Nome do Projeto
Projeto de Revitalização do Museu Gruppelli
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
02/01/2017 - 28/12/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Comunicação
Linha de Extensão
Patrimônio cultural, histórico e natural
Resumo
O Museu Gruppelli, localizado no 7º Distrito de Pelotas, foi formalmente inaugurado em outubro de 1998. Os primeiros contornos do Museu foram delineados pela população local, por um grupo de empreendedores patrimoniais que se ocupou da coleta de objetos significativos para a memória local., objetivando preservar os modos de vida da zona rural. O acervo do Museu compreende itens como a antiga cadeira de barbeiro local, fotografias, documentos, troféus do Grêmio Esportivo Boa Esperança, instrumentos agrícolas, utensílios domésticos, dentre outros. Em 2008, ano em que foi comemorado o décimo aniversário do Museu, houve uma forte demanda comunitária no sentido de revitalizá-lo. A comunidade solicitou apoio técnico-científico à Universidade Federal de Pelotas, por intermédio do Curso de Bacharelado em Museologia, visando a recuperação da exposição e a gestão técnico-científica das coleções. Foi criado, então, no mesmo ano, o projeto de Extensão "Revitalização do Museu Gruppelli, que funciona ininterruptamente desde esta data. Atualmente o projeto se desdobra em três principais frentes de trabalho: concepção e montagem de exposições temporárias; desenvolvimento de atividades educativas e culturais, sobretudo com o público idoso e infanto-juvenil; e a pesquisa do acervo por intermédio de estudo dos itens da coleção e coleta de depoimentos.
Objetivo Geral
Busca a inserção do Museu Gruppelli em um roteiro de museus etnográficos por meio de processos museológicos, incentivando o turismo rural e a preservação do patrimônio cultural, humano e natural. O trabalho tem um forte viés colaborativo, e em associação com moradores locais, busca promover a fortificação das identidades sociais e o fortalecimento das memórias coletivas.
Justificativa
O projeto possui vital relevância social, pois contribui com a ativação das memórias locais e o trabalho comunitário, processo este que reforça a ideia de autonomia da região e contribui com a edificação identitária da zona rural de Pelotas. Colabora, igualmente, para formação cidadã do educando e desvela o seu potencial para a pesquisa, materializado nos estudos desenvolvidos com enfoque no Museu e na presença em diversos eventos de divulgação científica
Metodologia
Em termos metodológicos, o projeto manterá as principais frentes de trabalho, que são: abertura do Museu, regularmente e por demanda. proposição de ações ações educativas e culturais, sobretudo com as instituições de ensino da região; concepção e montagem de exposições temporárias.
Indicadores, Metas e Resultados
Ações:
1. Abertura regular do Museu e por demanda espontânea. Meta: ampliar o acesso ao Museu e incentivar o turismo rural.
2. Concepção e Montagem de exposições temporárias: Meta: conceber e montar exposições seguindo a agenda do campo Museal, sobretudo a Semana Nacional de Museus e a Primavera de Museus. Meta: ampliar o acesso ao Museu pela comunidade local e aprimorar o turismo cultural.
3. Assembleias e reuniões de trabalho. Meta: intensificar o protagonismo dos moradores locais e simpatizantes do Museu.
4. Coleta de depoimento com idosos e moradores locais. Meta: aprimorar o potencial simbólico, memorial e patrimonial do acervo do Museu.
5. Concepção e execução de ações educativas. Meta: ampliar o acesso, sobretudo do público escolar e de grupos da terceira-idade.
1. Abertura regular do Museu e por demanda espontânea. Meta: ampliar o acesso ao Museu e incentivar o turismo rural.
2. Concepção e Montagem de exposições temporárias: Meta: conceber e montar exposições seguindo a agenda do campo Museal, sobretudo a Semana Nacional de Museus e a Primavera de Museus. Meta: ampliar o acesso ao Museu pela comunidade local e aprimorar o turismo cultural.
3. Assembleias e reuniões de trabalho. Meta: intensificar o protagonismo dos moradores locais e simpatizantes do Museu.
4. Coleta de depoimento com idosos e moradores locais. Meta: aprimorar o potencial simbólico, memorial e patrimonial do acervo do Museu.
5. Concepção e execução de ações educativas. Meta: ampliar o acesso, sobretudo do público escolar e de grupos da terceira-idade.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALEF FRANCO CALDEIRA | |||
ANA PAULA PAIVA DA CUNHA | |||
ANTONIO LUCIANO DA SILVA JÚNIOR | |||
CARLISTON LIMA RIBEIRO | |||
CHAYANE LISE FERNANDES DE SOUZA | |||
CLAUDETE GUILHERME DA ROSA | |||
CLOVIS RENATO HEINRICH DOS SANTOS | |||
Camilo Cechinel Fontana | |||
DAIANE LAGES FERREIRA | |||
DIEGO LEMOS RIBEIRO | 15 | ||
FABIO VERGARA CERQUEIRA | 2 | ||
GESSICA FABIANA DE SOUZA DORNELLES | |||
GILSON BARBOZA | |||
GIOVANI VAHL MATTHIES | |||
JOAO CARLOS DE ARAUJO CUNHA | |||
JOSÉ PAULO SIEFERT BRAHM | |||
JOSÉ PAULO SIEFERT BRAHM | 18 | ||
JOÃO MANOEL ACOSTA GOMES | |||
LILIA WALTZER RODRIGUES | |||
LOUIS MACEDO WOTTER | |||
LUANA DE AVILA SPAGIARI | |||
LUANA GONÇALVES DO ESPIRITO SANTO | |||
LUCAS DE SOUZA MACHADO | |||
LUIZA VITORIA DE SOUZA DUARTE DE DEUS | |||
Laís Braga Costa | |||
MARCOS ROBERTO SILVA DE SOUZA | |||
MARGALIS MENEZES BURGUÊZ | |||
MARGO MENEZES GOMES | |||
MARINA MONTEIRO NASCIMENTO | |||
MAURÍCIO ANDRÉ MASCHKE PINHEIRO | |||
MAURÍCIO ANDRÉ MASCHKE PINHEIRO | |||
Marcelo Lopes Lima | |||
NADIR FERREIRA BRANQUINHO TARANTI | |||
Paula Pereira Pinto | |||
RODRIGO SILVEIRA SOARES | |||
TACIANA ROCHA CASANOVA KURZ | |||
VITOR GAUDENCIO COELHO DA SILVA | |||
William Felipe Klug Behling | |||
YASMIN FERRARI DE QUEIROZ |