Nome do Projeto
O acervo da Fototeca Memória da UFPel como fonte de pesquisas em memória e patrimônio, preservação e gestão de acervos fotográficos
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
12/09/2022 - 23/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
O projeto de pesquisa apresentado nas linhas abaixo, visa contribuir com os estudos sobre sistematização, salvaguarda e preservação de arquivos fotográficos históricos e ampliar a discussão para o contexto da produção das fotografias nativo-digitais a partir do acervo da Fototeca Memória da Universidade Federal de Pelotas. A Fototeca Memória da Universidade Federal de Pelotas está vinculada ao Departamento de Museologia, Conservação e Restauro do Instituto de Ciências Humanas da UFPel e tem como objetivo a preservação da memória visual da UFPel e prima pela disponibilização do acesso aos seus conteúdos de diversas formas, desde consulta local — compreendendo diversas ações, como exposições e catálogos —, até base de dados online, vislumbrando maior abrangência ao acervo. O objeto de estudo são as coleções fotográficas da Fototeca Memória da Universidade Federal de Pelotas, sobretudo a coleção proveniente da Coordenação de Comunicação Social da UFPel à qual foi se constituindo ao longo dos anos desde a sua inauguração em agosto de 1969. Além de contar com coleções das unidades fundadoras da UFPel, elencadas a seguir: Coleção Faculdade de Agronomia; Coleção Faculdade de Odontologia; Coleção Faculdade de Ciências Domésticas; Coleção Laneira Brasileira S. A. de Pelotas; Coleção Drª Clinéa Campos Langlois (referente a Faculdade de Odontologia); Coleção Anglo.
Objetivo Geral
Reunir, articular e ampliar a discussão sobre estudos acadêmicos de graduação e pós-graduação relativos à sistematização e preservação de acervos fotográficos em instituições de salvaguarda de coleções fotográficas, considerando a memória das instituições e a linearidade dos fatos ocorridos. Desenvolver estudos comparativos sobre processos e métodos de sistematização de acervos fotográficos considerando as especificidades das coleções fotográficas oriundas do processo analógico e as fotografias nativos-digitais. Averiguar as similaridades e diferenças nos processos de sistematização dessas coleções, sobretudo no tratamento da informação tendo como parâmetro o estudo de caso da Coleção CCS, a qual se constituiu a partir do processo analógico e migrou para o digital no início dos anos 2000. Construir uma narrativa visual dos fatos ocorridos desde a consolidação da Universidade, considerando as unidades fundadoras da UFPel e suas respectivas coleções fotográficas.
Justificativa
Estudos relativos à fotografia e memória que considerem significância para a salvaguarda de documentos fotográficos e, portanto, contribuam para preservação da história da UFPel insere esse projeto de pesquisa no campo de sistematização de acervos fotográficos conectando a construção de narrativas por meio da visualidade inerente ao registro fotográfico. E é nesse campo de estudo que o acervo fotográfico da Fototeca Memória da UFPel confere e reflete a multiplicidade de tempos e vozes da Universidade Federal de Pelotas que podem contribuir para uma compreensão maior da estruturação e consolidação da Universidade inserida na região sul do Brasil. Pesquisas oriundas desse inestimável acervo fotográfico parece ser uma boa maneira de analisar a memória da UFPel inserida no contexto nacional e os fenômenos relativos à consolidação do ensino público superior no país.
E nesse aspecto pesquisar os processos de sistematização de acervos fotográficos conectando as ações de sistematização de acervos fotográficos e a construção de narrativas por meio da visualidade que esse projeto de pesquisa prima por contribuir com a inesgotável compreensão do documento fotográfico aliando reflexões sobre fotografia e memória.
Ademais, este estudo poderá contribuir para a inesgotável compreensão intrínseca do documento fotográfico com memória, não necessariamente no tempo em que ele foi gerado, nem mesmo para o fim ou propósito de sua produção, mas no tempo em que se dá a ele um uso, no tempo estendido e no contínuo processo de significados oportunizados por sua essência memorial.
