Nome do Projeto
Literatura latino-americana escrita por mulheres no século XXI – narrativas e construção da memória latino-americana
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
30/09/2022 - 27/09/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
É possível recuperar a memória latino-americana através da narrativa escrita por mulheres no século XXI? Os romances parecem resguardar a construção de um tempo presente representativo e sintomático no âmbito literário e social. Há pouco material no Brasil sobre autoras contemporâneas e sobre as reflexões sobre a América Latina enunciadas pela mulher. Por outro lado, o tema apresenta um interesse crescente na busca pela pluralidade de vozes, na construção de uma história plural e na visão de América Latina na qual a mulher se veja representada. A partir disso, esta pesquisa parte do aprofundamento da questão latino-americana, da memória nacional inscrita na narrativa de ficção e na construção de uma história literária do século XXI pautada na visão da mulher narradora de romances contemporâneos.

Objetivo Geral

Geral
- desenvolver o estudo sobre as histórias literárias latino-americanas no século XXI, de modo a tratar da inscrição da literatura escrita por mulheres na memória nacional latino-americana.
Específicos
- Revisar fontes teóricas que sustentem uma reflexão sobre as diferenças de pensamento sobre a memória latino-americana inscrita na narrativa de ficção e sua contribuição à história da literatura;
- Proceder à leitura de textos literários produzidos por mulheres na América Latina do século XXI, identificando sua relação com a construção da memória do continente na contemporaneidade;
- Analisar questões linguísticas, culturais, territoriais e políticas nas narrativas provenientes de diversas nacionalidades em suas possíveis filiações;
- Contribuir para o crescimento da fortuna crítica da obra literária contemporânea escrita por mulheres.

Justificativa

Estudar a obra literária escrita por mulheres na contemporaneidade latino-americana assegura a construção de uma memória nacional e literária que garanta o espaço da mulher neste enunciado. Pensar a América Latina a partir da América Latina é um legado que nos cabe na academia no nosso século e, sendo a partir do enunciado da mulher, se reitera o período sem igual que vivemos neste início de século em que o mercado editorial, a produção de ficção e a pesquisa acadêmica evidenciam e asseguram esta perspectiva. E assim:

- sistematizar a diversidade de perspectivas de América Latina nas obras e nas diferentes nacionalidades que compõem este todo nada homogêneo do continente;
- propor-se a produzir ensaios sobre obras específicas que possam contribuir para a fortuna crítica das escritoras contemporâneas.
- formar redes de investigação sobre a literatura latino-americana contemporânea escrita por mulheres.

Metodologia

A pesquisa é de caráter bibliográfico articulando a literatura latino-americana escrita por mulheres no século XXI à história dessa literatura tradicionalmente marcada por silenciamentos. A construção da história da literatura do século XXI e a memória da América Latina serão temas analisados nas obras de ficção que compõem o corpus da pesquisa e em obras relativas a esta história, contexto e crítica.

Indicadores, Metas e Resultados

Ao longo dos doze meses primeiros meses serão feitas leituras, discussões e ampliação dos objetivos iniciais da pesquisa, aprofundando as possibilidades previstas. Espera-se como resultado:
- elaboração de ensaio teórico sobre o tema, na forma de artigos para publicação;
- construção de uma rede de pesquisa em que acadêmicos se reúnam em torno do tema
-divulgação de resultados parciais e finais em diversos meios e mídias, de alcance amplo e popular, assim como no meio acadêmico propriamente dito.
Após esse período, serão revistos os resultados e métodos, para a continuação dos propósitos iniciais.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE COELHO DA SILVA2
ANDRÉ LUIZ SALDANHA ANDRES
BRUNA DE CAMPOS SIMOES
CAMILE SCHULTZ SIEFERT
CARLA ARAUJO DE MACEDO NOGUEIRA
CARLOS RAFAEL BRAGA ALVES
CHAIANA LETICIA ELEUTERIO
DANIELE CAROLINE AGUIAR DOS SANTOS
DEBORA DA ROSA DIAS
EMANUELE CAMARGO VIEIRA
FABIANE SOUZA LEIVAS
FRANCINE NUNES DE SOUZA
JULIANA GARCIA LOPES
LARISSA CUNHA DA SILVA
LAUREN AIRES CORREA
LAVINIA MOREIRA LUCERO
LEANDRO GARCIA TAVARES
MARCELLE DA SILVA VON PFEIL RODRIGUES
ROBERTA SILVA SOHNE
SIMONE SANTOS DE SOUZA
STEPHANY DA SILVA PEREIRA
URUGUAY CORTAZZO GONZALEZ

Página gerada em 25/04/2024 05:19:49 (consulta levou 0.534298s)