Nome do Projeto
Projeto de Revitalização do Museu Gruppelli
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
02/01/2017 - 28/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Comunicação
Linha de Extensão
Patrimônio cultural, histórico e natural
Resumo
O Museu Gruppelli, localizado no 7º Distrito de Pelotas, foi formalmente inaugurado em outubro de 1998. Os primeiros contornos do Museu foram delineados pela população local, por um grupo de empreendedores patrimoniais que se ocupou da coleta de objetos significativos para a memória local., objetivando preservar os modos de vida da zona rural. O acervo do Museu compreende itens como a antiga cadeira de barbeiro local, fotografias, documentos, troféus do Grêmio Esportivo Boa Esperança, instrumentos agrícolas, utensílios domésticos, dentre outros. Em 2008, ano em que foi comemorado o décimo aniversário do Museu, houve uma forte demanda comunitária no sentido de revitalizá-lo. A comunidade solicitou apoio técnico-científico à Universidade Federal de Pelotas, por intermédio do Curso de Bacharelado em Museologia, visando a recuperação da exposição e a gestão técnico-científica das coleções. Foi criado, então, no mesmo ano, o projeto de Extensão "Revitalização do Museu Gruppelli, que funciona ininterruptamente desde esta data. Atualmente o projeto se desdobra em três principais frentes de trabalho: concepção e montagem de exposições temporárias; desenvolvimento de atividades educativas e culturais, sobretudo com o público idoso e infanto-juvenil; e a pesquisa do acervo por intermédio de estudo dos itens da coleção e coleta de depoimentos.

Objetivo Geral

Busca a inserção do Museu Gruppelli em um roteiro de museus etnográficos por meio de processos museológicos, incentivando o turismo rural e a preservação do patrimônio cultural, humano e natural. O trabalho tem um forte viés colaborativo, e em associação com moradores locais, busca promover a fortificação das identidades sociais e o fortalecimento das memórias coletivas.

Justificativa

O projeto possui vital relevância social, pois contribui com a ativação das memórias locais e o trabalho comunitário, processo este que reforça a ideia de autonomia da região e contribui com a edificação identitária da zona rural de Pelotas. Colabora, igualmente, para formação cidadã do educando e desvela o seu potencial para a pesquisa, materializado nos estudos desenvolvidos com enfoque no Museu e na presença em diversos eventos de divulgação científica

Metodologia

Em termos metodológicos, o projeto manterá as principais frentes de trabalho, que são: abertura do Museu, regularmente e por demanda. proposição de ações ações educativas e culturais, sobretudo com as instituições de ensino da região; concepção e montagem de exposições temporárias.

Indicadores, Metas e Resultados

Ações:
1. Abertura regular do Museu e por demanda espontânea. Meta: ampliar o acesso ao Museu e incentivar o turismo rural.
2. Concepção e Montagem de exposições temporárias: Meta: conceber e montar exposições seguindo a agenda do campo Museal, sobretudo a Semana Nacional de Museus e a Primavera de Museus. Meta: ampliar o acesso ao Museu pela comunidade local e aprimorar o turismo cultural.
3. Assembleias e reuniões de trabalho. Meta: intensificar o protagonismo dos moradores locais e simpatizantes do Museu.
4. Coleta de depoimento com idosos e moradores locais. Meta: aprimorar o potencial simbólico, memorial e patrimonial do acervo do Museu.
5. Concepção e execução de ações educativas. Meta: ampliar o acesso, sobretudo do público escolar e de grupos da terceira-idade.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEF FRANCO CALDEIRA
CARLISTON LIMA RIBEIRO
CHAYANE LISE FERNANDES DE SOUZA
CLAUDETE GUILHERME DA ROSA
CLOVIS RENATO HEINRICH DOS SANTOS
Camilo Cechinel Fontana
DAIANE LAGES FERREIRA
DIEGO LEMOS RIBEIRO15
FABIO VERGARA CERQUEIRA2
GESSICA FABIANA DE SOUZA DORNELLES
GILSON BARBOZA
GIOVANI VAHL MATTHIES
JOAO CARLOS DE ARAUJO CUNHA
JOAO MANOEL ACOSTA GOMES
JOSÉ PAULO SIEFERT BRAHM
JOSÉ PAULO SIEFERT BRAHM14
LILIA WALTZER RODRIGUES
LOUIS MACEDO WOTTER
LUANA DE AVILA SPAGIARI
LUANA GONÇALVES DO ESPIRITO SANTO
LUCAS DE SOUZA MACHADO
LUIZA VITORIA DE SOUZA DUARTE DE DEUS
Laís Braga Costa
MARCOS ROBERTO SILVA DE SOUZA
MARGALIS MENEZES BURGUÊZ
MARGO MENEZES GOMES
MARINA MONTEIRO NASCIMENTO
MAURÍCIO ANDRÉ MASCHKE PINHEIRO
MAURÍCIO ANDRÉ MASCHKE PINHEIRO
Marcelo Lopes Lima
NADIR FERREIRA BRANQUINHO TARANTI
Paula Pereira Pinto
TACIANA ROCHA CASANOVA KURZ
VITOR GAUDENCIO COELHO DA SILVA
William Felipe Klug Behling
YASMIN FERRARI DE QUEIROZ

Página gerada em 26/04/2024 19:49:01 (consulta levou 0.190169s)