E nesse aspecto pesquisar os processos de sistematização de acervos fotográficos conectando as ações de sistematização de acervos fotográficos e a construção de narrativas por meio da visualidade que esse projeto de pesquisa prima por contribuir com a inesgotável compreensão do documento fotográfico aliando reflexões sobre fotografia e memória.
Ademais, este estudo poderá contribuir para a inesgotável compreensão intrínseca do documento fotográfico com memória, não necessariamente no tempo em que ele foi gerado, nem mesmo para o fim ou propósito de sua produção, mas no tempo em que se dá a ele um uso, no tempo estendido e no contínuo processo de significados oportunizados por sua essência memorial.
Metodologia
A metodologia empregada para o desenvolvimento desse projeto, está baseada nos princípios da sistematização de acervos fotográficos, os quais preconizam as ações de guarda, preservação e acesso aos conteúdos gerados. Para tal consideram-se teóricos que desenvolvem estudos e práticas cuja produção está inserida no campo de atuação desse projeto de pesquisa, entre os quais no campo dos acervos históricos Sérgio Burgi e no campo dos acervos nativos-digitais Millard Schisler, ambos do Instituto Moreira Salles (IMS). E em ambos os casos, os referidos autores desenvolvem pesquisa e prática sobre fotografias sobretudo no que se refere a gestão dos acervos institucionais.
Portanto, a metodologia será baseada no estudo de caso com base comparativa sobre os processos de sistematização de coleções fotográficas analógicas e nativo-digitais pertencentes a instituições que tenham como finalidade salvaguardar a memória das instituições. De caráter qualitativo, exploratório e documental iconográfico, tal metodologia será oportunizada pelo acesso direto às fontes, ou seja, as coleções fotográficas pertencentes à Fototeca.
Portanto, a metodologia será baseada no estudo de caso com base comparativa sobre os processos de sistematização de coleções fotográficas analógicas e nativo-digitais pertencentes a instituições que tenham como finalidade salvaguardar a memória das instituições. De caráter qualitativo, exploratório e documental iconográfico, tal metodologia será oportunizada pelo acesso direto às fontes, ou seja, as coleções fotográficas pertencentes à Fototeca.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se com esse projeto contribuir para a produção de estudos acadêmicos relacionados a temática de fotografia, memória e gestão de acervos fotográficos. Estimular a participação de estudantes de graduação e pós-graduação em eventos acadêmicos e a produção textual e publicações tais como: resumos, resumos expandidos, textos completos em anais e artigos. Além de oportunizar por meio das coleções fotográficas ali existentes o desenvolvimento de outros projetos de pesquisa vinculados a Fototeca, abrangendo desde a iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AMANDA MENSCH ELTZ | |||
ANA LUIZA MULLER CHAGAS | |||
CARLA ROSANE RIBEIRO DE PAULA | |||
CLÁUDIA DA SILVA NOGUEIRA | |||
DARLENE VILANOVA SABANY | |||
ENY INACIO MACHADO | |||
FLORA COELHO JEROZOLIMSKI | |||
FRANCISCA FERREIRA MICHELON | 7 | ||
JOSSANA PEIL COELHO | |||
KATIA HELENA RODRIGUES DIAS | |||
LAIANA PEREIRA DA SILVEIRA | |||
LILIA WALTZER RODRIGUES | |||
LIVIA TAVARES CAMPELLO | |||
LUCAS ZUCHOSKI CEGLINSKI | |||
MIRELLA MORAES DE BORBA | 12 | ||
MIRELLA MORAES DE BORBA | 8 | ||
NATHALIA DA SILVA BENITO | |||
RAYZA ROVEDA ATAIDES | |||
RAYZA ROVEDA ATAIDES | |||
SILVANA DE FATIMA BOJANOSKI | 2 | ||
TALITA MARIA MALTA SOARES MARCILIO |