Nome do Projeto
Projeto Núcleo de Atividades para a Terceira Idade
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
02/05/2017 - 22/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão
Terceira Idade
Resumo
O NATI (Núcleo de Atividades para a Terceira Idade) visa minimizar as alterações naturais provocadas pelo processo de envelhecimento, melhorando e desenvolvendo as capacidades físicas dos idosos: força e resistência muscular, a capacidade cardiorrespiratória, flexibilidade, além da recuperação da coordenação motora, assim como a estimulação cognitiva de idosos.
Tais atividades são desenvolvidas em um ambiente descontraído atendendo finalidades predeterminadas e planejadas, conforme a idade e as condições psicossociais dos idosos.
Objetivo Geral
O projeto tem como objetivo proporcionar através de atividades físicas e cognitivas a melhoria da condição de saúde e qualidade de vida de idosos da comunidade da cidade de Pelotas.
Justificativa
O público alvo do projeto são pessoas idosas. Nas últimas décadas houve um aumento da população idosa em termos mundiais devido aos avanços científicos e tecnológicos que permitiram a redução da mortalidade infantil e o aumento da expectativa de vida.
Ao lidar com os problemas oriundos do surgimento de morbidades devido ao processo de envelhecimento populacional a prevenção deve ser considerada como a condição primária a ser seguida pela população como um todo. Em termos de prevenção, diversos procedimentos e atitudes devem ser observados visando à realização de avaliações periódicas e o engajamento em atividades que proporcionem a manutenção e/ou melhoria da saúde.
De acordo com a literatura científica, a prática de atividades físicas tem sido considerada como um importante moderador na melhoria e/ou manutenção da aptidão física do idoso. Assim como, o uso de atividades lúdicas e físicas tem aperfeiçoado o funcionamento cognitivo através da implementação de estratégicas cognitivas e mnemônicas.
Sendo assim, as atividades desenvolvidas no projeto objetivam o bem-estar biopsicossocial do idoso, assegurando maior autonomia nas atividades de vida diária.
Ao lidar com os problemas oriundos do surgimento de morbidades devido ao processo de envelhecimento populacional a prevenção deve ser considerada como a condição primária a ser seguida pela população como um todo. Em termos de prevenção, diversos procedimentos e atitudes devem ser observados visando à realização de avaliações periódicas e o engajamento em atividades que proporcionem a manutenção e/ou melhoria da saúde.
De acordo com a literatura científica, a prática de atividades físicas tem sido considerada como um importante moderador na melhoria e/ou manutenção da aptidão física do idoso. Assim como, o uso de atividades lúdicas e físicas tem aperfeiçoado o funcionamento cognitivo através da implementação de estratégicas cognitivas e mnemônicas.
Sendo assim, as atividades desenvolvidas no projeto objetivam o bem-estar biopsicossocial do idoso, assegurando maior autonomia nas atividades de vida diária.
Metodologia
Este projeto trabalha com a comunidade idosa de Pelotas/RS e seus familiares indiretamente.
As aulas são realizadas 2 vezes por semana atendendo cerca de 90 idosos.
O projeto é dividido em dois eixos: a) atividades de musculação com aulas de 60 minutos, sendo 25 minutos de trabalho aeróbio em bicicleta e 30 minutos de exercícios de força e 5 minutos finais com exercícios de flexibilidade e coordenação motora; b) atividades de estimulação cognitiva com aulas de 60 minutos, onde são realizados jogos de atenção e concentração, leitura de textos e posterior realização de tarefas relacionados a memória e interpretação dos mesmos e prática de jogos sensoriais.
Como a maioria dos idosos já apresentam algum declínio das capacidades físicas e cognitivas, existe a necessidade de que muitas pessoas auxiliem na realização das atividades/exercícios, prevenindo quedas, auxiliando na colocação dos pesos nas máquinas da sala de musculação, corrigindo posturas erradas, ensinando os exercícios a serem executados.
