Nome do Projeto
Terminologia da Libras: Coleta e Registro de Sinais-termo da área de medicina veterinária em Libras
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
16/08/2022 - 07/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O presente projeto se insere nos estudos linguísticos da Libras mas principalmente na linha da terminologia da Libras, vinculado com a tese de doutorado de Martins (2018), autora que também coordenará o atual projeto. A tese se propôs a coletar e registrar sinais-termo já em uso da área da psicologia, desta forma se relaciona pois fará uso da mesma metodologia de coleta e registro dos dados aplicada a área da medicina veterinária.

Objetivo Geral

O projeto tem como objetivo principal documentar os sinais-termo utilizados por discentes surdos do curso de medicina veterinária no contexto acadêmico e atuação clínica.


Justificativa

Este projeto se deu pela falta de registro de sinais-termo da área da Medicina Veterinária. Esta realidade foi evidenciada no ingresso de uma aluna surda no curso de Medicina Veterinária da UFPEL, a qual procurou a professora responsável por este projeto para orientar na pesquisa e registro de sinais da área. Isto foi motivado pela busca de uma padronização dos sinais utilizados nas aulas e a necessidade de disseminação entre os acadêmicos surdos, de cursos relacionados, de outras universidades brasileiras, através de uma plataforma digital de livre acesso.

Metodologia

A área de terminologia da Libras ainda é recente, estando em desenvolvimento várias linhas de pesquisa relacionadas a assuntos específicos. Muitos alunos surdos ingressam na universidade e encontram dificuldades diárias com estudo de certas temáticas por não encontrarem registro de sinais em Libras dos seus cursos.

Este projeto não segue a metodologia de glossário, mas sim a divulgação em plataformas digitais. Cada trabalho terminológico (dicionário, vocabulário, glossário) precisa de uma metodologia adaptada às particularidades da área em estudo.Isso não significa que cada trabalho exija uma metodologia única, pois é possível adaptar metodologias já circunscritas e traçadas às necessidades do trabalho a ser feito (BRAGA, 2010).

A proposta deste projeto é coletar e registrar sinais-termo a partir de informantes surdos, acadêmicos do curso de Medicina Veterinária. A coleta desses sinais será acompanhada por uma equipe da área da linguística e terminologia da Libras, com experiência na pesquisa de termos científicos em Libras. Além disso, a validação dar-se-á por grupos de juízes, constituído por profissionais da área da veterinária. Os sinais-termo coletados seguirão para o registro em fichas terminológicas, de acordo com modelo de Martins (2018), as quais serão posteriormente publicadas em plataformas digitais.



A seguir, explicitaremos as etapas da pesquisa

Construção da Equipe de pesquisadores para organização das etapas do projeto, composta de alunos surdos dos cursos de Medicina Veterinária, veterinários surdos, linguistas e terminologistas surdos e tradutores intérpretes de Libras e Língua Portuguesa que atuam no curso de Medicina Veterinária.
Estudo dos conceitos relacionados à pesquisa terminológica em Libras - constituição da fundamentação teórica do estudo a ser realizado.
Coleta de sinais-termo através de redes sociais, dicionários impressos e digitais, internet e mídias em geral.
Discussão conceitual e linguística acerca do banco de dados construído e sobre as formas de padronização do mesmo.
Registro dos sinais-termo em fichas terminológicas de acordo com o modelo de Martins (2018).
Registro em vídeo dos sinais-termo coletados.
Publicação em plataformas digitais para livre acesso.

Indicadores, Metas e Resultados

A participação dos colaboradores no projeto possibilitará o desenvolvimento do mesmo, promovendo a realização de uma investigação voltada às áreas da medicina veterinária. Somado a isso, o projeto contará com a área da Tecnologias que, através de uma ferramenta online será possível divulgar os sinais-termo, facilitando o acesso e servindo de apoio aos veterinários bilíngues, acadêmicos surdos, profissionais e tradutores e interpretes da área de medicina veterinária.
De forma geral, este projeto busca apoiar a divulgação dos sinais-termo, bem como contribuir para o acesso e comunicação das pessoas que utilizam a Libras, sejam acadêmicos do Curso de Medicina Veterinária, tradutores e intérpretes de Libras, bem como profissionais da área de Medicina Veterinária.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
FRANCIELLE CANTARELLI MARTINS4
Luanna Sayonara de Souza Guimarães
MAYARA IZADORA SOUSA FREIRE OLIVEIRA
Mylena Barreto Chan

Página gerada em 28/03/2024 13:27:00 (consulta levou 0.123206s)