Nome do Projeto
Cine NEMuCS 3ª edição: cruzamento de fronteiras na ciência
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/09/2022 - 30/11/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Comunicação
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
Trata-se de um ciclo de exibição de filmes/documentários, seguida de debate acerca de assuntos pertinentes a diferentes áreas de conhecimento, tendo como pano de fundo essencial a relação ciência e sociedade.

Objetivo Geral

Propor discussões aprofundadas sobre a relação entre ciência e sociedade, motivadas pela produção cinematográfica que, de alguma maneira, se acerca de questões atinentes ao subtema específico desta edição, a saber, "cruzamento de fronteiras na ciência".

Justificativa

O entendimento acerca das relações entre ciência e sociedade vem ocupando, na contemporaneidade, os mais diferentes horizontes de interesse. Tal fato se deve à necessidade cada vez mais premente de conscientização e instrumentalização no escopo de uma sociedade atravessada pela 'ratio' científica e tecnológica, que se materializa não só como elemento estratégico de desenvolvimento - em amplo sentido - , mas também, nas formas mais banais de inter-relações entre os sujeitos. De tal sorte, nossa proposta se justifica por trazer à baila tal realidade, objetivando o estabelecimento de um fórum de reflexões e debates travados de forma fundamentada, profunda, mas também - e por que não? - de maneira lúdica e fruitiva, por meio da linguagem artística própria do cinema. Considerando além do que já foi acima exposto, o projeto justifica ainda por intentar consolidar ainda mais o vínculo indispensável e essencial entre universidade e sociedade em geral, através do estabelecimento de um canal direto de comunicação com um público externo irrestrito, baseando-se na premissa fundamental de que não há afastamento possível, a não ser ideologicamente anunciado, entre os conhecimentos produzidos nos âmbitos da academia e do, assim chamado, senso comum.

Metodologia

Exibições de filmes/documentários, seguidas de discussões conduzidas por um debatedor convidado.

Indicadores, Metas e Resultados

- Fortalecer os canais diretos de comunicação entre universidade e sociedade em geral.
- Chamar atenção acerca da importância de se assumir uma consciência crítica e reflexiva sobre a relação ciência-sociedade.
- Consolidar-se como atividade contínua, que possa através deste mesmo formato, anualmente abordar temas de interesse do Núcleo de Estudos Sobre Museus, Ciência e Sociedade (NEMuCS).

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DANIEL MAURICIO VIANA DE SOUZA2
EDUARDA GABRIELA AGRELLO AVILA
LOREDANA MARISE RICARDO RIBEIRO4

Página gerada em 19/04/2024 17:40:55 (consulta levou 0.132622s)