Nome do Projeto
Curso de Aperfeiçoamento em Gestão da Educação Especial na perspectiva Inclusiva
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
08/08/2022 - 30/04/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
Atendendo o proposto pela Diretoria de Educação Especial, do Ministério da Educação, propomos o curso de “Gestão da Educação Especial e Educação Inclusiva”, desenvolvido em três módulos, a fim de que a discussão dos aspectos que envolvem o Atendimento Educacional Especializado sob a perspectiva dos gestores, visando a construção de ambientes educacionais inclusivos, acessíveis e que possibilite a verdadeira inclusão dos sujeitos. Assim, o curso propõe, em toda a sua extensão, a realização de atividades teóricopráticas como relações entre os conceitos trabalhados nos módulos. Neste curso, são propostos revisão de conceitos e práticas para o Atendimento Educacional Especializado, às singularidades e desafios para o ensino remoto e presencial, o desenho universal da aprendizagem e o trabalho colaborativo para inclusão na sala de aula, a identificação, avaliação e planejamento das intervenções pedagógicas no AEE, assim como a criação de materiais e recursos adaptados. Salienta-se que estes diferentes módulos se dão em consonância com as demais atividades específicas dos módulos propostas pelos professores formadores, quais sejam, estudos teóricos, atividades a distância, chats e bate-papos sobre as temáticas trabalhadas. Entende-se que, assim, o curso não se resumirá a oferecer subsídios informativos, mas a estabelecer relações teórico-práticas que se traduzam nos cotidianos das escolas. Assim, o curso pretende oportunizar a reflexão sobre as práticas gestoras frente à educação especial e inclusiva, visando a ampliação das perspectivas inclusivas, além da acessibilidade, mas também fornecer elementos que qualifiquem as práticas e atendimentos inclusivos, garantindo o processo de aprendizagem a todos, além de ampliar os conhecimentos acerca das ferramentas que auxiliem neste processo.

Objetivo Geral

Ofertar formação continuada para 650 professores da rede pública, preferencialmente que
atuem no AEE, professores de sala comum e gestores da educação básica em nível de
aperfeiçoamento, na área da Gestão da Educação Especial na perspectiva inclusiva, a qual
possibilite o planejamento, a construção e implementação de práticas educacionais
inclusivas.
Específicos:
- Capacitar os professores e gestores da educação básica sobre os aspectos gerais e
específicos da Educação Inclusiva possibilitando a implementação ou atualização das
práticas relacionadas à educação;
- Rever conceitos e práticas, subsidiando a melhor organização dos serviços de
Atendimento Educacional Especializado para alunos do público-alvo da Educação
Especial;
- Possibilitar a conceituação das deficiências e transtornos, suas causas, características e
percursos mentais para aprendizagem;
- Oportunizar aos gestores a construção de estratégias pedagógicas para o ensino remoto
na Educação Especial;
- Oportunizar aos gestores os conhecimentos do Desenho Universal da Aprendizagem e o
trabalho colaborativo para inclusão na sala de aula comum e o papel do AEE, que permitam
a concretização da inclusão numa perspectiva de qualidade, de sucesso e de avanço
educativo;
- Favorecer a caracterização de projetos inclusivos e emancipatórios das escolas, a partir
de propostas autônomas e locais que os referenciem;
- Compreender o processo de identificação, avaliação e planejamento das intervenções
pedagógicas no AEE;
- Possibilitar a construção de material didático que referencie as propostas e subsidie as
práticas posteriores ao curso;
- Possibilitar a reflexão sobre os referenciais teórico-práticos relacionados à educação
especial em um contexto de inclusão;
- Oportunizar a troca de saberes, experiências e materiai

Justificativa

Atendendo o proposto pela Diretoria de Educação Especial, do Ministério da
Educação, propomos o curso de “Gestão da Educação Especial e Educação Inclusiva”,
desenvolvido em três módulos, a fim de que a discussão dos aspectos que envolvem o
Atendimento Educacional Especializado sob a perspectiva dos gestores, visando a
construção de ambientes educacionais inclusivos, acessíveis e que possibilite a verdadeira
inclusão dos sujeitos.
Assim, o curso propõe, em toda a sua extensão, a realização de atividades teóricopráticas como relações entre os conceitos trabalhados nos módulos. Neste curso, são
propostos revisão de conceitos e práticas para o Atendimento Educacional Especializado,
às singularidades e desafios para o ensino remoto e presencial, o desenho universal da
aprendizagem e o trabalho colaborativo para inclusão na sala de aula, a identificação,
avaliação e planejamento das intervenções pedagógicas no AEE, assim como a criação de
materiais e recursos adaptados.
Salienta-se que estes diferentes módulos se dão em consonância com as demais
atividades específicas dos módulos propostas pelos professores formadores, quais sejam,
estudos teóricos, atividades a distância, chats e bate-papos sobre as temáticas
trabalhadas. Entende-se que, assim, o curso não se resumirá a oferecer subsídios
informativos, mas a estabelecer relações teórico-práticas que se traduzam nos cotidianos
das escolas.
Assim, o curso pretende oportunizar a reflexão sobre as práticas gestoras frente à
educação especial e inclusiva, visando a ampliação das perspectivas inclusivas, além da
acessibilidade, mas também fornecer elementos que qualifiquem as práticas e
atendimentos inclusivos, garantindo o processo de aprendizagem a todos, a

Metodologia

A formação será oportunizada através de atividades à distância, utilizando a
plataforma e-projetos/UFPEL para estudo, reflexão, construção e
acompanhamento dos processos desenvolvidos pelos sistemas e escolas de
educação básica na elaboração e concretização de propostas inclusivas:
- Seminários online;
- Vídeo-aulas;
- Aulas síncronas e assíncronas;
- Slides e vídeos informativos, postados na plataforma;
- Material instrucional com os aportes teóricos desenvolvidos nos módulos;
- Materiais complementares para ampliação e aprofundamento teórico das disciplinas;
- Resolução de problemas a partir de simulações do real;
- Investigação/reflexão por meio da criação, aplicação e análise de instrumentos de coleta
de dados;
- Realização de atividades de investigação e de ação nas escolas de atuação dos
cursistas;
- Encontros e debates propostos através de chat e salas de bate-papo;
- Postagem de tarefas para realização à distância;
- Estudo de textos, elaboração de resenhas e postagem de resumos críticos; e,
- Tutoria virtual.
- Para fomentar o estudo e as discussões, inicialmente será elaborado, pelos professores
pesquisadores, formadores e organizadores do curso material instrucional com indicações
de leituras para aprofundamento e ao final do curso, será produzido registro teórico-prático

Indicadores, Metas e Resultados

Será considerado satisfatório se o curso atender ao proposto nos objetivos e oportunizar formação qualificada para os 650 professores da rede pública de todo o brasil

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CLARISSA BERDETE BILHALVA
CLEISSON SCHOSSLER GARCIA
GIOVANA CÓSSIO RODRIGUEZ
LIDIANE BILHALVA RODRIGUES
MAXIMIRA ROCKEMBACK DA PORCIUNCULA
RITA DE CASSIA MOREM COSSIO RODRIGUEZ2
VERÔNICA PORTO GAYER

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