Nome do Projeto
A comida que alimenta o corpo e promove a inclusão social: A experiência das compras institucionais no restaurante escola da UFPel
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
31/08/2022 - 30/08/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
Trata-se de projeto que analisa a questão dos mercados institucionais dentro do contexto do que se conhece como redes agroalimentares alternativas, cuja dinâmica se mostra frontalmente distinta à lógica mercantil pautada na suposta lei da oferta-demanda. Esse tipo de mercado inclui as políticas públicas ligadas à questão da segurança alimentar. Situa-se na interface entre agricultura familiar, cooperação agrícola, extensão rural e desenvolvimento territorial. O caso das compras institucionais de produtos agrícolas pela UFPel para a elaboração se refeições é um caso exemplar desse tipo de pesquisa na medida em que se baseia na experiência de eliminação das distâncias materiais e simbólicas entre produção e consumo.

Objetivo Geral

Analisar a experiência das compras institucionais de alimentos

Justificativa

A fome e a insegurança alimentar se incrementaram nos últimos três anos, não somente em virtude do esvaziamento das políticas públicas nesse âmbito, como também pelos efeitos da pandemia do Covid-19 que impactou fortemente sobre o consumo mas especialmente sobre a produção. No caso em apreço o olhar se volta para o caso específico da agricultura familiar na área de influência da UFPel. Estudar essa realidade ganha uma importância transcendental sob o ponto de vista social, econômico, ambiental e territorial.

Metodologia

A natureza do problema de pesquisa e os objetivos que estabelecemos demandam o uso de uma metodologia plural, envolvendo tanto instrumentos de caráter quantitativo, como no caso de questionários estruturados aplicados junto à comunidade universitária que frequenta o RE-UFPel, bem como de caráter qualitativo, compreendendo a realização de entrevistas em profundidade com base em roteiro semiestruturado que alterna questões abertas e fechadas. No último caso trata-se de aferir o ponto de vista das pessoas implicadas nessa dinâmica, sejam elas agricultores, gestores, mas, sobretudo, dos atores que participam da estrutura de governança que rege o seu funcionamento. Os dados quantitativos serão armazenados em banco de dados (planilhas eletrônicas) e analisados posteriormente através de software estatístico (SPSS). No caso das entrevistas, a primeira operação corresponde à sua transcrição, seguida da organização do material segundo a natureza e condição do entrevistado, a organização de categorias e o cruzamento das informações para que se proceda à análise e inferência quanto ao seu conteúdo

Indicadores, Metas e Resultados

a) Uma atualização do estado da arte da dinâmica das redes agroalimentares alternativas, incluindo um amplo inventário das principais contribuições e produções científicas surgidas ao longo dos próximos três anos.
b) Construção de um quadro atualizado das estratégias de atuação das cooperativas de agricultura familiar no extremo sul do Brasil face o impacto provocado pela redução dos apoios públicos e da situação trazida pela pandemia do Covid-19.
c) Realização de entrevistas com dirigentes cooperativistas, produtores e produtoras de alimentos que atuam no âmbito das redes agroalimentares alternativas do extremo sul do Brasil.
d) Fortalecimento do processo de internacionalização dos programas em que atuo a partir das redes construídas, das orientações compartilhadas e da geração de publicações em coautoria.
e) Apresentação de resultados da pesquisa em eventos realizados dentro e fora do Brasil.
f) Trazer novas contribuições ao estudo sobre itinerários de construção da qualidade no âmbito da agricultura familiar no sul do Brasil e em países mediterrâneos.
g) Orientação de uma tese de doutoramento e dissertações de mestrado (02) relacionadas com o objeto da pesquisa durante o período do próximo triênio.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CLÁUDIO RENÊ GARCIA DE SOUZA
FLAVIO SACCO DOS ANJOS2
RONEL MERVIL

Página gerada em 27/04/2024 23:38:06 (consulta levou 0.282166s)