Os acadêmicos do curso de Educação Física tem sido responsáveis pelo funcionamento das aulas sob a orientação da professora coordenadora do projeto, vinculados a projetos de ensino do curso ou voluntariamente.
As aulas são realizadas 2 vezes por semana atendendo cerca de 90 idosos.
O projeto é dividido em dois eixos: a) atividades de musculação com aulas de 60 minutos, sendo 25 minutos de trabalho aeróbio em bicicleta e 30 minutos de exercícios de força e 5 minutos finais com exercícios de flexibilidade e coordenação motora; b) atividades de estimulação cognitiva com aulas de 60 minutos, onde são realizados jogos de atenção e concentração, leitura de textos e posterior realização de tarefas relacionados a memória e interpretação dos mesmos e prática de jogos sensoriais.
Como a maioria dos idosos já apresentam algum declínio das capacidades físicas e cognitivas, existe a necessidade de que muitas pessoas auxiliem na realização das atividades/exercícios, prevenindo quedas, auxiliando na colocação dos pesos nas máquinas da sala de musculação, corrigindo posturas erradas, ensinando os exercícios a serem executados.
Os acadêmicos do curso de Educação Física tem sido responsáveis pelo funcionamento das aulas sob a orientação da professora coordenadora do projeto, vinculados a projetos de ensino do curso ou voluntariamente.
Indicadores, Metas e Resultados
Semanalmente são realizados reuniões com os integrantes do projeto onde são efetuados debates, discussões e avaliações sobre acontecimentos que ocorreram nas aulas, além do planejamento das atividades a serem desenvolvidas pelo projeto.
Conforme a demanda dos idosos outras atividades são propostas e organizado por todos.
Além disto, periodicamente os idosos realizam bateria de testes para ser realizado um parecer diagnóstico e avaliando o tipo, a intensidade e a frequência do treinamento adotado.
Os temas mais relevantes e conflitantes são levados para o grupo de pesquisa vinculado ao projeto de extensão, o Grupo de Pesquisa e Estudos Sociológicos em Educação Física e Esporte -GPES, para debate e posterior averiguação.
Conforme a demanda dos idosos outras atividades são propostas e organizado por todos.
Além disto, periodicamente os idosos realizam bateria de testes para ser realizado um parecer diagnóstico e avaliando o tipo, a intensidade e a frequência do treinamento adotado.
Os temas mais relevantes e conflitantes são levados para o grupo de pesquisa vinculado ao projeto de extensão, o Grupo de Pesquisa e Estudos Sociológicos em Educação Física e Esporte -GPES, para debate e posterior averiguação.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIANA SCHULER CAVALLI | 49 | ||
AISHA VITORIA DOS SANTOS | |||
ALEIXO BRENOL BETIEMP FILHO | |||
ALEXANDRE VOHLBRECHT DE SOUZA | |||
AMINE CABRAL RICARDO | |||
ANA LAURA HENNICKA | |||
ANDRIO ARAUJO FARIAS | |||
