Nome do Projeto
Disseminação e orientação sobre conteúdos e técnicas no LABSERG e NUMESA -Edição 6
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
07/09/2022 - 20/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
Um dos grandes desafios pedagógicos no âmbito dos cursos de Engenharia consiste no uso de instrumentos didáticos que permitam ao aluno vivenciar em laboratório condições iguais, ou pelo menos próximas, daquelas encontradas no cotidiano de trabalho. Aspectos como a identificação e estudo das condições de Ergonomia, Segurança e Acessibilidade são elementos nem sempre de fácil assimilação pelo aluno. Apesar da existência de software e de conteúdos teóricos consolidados no meio acadêmico, ainda assim, a experimentação do processo em uma condição próxima da realidade se torna um recurso imprescindível e eficaz para o aprendizado. Não obstante, os anos de 2020 e 2021, foram marcados pela pandemia do novo Coronavirus e da COVID-19, que trouxe um desafio complementar no que refere-se à manutenção do aprendizado em contextos com o ensino envolvendo a interação interpessoal. A partir de 2022, espera-se gradualmente voltar a fortalecer as atividades relativas ao ensino. Sendo assim, o projeto pretende alocar alunos de graduação para atuação direta em atividades de apoio ao desenvolvimento das disciplinas correlatas ao alcance do LABSERG e NUMESA, com foco na melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem. As ações se desdobram em frentes como aprimoramento e aplicação de protocolos de ensaio envolvendo os temas ruído, iluminação, conforto térmico e vibração; desenvolvimento e documentação procedimentos de atividades práticas usadas na retenção de conteúdo; realização de seminários e grupos de estudo com foco na disseminação e consolidação de conteúdos associados às áreas correlatas ao NUMESA e LABSERG.

Objetivo Geral

O presente projeto tem por objetivo alocar alunos de graduação para atuação direta em atividades de apoio à consolidação das disciplinas correlatas ao alcance do LABSERG e NUMESA, com foco na melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem.

Justificativa

Tendo em conta os pontos elencados nas considerações iniciais percebe-se a importância e necessidade da interação de alunos com o Laboratório de Segurança e Ergonomia (LABSERG), vinculado ao grupo de pesquisa NUMESA (Núcleo Multidisciplinar em Ergonomia, Segurança e Acessibilidade). Atualmente, o local demanda atividades associadas ao desenvolvimento das disciplinas de Ergonomia 1, Ergonomia 2, Engenharia do Trabalho e Segurança Industrial, com foco na melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem. Hoje os cursos de Engenharias no CEng possuem centenas alunos, dos quais aproximadamente 200 demandam constantemente atenção individual para assimilação e fortalecimento dos conteúdos em disciplinas como a Ergonomia 1-EP (72hs-50 vagas anuais), Ergonomia 2-EP (36hs-50 vagas anuais), Engenharia do Trabalho-EP (36hs-50 vagas anuais) Análise de Riscos e Prevenção de Acidentes (36hs-50 vagas anuais), Gestão de Projetos-EP (30hs-50 vagas anuais), Higiene e Segurança do Trabalho-Ceng (30hs-50 e Segurança Industrial (30hs-50 vagas anuais). Portanto, a realização de ações no formato proposto no projeto contribuirá para viabilizar a consolidação das disciplinas e seus conteúdos.

Metodologia

A metodologia de execução deste projeto consistirá:
Etapa 1 – Estudo, seleção e priorização das demandas críticas do laboratório e grupo de pesquisa;
Etapa 2 – Realização de seminários envolvendo temas correlatos ao LABSERG e NUMESA;
Etapa 3 – Construção de conteúdos úteis para as atividades de laboratório extra-classe;
Etapa 4 – Divulgar e promover o uso do espaço do laboratório em toda sua capacidade.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se com o projeto que as atividades propostas contribuam para o desenvolvimento de disciplinas, sobretudo na qualidade do processo de ensino-aprendizagem. Espera-se ainda que com este projeto seja possível contribuir no sentido de combater a reprovação, incentivar a retenção e evitar evasão nos cursos de Engenharias.
Cabe ressaltar que esta será a sexta edição do mesmo projeto, já realizado com sucesso em edições anteriores. Nos referidos casos, foram desenvolvidos diversos trabalhos que resultaram no aprimoramento e qualificação do processo de ensino-aprendizagem no LABSERG, através de atividades de caráter temporário e distintas das atividades de monitoria. Nesta edição pretende-se ampliar ainda mais os resultados já obtidos através do aprofundamento na realização de seminário de grupos de estudos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
EDUARDA LEITE POREPP
GABRIELA SEGATTO BERSCH
JEREMIAS ASAF DOS SANTOS BASSO
LUIS ANTONIO DOS SANTOS FRANZ9
Marco Antonio Garcez da Silva
RENATA HEIDTMANN BEMVENUTI9
SILVIO VIEIRA DE MELO JÚNIOR
TAIANE CAROLINE CANDIDO

Página gerada em 21/12/2024 12:04:04 (consulta levou 0.106956s)