Nome do Projeto
Cineclube Cassiopeia
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
16/06/2017 - 21/12/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Comunicação
Linha de Extensão
Artes visuais
Resumo
Implementação e realização de Cineclube como uma forma de levar à comunidade pelotense filmes de animação em diversas técnicas, origens e autores, reconhecidos ou não do grande público. Curadoria, exibição e discussão de filmes, sextas-feiras (frequência quinzenal), com entrada franca.

Objetivo Geral

a) realizar a projeção de filmes de animação que não chegam nas salas de cinema comercial;
b) propiciar o acesso do público em geral a filmes de animação mediante sessões com entrada gratuita;
c) exercitar a formação de públicos para filmes de cinema de animação;
d) promover debates e textos reflexivos sobre aspectos sócio­culturais, políticos e técnicos a partir dos filmes assistido;
e) possibilitar a projeção de filmes de animação, em curta-metragem, pertencentes a filmografia brasileira.

Justificativa

O público que vai ao cinema ainda traz uma ideia geral que os filmes de animação são para o público infantil. Assim tem sido os filmes de animação com grandes bilheterias na salas comerciais, inclusive de Pelotas, com produções de estúdios americanos como a Disney, a Pixar, a Dreamworks e a Sony
Pictures. O Cineclube Cassiopeia surge como uma alternativa a limitação de distribuição e exibição de filmes em Pelotas, oportunizando o exercício de contemplar obras que não estrearam na cidade e a dialogar com o espectador que admira o cinema de animação pelas suas histórias e técnicas para além das propostas americanas massivamente apresentadas nas salas de cinema comercial. O público terá a chance de assistir diferentes filmografias e conhecer pessoas que também estarão dispostas a discutir obras que de alguma forma são ou serão relevantes na história do cinema de animação mundial.

Metodologia

a) Grupo de estudantes do curso de bacharelado em Cinema de Animação realizam reuniões, sob coordenação da profa. Carla Schneider, para definição dos filmes a serem projetados e sua relevâncias para este cineclube.
b) Os estudantes entram em contato com os representantes dos filmes para solicitar autorização para projeção.
c) Os estudantes promovem a divulgação as sessões e filmes
d) Realização de sessões nas sextas-feiras (turno da tarde) com frequência quinzenal, no Cine UFPel/PREC com posterior debate entre os organizadores e a plateia.
e) Os estudantes coletam assinaturas de participantes da plateia que sejam alunos dos cursos de cinema para que cada sessão também conste como horas em atividade complementar na formação acadêmica.

Indicadores, Metas e Resultados

A medição dos resultados obtivos está relacionada ao momento das sessões:
a) número de participantes da plateia: o aumento ou diminuição desse fator nos revela o nível de interesse pelos filmes de animação;
b) a produtividade do debate indica se a sessão (em especial do filme escolhido) pode trazer questões relevantes para a plateia inclusive quando ao repertório de filmes deste campo.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA MALHEIROS TRINDADE
ANDRE LUIS PORTO MACEDO1
CARLA SCHNEIDER2
FELIPPE SPONTON PERES
LUCAS HONORATO CORDEIRO CONTREIRAS TELES
PATRICK DA ROSA MIRANDA RODRIGUES

Página gerada em 26/04/2024 17:33:41 (consulta levou 0.142600s)