ANITA DA SILVA CRIZEL | |||
ARTHUR CRESPO DA SILVA | |||
AUGUSTO CARRICONDE SIMOES | |||
BEATRIZ RODRIGUES VARGAS | |||
BERNARDO KOLLING LIMBERGER | 8 | ||
BRUNA COELHO AZAMBUJA | |||
BRUNA DE OLIVEIRA FARIAS | |||
BRUNA LANGLOIS TILLMANN | |||
BRUNO ALVARO VIEIRA GUALBERTO | |||
BRUNO GALHO BRAGA | |||
BRUNO VEIGA GUTERRES | |||
CRISTIÉLI DA CUNHA OLIVEIRA | |||
CRISTOPHER DE SOUZA RODRIGUES | |||
DAIANE CRIZEL | |||
DAUANE DA SILVA DE MOURA | |||
DHOMINIQUE ANTUNES LEAL WESTPHAL | |||
DIEGO DE HOLLEBEN CAMOZZATO FADRIQUE | |||
EDUARDA BALDEZ DE OLIVEIRA | |||
EMILY PORTO TELESCA | |||
ERICA CONTREIRA DUARTE | |||
EVANDRO ROLDAO GREVINELI | |||
FABÍOLA SEGÚ COPELLO | |||
FELIPE REINHARDT CARVALHO | |||
FELIPE XAVIER CAMPOS | |||
FILIPE BERSCH DORING | |||
Flávia Nunes Weirich | |||
GABRIEL CORRÊA APRIGIO | |||
GABRIEL GUADALUPE BARCELOS OLIVEIRA | |||
GABRIEL MOURA PEREIRA | |||
GABRIEL TIMM KNABACH | |||
GERMANO BRAGA REZENDE | |||
GIULIA PINHEIRO GARCIA | |||
GUILHERME DA SILVA MAGALHAES | |||
GUSTAVO BASTOS BATALHA | |||
GUSTAVO SOARES UNTICESKI | |||
Giovana da Silva Colpo | |||
HENRIQUE GEISS DOS REIS | |||
HÍGOR FORTES DA FONSECA | |||
ISABELI FAHL BIERHALS | |||
ISMAYLI FERNANDES BARBOSA | |||
JESSICA MUNHOZ FONSECA | |||
JOAO CRUZ DOS SANTOS DOS SANTOS | |||
JOAO GABRIEL CORRAL DE AVILA | |||
KAROLINE DA SILVA DUARTE | |||
KEREN DA SILVA AGOSTINHO | |||
LARA BENGOCHÊA RAMOS | |||
LARA ROSA ASSO | |||
LETICIA SAYURI SUMIDA GUIMARAES | |||
LIVIA SANTOS DE AVILA | |||
LIZANDRO PICH FONSECA | |||
LUCA SCHULER CAVALLI | |||
LUIS CARLOS LOPES JUNIOR | |||
LUISA SCHEUNEMANN OSSANES | |||
LUIZA ZAVALIK CASTRO | |||
LUÃ DE ALMEIDA GONCALVES | |||
Leandra Nathalia Kneip Ortiz | |||
MAIARA COIMBRA DA ROSA | |||
MARCELO COZZENSA DA SILVA | 12 | ||
MARCELO OLIVERA CAVALLI | 2 | ||
MARCUS VINÍCIUS DIAS GODINHO | |||
MARIA ALICE HERRMANN GULARTE | |||
MARIA EDUARDA MENDES PEREIRA | |||
MARIA EDUARDA PEIL LEMOS | |||
MARIA EDUARDA RODRIGUES RIBEIRO | |||
MARIA VIANNA TERENZI | |||
MARILIA FARIAS DA SILVA | |||
MATEUS MOTA FERNANDES | |||
MATHEUS DE LIMA WEEGE | |||
MATHEUS DIAS DA SILVA | |||
MATHEUS HENRIQUE CAMPOS HERSBERG | |||
MATHEUS PINTO RODALES | |||
MAURO LORENZATO NOBRE | |||
MICHELE MANDAGARA DE OLIVEIRA | 8 | ||
MOISES BORGES FERREIRA | |||
MURIEL TONELLI DAS NEVES | |||
Millen Gabrielle da Silva Reis | |||
Millen Gabrielle da Silva Reis | |||
NEWMAR MACHADO FERNANDES | |||
OTHAVIO NIZOLLI DA ROSA | |||
PATRICK BORGES FONSECA | |||
PÂMELA SILVA CARDOZO | |||
RAFAEL DUQUIA DA SILVA | |||
RICARDO DOS SANTOS ALT | |||
RODRIGO DE LIMA DA CRUZ | |||
RODRIGO DE SOUZA SIGALLES | |||
ROSALINE DUARTE FERREIRA | |||
SCHEILA TAIS DE ALMEIDA | |||
SUED GARCEZ PEDROSO | |||
SYLVIA VENSKE MACEDO | |||
VITORIA CUNHA MADRUGA | |||
VITORIA LEONARDA DA SILVEIRA RODRIGUES | |||
WENDEL BENTO BORGES | |||
YURI ROBERTO CHURA |