Nome do Projeto
Terapia ocupacional para o recovery: práticas integrativas e complementares
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/09/2022 - 31/08/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Saúde
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
As práticas integrativas e complementares (PICs) consistem em tratamentos com base em recursos terapêuticos, a partir de conhecimentos milenares, com fins de prevenção de diferentes adoecimentos, inclusive mentais. A Terapia Ocupacional pode utilizar as PICs na promoção e prevenção em saúde mental orientadas pela noção de recovery (Davidson, 2016). As PICS servem como um dispositivo de acolhimento, considerando as especificidades de cada pessoa e sua história de vida, no intuito de contemplar suas múltiplas identidades e necessidades subjetivas. Podem contemplar uma ressignificação na concepção acerca das vivências psíquicas e emocionais, de modo a ultrapassar perspectivas que se baseiem exclusivamente em leituras biomédicas e psiquiátricas (Muniz et al, 2021).

Objetivo Geral

Promover formação e ofertar atendimentos em PICs.

Justificativa

A Política Nacional de Práticas Integrativas e complementares (PNPIC) foi aprovada através da Portaria nº 971 de 3 de maio de 2006, que passou a oferecer gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde – SUS 29 tipos de procedimentos identificados como PICs.
A Terapia Ocupacional TO) tem o uso das PICs regulamentada pela Resolução número 491, 20 de outubro de 2017.
A OMS (2021) tem orientado os países desde 2013 para implantar politicas e práticas comunitárias orientadas pelo recovery, que dialogam com as PICs e a TO.

Metodologia

Formação teórico-prática das técnicas de PICsv para a comunidade de Pelotas e região, bem como atendimentos ofertados pelo Serviço Escola de Terapia Ocupacional para promoção e prevenção em saúde mental.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se formar pessoas para práticar as PICs e ampliar o acesso dessas técnicas para a comunidade de Pelotas e região, melhorando as condições de saúde mental.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRYELLE SOUZA DE AVILA
ELLEN CRISTINA RICCI32
IVANA CARVALHO FABIANI
LARISSA GOUVEA SOARES
LETÍCIA SABOIA DA SILVA32
LUCIARA DE SOUZA LEMES
MARCELLA VIGLIONI TERRA
SIMONE DA CUNHA COELHO
TAIANE DA SILVA ROSA
THABATA MARIA HUGO DE MOTA
VITÓRIA BARRETO DIAS DE OLIVEIRA

Página gerada em 25/04/2024 11:04:35 (consulta levou 0.138025s)