Nome do Projeto
Aulas práticas de Química de Alimentos para o YouTube
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
03/10/2022 - 03/10/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Comunicação
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
O objetivo do projeto é difundir metodologias de experimentos e conhecimentos na área de Química de Alimentos para professores e alunos de escolas e universidades através da criação de vídeos para o YouTube. Para isso será realizada uma revisão da literatura e testes de experimentos referentes aos assuntos que serão abordados nos vídeos, como reações de carboidratos (reação de caramelização em condições ácidas e alcalinas, com açúcar redutor e não redutor, reação de Maillard em condições alcalinas), proteínas (desnaturação e agregação pelo efeito do sal, álcool, aquecimento e ácido), enzimas (atividade e controle das enzimas bromelina, catalase e polifenoloxidase), pigmentos (alteração da cor do pigmento antocianina em função da alteração do pH), dispersões (estabilidade de espumas), entre outros. Será produzido um vídeo por mês para ser postado em um canal do YouTube que será criado. A avaliação das atividades se dará através do número de visualizações dos vídeos. Espera-se que os vídeos obtenham grande número de visualizações a fim de auxiliar professores e alunos no estudo da Química de Alimentos.

Objetivo Geral

O objetivo do projeto é difundir metodologias de experimentos e conhecimentos na área de Química de Alimentos para professores e alunos de escolas e universidades através da criação de vídeos para o YouTube.

Justificativa

A extensão universitária é um processo educativo, cultural e científico, que envolve o ensino e a pesquisa de forma indissociável, possibilitando uma relação transformadora entre universidade e sociedade. Essa relação torna mais rico o processo pedagógico difundindo o saber com a participação da comunidade na vida acadêmica. Os frutos dessa ação podem ser colhidos não só pelos alunos, mas também pela comunidade, além de realimentar o ensino e ser fundamental para a pesquisa científica (CARNEIRO et al., 2011). Neste sentido, tem sido cada vez mais utilizados os canais digitais para a propagação de conhecimento para a comunidade.
A Química de Alimentos trata sobre a composição, as propriedades e as transformações químicas que os alimentos sofrem durante manipulação, processamento e armazenamento. Sendo estudado sobre a água, os carboidratos, as proteínas, as enzimas, os lipídeos, os sais minerais, as vitaminas e os pigmentos (DAMODARAN et al., 2010), em distintos níveis de formação desde o ensino fundamental até disciplinas específicas da formação superior ou de pós-graduação.
A aula prática constitui um importante recurso metodológico facilitador do processo de ensino-aprendizagem nas disciplinas. Através da experimentação, o conteúdo teórico é relacionado à prática, possibilitando o desenvolvimento da pesquisa e da problematização em sala de aula, despertando a curiosidade e o interesse do aluno. Além disso, transforma o estudante em sujeito da aprendizagem, possibilitando que o mesmo desenvolva habilidades e competências específicas (GOMES, 2019).
Com isso propõem-se com o projeto difundir metodologias de experimentos e conhecimentos na área de Química de Alimentos para professores e alunos de escolas e universidades, através da produção de vídeos para um canal no YouTube.

Metodologia

Preparação: será realizada uma revisão da literatura e testes de experimentos referentes aos assuntos que serão abordados nos vídeos, por exemplo, reações de carboidratos (reação de caramelização em condições ácidas e alcalinas, com açúcar redutor e não redutor, reação de Maillard em condições alcalinas), proteínas (desnaturação e agregação pelo efeito do sal, álcool, aquecimento e ácido), enzimas (atividade e controle das enzimas bromelina, catalase e polifenoloxidase, etc), pigmentos (alteração da cor do pigmento antocianina em função da alteração do pH), dispersões (estabilidade de espumas), entre outros.
Execução: serão produzidos vídeos com propostas de experimentos sobre os assuntos relatados e explicações das reações observadas.
Avaliação: a avaliação se dará através do número de visualizações dos vídeos em um canal que será criado para as postagens destes.

Indicadores, Metas e Resultados

Como meta pretende-se produzir um vídeo por mês.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAROLINE DELLINGHAUSEN BORGES2
MAICON RIBEIRO RODRIGUES

Página gerada em 17/04/2024 21:32:16 (consulta levou 0.131282s)