Nome do Projeto
Grupo de estudos em Bioquímica
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
12/09/2022 - 12/09/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas
Resumo
O aprendizado na disciplina de Bioquímica comumente não é uma tarefa fácil durante a formação universitária, muito em decorrência da necessidade de compreensão de muitos conceitos, da dificuldade no entendimento de mecanismos básicos e da complexidade dos eventos estudados. Assim, o reforço no ensino da Bioquímica através de atividades complementares e correlacionadas com a futura atuação profissional dos alunos torna esse processo mais interessante e dinâmico para os discentes. Este projeto de ensino visa encurtar essas lacunas, de maneira a permitir a ampliação de conhecimentos e desenvolvimento do protagonismo discente, com base na criação de argumentos, raciocínio lógico e interrelação entre a teoria da Bioquímica e a sua aplicação no cotidiano e atividade profissional.
Objetivo Geral
- Possibilitar a melhoria do ensino/aprendizagem do ensino de Bioquímica através da criação de grupos de estudo, utilizando artigos científicos/ pesquisas/vídeos/ casos clínicos como base para a solidificação de conceitos teóricos.
Justificativa
A disciplina de Bioquímica nos currículos tradicionais, apesar de ser apresentada com coerência e organização, normalmente é definida pelos estudantes como uma coleção de estruturas químicas e reações, dificilmente assimiladas e desintegradas de sua prática profissional. Apesar da sua inegável necessidade, há muito tempo que o ensino-aprendizagem da Bioquímica tem sido um desafio constante para alunos e professores. Os alunos muitas vezes apresentam dificuldades na compreensão do conteúdo exposto pelo professor. O professor, por sua vez, muitas vezes encontra dificuldades no estabelecimento de métodos que consigam atingir de maneira efetiva o aluno, mesmo usando formas diferentes de ensinar. Muitas vezes este processo encontra como dificuldades iniciais desmotivação de alunos e professores e vários outros problemas que estão dentro ou fora das salas de aula. A sensação do professor é de que o aluno não quer aprender e a sensação do aluno é de que ele é incapaz de aprender ou de que o professor não sabe ensinar, ocasionando, desta forma, um falso ensino e um falso aprendizado (MOURA, 2009). Porém quando relacionado estes fatos com o ensino da Bioquímica, especialmente para os cursos relacionados com a área da saúde, a incompreensão de determinados conteúdos apresenta relação direta com a formação dos profissionais egressos das Universidades. Se a Bioquímica está presente na grade curricular de todos os cursos relacionados com a área da saúde e biológicas, se é tão útil na vida de todos, por que existe tanta resistência em aprendê-la? Por que muitos alunos não gostam dela ou até mesmo sentem aversão por ela? Por que ela não é desafiadora e interessante aos alunos? Este motivo pode estar atrelado à forma de ensino expositivo, que muitas vezes ignora os recursos da curiosidade, da experimentação e da concretização. Entretanto, é possível encontrar uma alternativa para se pensar um possível caminho para solução, ou minimização, deste problema: O estabelecimento de relações é fundamental para que o aluno compreenda efetivamente os conteúdos pois, abordados de forma isolada, eles não se tornam uma ferramenta eficaz para resolver problemas e para a aprendizagem/construção de novos conceitos (FAVERO, 2011). FREIRE (1996) concordava com o estabelecimento de relações entre o que é ensinado e o que é vivido, entre teoria e prática: “O conhecimento não deve ser só transferido, também testemunhado e vivido, para que o aluno se envolva com motivação e eficácia”. Ensinar Bioquímica combinando pesquisa cientifica, teoria e atuação profissional é uma forma facilitada e diversificada de falar o mesmo conteúdo com percepções variadas, permitindo que o aluno construa a sua própria base de conhecimentos. Assim, percebe-se que o ensino tem que ser estruturado de forma que o aluno seja capaz de perceber de forma clara e objetiva a ligação entre teoria e prática. O professor deve procurar alternativas que relacionem os conteúdos com a realidade do aluno, pois dispensar o conhecimento prévio e a situação social que os alunos possuem é tornar inútil o que é ensinado. A ideia desse projeto, que visa a utilização de discussão de artigos científicos (e associação de metodologias ativas, como ensino baseado em problemas), em horário alternativo àquele das aulas teóricas e práticas da disciplina, como uma forma de consolidação de conhecimentos teóricos básicos, veio da busca em unir a parte funcional de algumas formas de ensino já trabalhadas e, ao mesmo tempo, poder dar uma resposta ao aluno das aplicações práticas da Bioquímica, envolvendo-o na execução de estudos práticos.
Metodologia
As atividades terão periodicidade semanal (1 hora) e será desenvolvida da seguinte forma:
1ª Etapa – Formação dos Grupos de estudo e dos tópicos a serem trabalhados;
2ª Etapa – Treinamento dos alunos na busca dos materiais a serem utilizados ( seleção de artigos, videos, outros materiais);
3ª Etapa – Execução –Discussão dos materiais selecionados, e estabelecimento de relação com conteúdos teóricos vistos em aula e também com a futura atividade profissional.
4ª Etapa – Análise – Avaliação das percepções dos alunos acerca do incremento de conhecimento, bem como avaliações do que foi coletado e observado pelo professor durante a execução do projeto.
1ª Etapa – Formação dos Grupos de estudo e dos tópicos a serem trabalhados;
2ª Etapa – Treinamento dos alunos na busca dos materiais a serem utilizados ( seleção de artigos, videos, outros materiais);
3ª Etapa – Execução –Discussão dos materiais selecionados, e estabelecimento de relação com conteúdos teóricos vistos em aula e também com a futura atividade profissional.
4ª Etapa – Análise – Avaliação das percepções dos alunos acerca do incremento de conhecimento, bem como avaliações do que foi coletado e observado pelo professor durante a execução do projeto.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se, como resultado da participação no grupo de estudos, que o discente aprofunde seus conhecimentos em Bioquímica e desenvolva a capacidade de aplicação da teoria em casos práticos, através da associação dos conhecimentos atualizados obtidos pelas publicações científicas e a atuação profissional. Almeja-se ainda estimular que os integrantes do grupo ,a partir dos estudos, sintam-se imbuídos a redigir artigos sobre os casos propostos e a produzir documentos de trabalho, com o intuito de colaborar com o debate e socialização do conhecimento. Associado a isso, a geração de pensamento crítico reflexivo, externada através de questionamentos e busca de material auxiliar para aprendizado também configura-se como resultado desejado.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANA CLARA DOS ANJOS ALVARENGA | |||
ANDRINE BECKER PETER | |||
ARTHUR GARCIA SATTE ALAM SOUZA | |||
BEATRIZ CORVELLO VITOLA PIZANI | |||
Dionessa Winter Leitzke | |||
EDUARDA PALUDO DAL POZZO | |||
FRANCIELI MORO STEFANELLO | 1 | ||
GABRIEL JUNKER DA ROSA OLIVEIRA | |||
ISADORA LEIVAS DA SILVA | |||
LETICIA LARA KUTER | |||
LUISA VIEIRA BECKER | |||
LUIZA RODRIGUES THUROW | |||
REJANE GIACOMELLI TAVARES | 4 | ||
ROSELIA MARIA SPANEVELLO | 1 | ||
SOFIA ALVES MACHADO |