Nome do Projeto
Sensoriamento Remoto e suas Aplicações
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
16/03/2023 - 16/03/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
O sensoriamento remoto representa uma das principais ciências e tecnologias para a realização de mapeamento e monitoramento das dinâmicas espaciais dos territórios.
A correta utilização, interpretação e extração de informações de dados adquiridos por sensores remotos, depende da compreensão dos processos físicos envolvidos na aquisição do dado pelo sensor até o conhecimento dos processamentos a serem realizados pelo usuário final.
A exposição dos discentes aos avanços tecnológicos na área de sensoriamento remoto e às suas aplicações, através de leituras, estudos, discussões e produção de material didático, atuará como motivação ao aprendizado e ao engajamento dos discentes nas disciplinas relacionadas à este projeto. Almeja-se que o consequente aumento da motivação em relação à área de atuação profissional atue como agente na redução da evasão e da retenção dos discentes dos Cursos envolvidos.
Objetivo Geral
Estimular o aprendizado dos discentes matriculados nas disciplinas de Sensoriamento Remoto, Interpretação de Imagem e Processamento Digital de Imagem, dos Cursos de Geoprocessamento e de Engenharia Agrícola, bem como dos demais discentes da UFPel que possuam interesse pela área de sensoriamento remoto e suas aplicações. Oportunizar maior envolvimento dos discentes com os assuntos abordados em sala de aula, favorecendo o aumento do desempenho acadêmico e a redução das taxas de evasão e retenção. Promover o aprofundamento e a atualização dos discentes em relação aos avanços tecnológicos e aos temas da atualidade, envolvendo sensoriamento remoto e suas aplicações. Oportunizar aos discentes participantes do projeto a ampliação das perspectivas em relação à atuação profissional.
Justificativa
Atualmente, produtos de sensoriamento remoto são gerados com facilidade, graças às ferramentas computacionais com interfaces cada vez mais amistosas. No entanto, percebe-se a deficiência de conhecimento teórico acerca dos processos envolvidos na obtenção destes produtos, impedindo a correta interpretação dos resultados gerados e, por vezes, desestimulando os discentes em relação à utilização destas ferramentas. Com este projeto, os discentes terão a oportunidade de sedimentar o aprendizado adquirido em sala de aula, nas disciplinas correlatas à área de sensoriamento remoto, aprimorando os seus conhecimentos e habilidades.
Metodologia
Serão realizados encontros semanais entre docentes e discentes, para a orientação e realização de atividades como: ciclos de palestras proferidas por pesquisadores e profissionais da área; apresentação e discussão de temas atuais envolvendo sensoriamento remoto, elaboradas pelos docentes envolvidos nas ações; apresentação de casos de estudo e de situações-problema, promovendo a discussão a partir de material previamente estudado e instigando a busca por soluções e, preparo de material didático de apoio ao aprendizado de sensoriamento remoto, interpretação de imagem e processamento digital de imagens orbitais.
Indicadores, Metas e Resultados
Maior motivação dos discentes pelo tema, aumentando a compreensão dos assuntos abordados em sala de aula.
Aumento do desempenho acadêmico e das competências profissionais.
Diminuição da retenção e da evasão acadêmica dos discentes envolvidos neste projeto.
Aumento do desempenho acadêmico e das competências profissionais.
Diminuição da retenção e da evasão acadêmica dos discentes envolvidos neste projeto.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
DANIELA ARNOLD TISOT | 6 | ||
EDUARDO LONGARAY ESPIRITO SANTO | |||
Gustavo Silveira da Costa | |||
IRINEU DIAS CORRÊA JUNIOR | |||
LAUREN SILVA RAU | |||
MARCELO DOS SANTOS MULLET | |||
NÁTALY IANE ANJOS OLIVEIRA | |||
ROGERIO COSTA CAMPOS | 4 |