de temas atuais envolvendo sensoriamento remoto, elaboradas pelos docentes envolvidos nas ações; apresentação de casos de estudo e de situações-problema, promovendo a discussão a partir de material previamente estudado e instigando a busca por soluções e, preparo de material didático de apoio ao aprendizado de sensoriamento remoto, interpretação de imagem e processamento digital de imagens orbitais.

Indicadores, Metas e Resultados

Maior motivação dos discentes pelo tema, aumentando a compreensão dos assuntos abordados em sala de aula.

Aumento do desempenho acadêmico e das competências profissionais.

Diminuição da retenção e da evasão acadêmica dos discentes envolvidos neste projeto.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DANIELA ARNOLD TISOT6
EDUARDO LONGARAY ESPIRITO SANTO
Gustavo Silveira da Costa
LAUREN SILVA RAU
MARCELO DOS SANTOS MULLET
NATALY IANE ANJOS OLIVEIRA
ROGERIO COSTA CAMPOS4

Página gerada em 20/04/2024 03:24:09 (consulta levou 0.154108s)