Nome do Projeto
O acervo da Fototeca Memória da UFPel como fonte de pesquisas em memória e patrimônio, preservação e gestão de acervos fotográficos
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
12/09/2022 - 21/08/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
O projeto de pesquisa apresentado nas linhas abaixo, visa contribuir com os estudos sobre sistematização, salvaguarda e preservação de arquivos fotográficos históricos e ampliar a discussão para o contexto da produção das fotografias nativo-digitais a partir do acervo da Fototeca Memória da Universidade Federal de Pelotas. A Fototeca Memória da Universidade Federal de Pelotas está vinculada ao Departamento de Museologia, Conservação e Restauro do Instituto de Ciências Humanas da UFPel e tem como objetivo a preservação da memória visual da UFPel e prima pela disponibilização do acesso aos seus conteúdos de diversas formas, desde consulta local — compreendendo diversas ações, como exposições e catálogos —, até base de dados online, vislumbrando maior abrangência ao acervo. O objeto de estudo são as coleções fotográficas da Fototeca Memória da Universidade Federal de Pelotas, sobretudo a coleção proveniente da Coordenação de Comunicação Social da UFPel à qual foi se constituindo ao longo dos anos desde a sua inauguração em agosto de 1969. Além de contar com coleções das unidades fundadoras da UFPel, elencadas a seguir: Coleção Faculdade de Agronomia; Coleção Faculdade de Odontologia; Coleção Faculdade de Ciências Domésticas; Coleção Laneira Brasileira S. A. de Pelotas; Coleção Drª Clinéa Campos Langlois (referente a Faculdade de Odontologia); Coleção Anglo.

Objetivo Geral

Reunir, articular e ampliar a discussão sobre estudos acadêmicos de graduação e pós-graduação relativos à sistematização e preservação de acervos fotográficos em instituições de salvaguarda de coleções fotográficas, considerando a memória das instituições e a linearidade dos fatos ocorridos. Desenvolver estudos comparativos sobre processos e métodos de sistematização de acervos fotográficos considerando as especificidades das coleções fotográficas oriundas do processo analógico e as fotografias nativos-digitais. Averiguar as similaridades e diferenças nos processos de sistematização dessas coleções, sobretudo no tratamento da informação tendo como parâmetro o estudo de caso da Coleção CCS, a qual se constituiu a partir do processo analógico e migrou para o digital no início dos anos 2000. Construir uma narrativa visual dos fatos ocorridos desde a consolidação da Universidade, considerando as unidades fundadoras da UFPel e suas respectivas coleções fotográficas.

Justificativa

Estudos relativos à fotografia e memória que considerem significância para a salvaguarda de documentos fotográficos e, portanto, contribuam para preservação da história da UFPel insere esse projeto de pesquisa no campo de sistematização de acervos fotográficos conectando a construção de narrativas por meio da visualidade inerente ao registro fotográfico. E é nesse campo de estudo que o acervo fotográfico da Fototeca Memória da UFPel confere e reflete a multiplicidade de tempos e vozes da Universidade Federal de Pelotas que podem contribuir para uma compreensão maior da estruturação e consolidação da Universidade inserida na região sul do Brasil. Pesquisas oriundas desse inestimável acervo fotográfico parece ser uma boa maneira de analisar a memória da UFPel inserida no contexto nacional e os fenômenos relativos à consolidação do ensino público superior no país.
E nesse aspecto pesquisar os processos de sistematização de acervos fotográficos conectando as ações de sistematização de acervos fotográficos e a construção de narrativas por meio da visualidade que esse projeto de pesquisa prima por contribuir com a inesgotável compreensão do documento fotográfico aliando reflexões sobre fotografia e memória.
Ademais, este estudo poderá contribuir para a inesgotável compreensão intrínseca do documento fotográfico com memória, não necessariamente no tempo em que ele foi gerado, nem mesmo para o fim ou propósito de sua produção, mas no tempo em que se dá a ele um uso, no tempo estendido e no contínuo processo de significados oportunizados por sua essência memorial.

Metodologia

A metodologia empregada para o desenvolvimento desse projeto, está baseada nos princípios da sistematização de acervos fotográficos, os quais preconizam as ações de guarda, preservação e acesso aos conteúdos gerados. Para tal consideram-se teóricos que desenvolvem estudos e práticas cuja produção está inserida no campo de atuação desse projeto de pesquisa, entre os quais no campo dos acervos históricos Sérgio Burgi e no campo dos acervos nativos-digitais Millard Schisler, ambos do Instituto Moreira Salles (IMS). E em ambos os casos, os referidos autores desenvolvem pesquisa e prática sobre fotografias sobretudo no que se refere a gestão dos acervos institucionais.
Portanto, a metodologia será baseada no estudo de caso com base comparativa sobre os processos de sistematização de coleções fotográficas analógicas e nativo-digitais pertencentes a instituições que tenham como finalidade salvaguardar a memória das instituições. De caráter qualitativo, exploratório e documental iconográfico, tal metodologia será oportunizada pelo acesso direto às fontes, ou seja, as coleções fotográficas pertencentes à Fototeca.


Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se com esse projeto contribuir para a produção de estudos acadêmicos relacionados a temática de fotografia, memória e gestão de acervos fotográficos. Estimular a participação de estudantes de graduação e pós-graduação em eventos acadêmicos e a produção textual e publicações tais como: resumos, resumos expandidos, textos completos em anais e artigos. Além de oportunizar por meio das coleções fotográficas ali existentes o desenvolvimento de outros projetos de pesquisa vinculados a Fototeca, abrangendo desde a iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA MENSCH ELTZ
ANA LUIZA MULLER CHAGAS
CARLA ROSANE RIBEIRO DE PAULA
CLÁUDIA DA SILVA NOGUEIRA
DARLENE VILANOVA SABANY
ENY INACIO MACHADO
FRANCISCA FERREIRA MICHELON7
HENRIQUE AVILA VIANNA
JOSSANA PEIL COELHO
KATIA HELENA RODRIGUES DIAS10
LAIANA PEREIRA DA SILVEIRA
LIVIA TAVARES CAMPELLO
LUCAS ZUCHOSKI CEGLINSKI
MIRELLA MORAES DE BORBA12
MIRELLA MORAES DE BORBA8
NATHALIA DA SILVA BENITO
RAYZA ROVEDA ATAIDES
SILVANA DE FATIMA BOJANOSKI2
TALITA MARIA MALTA SOARES MARCILIO

Página gerada em 24/04/2024 22:55:14 (consulta levou 0.184551s)