Nome do Projeto
As contribuições da pedagogia dos multiletramentos para o ensino-aprendizagem da oralidade em Língua Inglesa
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
15/10/2022 - 15/10/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O objetivo deste estudo é instrumentalizar e orientar licenciandos e futuros profissionais da área do ensino de línguas a respeito de como a pedagogia dos multiletramentros aliada ao uso das TDIC no contexto educacional podem embasar epistemologicamente e metodologicamente o ensino e a aprendizagem das habilidades de compreensão e de expressão oral em Língua Inglesa em seus futuros contextos de atuação profissional. Fundamentado nos estudos da Semiótica Social, Ensino e aprendizagem de oralidade em Língua Inglesa e Formação docente, esta pesquisa busca propor aos aprendizes em formação atividades pedagógicas de reflexão crítica e discussão, visando operacionalizar saberes mais aprofundados e específicos sobre as habilidades de compreensão e de expressão oral e sobre a pedagogia dos multiletramentos. Além disso, a pesquisa pretende estimular e orientar a prática docente de identificação e de análise crítica acerca das atividades de compreensão e de expressão oral propostas em repositórios impressos (materiais didáticos) e digitais (portais educacionais, web blogs, You tube, podcasts, dentre outros.). Por fim, este projeto visa propiciar o desenvolvimento de atividades pedagógicas que visem discutir e promover o uso efetivo de diferentes gêneros orais e digitais do cotidiano e do contexto acadêmico. Espera-se como resultado principal que a implementação da pedagogia dos multiletramentos aliada à utilização das TDIC durante o processo de formação inicial de professores em Língua Inglesa se configure como uma alternativa pedagógica efetiva e inovadora para o ensino-aprendizagem das habilidade de compreensão e de expressão oral.
Objetivo Geral
O objetivo principal deste estudo é instrumentalizar e orientar licenciandos e futuros profissionais da área do ensino de línguas a respeito de como a pedagogia dos multiletramentros aliada ao uso das TDIC no contexto educacional podem embasar epistemologicamente e metodologicamente o ensino e a aprendizagem das habilidades de compreensão e de expressão oral em Língua Inglesa em seus futuros contextos de atuação profissional (educação básica, ensino superior, cursos de idiomas, dentre outros).