Nome do Projeto
As contribuições da pedagogia dos multiletramentos para o ensino-aprendizagem da oralidade em Língua Inglesa
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
15/10/2022 - 15/10/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O objetivo deste estudo é instrumentalizar e orientar licenciandos e futuros profissionais da área do ensino de línguas a respeito de como a pedagogia dos multiletramentros aliada ao uso das TDIC no contexto educacional podem embasar epistemologicamente e metodologicamente o ensino e a aprendizagem das habilidades de compreensão e de expressão oral em Língua Inglesa em seus futuros contextos de atuação profissional. Fundamentado nos estudos da Semiótica Social, Ensino e aprendizagem de oralidade em Língua Inglesa e Formação docente, esta pesquisa busca propor aos aprendizes em formação atividades pedagógicas de reflexão crítica e discussão, visando operacionalizar saberes mais aprofundados e específicos sobre as habilidades de compreensão e de expressão oral e sobre a pedagogia dos multiletramentos. Além disso, a pesquisa pretende estimular e orientar a prática docente de identificação e de análise crítica acerca das atividades de compreensão e de expressão oral propostas em repositórios impressos (materiais didáticos) e digitais (portais educacionais, web blogs, You tube, podcasts, dentre outros.). Por fim, este projeto visa propiciar o desenvolvimento de atividades pedagógicas que visem discutir e promover o uso efetivo de diferentes gêneros orais e digitais do cotidiano e do contexto acadêmico. Espera-se como resultado principal que a implementação da pedagogia dos multiletramentos aliada à utilização das TDIC durante o processo de formação inicial de professores em Língua Inglesa se configure como uma alternativa pedagógica efetiva e inovadora para o ensino-aprendizagem das habilidade de compreensão e de expressão oral.
Objetivo Geral
O objetivo principal deste estudo é instrumentalizar e orientar licenciandos e futuros profissionais da área do ensino de línguas a respeito de como a pedagogia dos multiletramentros aliada ao uso das TDIC no contexto educacional podem embasar epistemologicamente e metodologicamente o ensino e a aprendizagem das habilidades de compreensão e de expressão oral em Língua Inglesa em seus futuros contextos de atuação profissional (educação básica, ensino superior, cursos de idiomas, dentre outros).
Justificativa
Atualmente, grande parte dos aprendizes pertence à Geração Z, dispondo de conhecimentos e fazendo uso constante de diversas ferramentas digitais tanto no contexto educacional quanto em práticas sociais cotidianas. Conforme aponta Oblinger (2003, p. 40), para esses aprendizes “o computador não é uma tecnologia, ele é parte de suas vidas”. Entretanto, mesmo dispondo de certos letramentos digitais, muitos estudantes que iniciam a carreira acadêmica afirmam que têm pouco conhecimento no que tange aos diversos modos de consumir, produzir e distribuir textos, proporcionados pela utilização das tecnologias.
A diversidade linguística e cultural aliada à contínua inserção de novos recursos tecnológicos no processo de ensino e de aprendizagem demandam do professor e dos aprendizes o desenvolvimento de diferentes letramentos que transcendam a visão mais tradicional, com foco na escrita e na leitura de textos e estudos da linguagem padrão (COPE e KALANTZIS, 2013), principalmente em vista dos múltiplos modos de linguagem (visual, gestual, aural, espacial, imagética, dentre outras) que são utilizados para representar as informações a partir das escolhas e dos interesses de quem às produz.
A pedagogia fundamentada nos multiletramentos se constitui em uma metodologia de ensino e de aprendizagem que visa contribuir com a diminuição das desigualdades sociais ao possibilitar aos aprendizes práticas que lhes possibilitem atuar de forma colaborativa e inovadora na resolução de problemas, sendo capazes de expressar pontos de vista e interagir efetivamente, de lidar com opiniões divergentes e de participar nas tomadas de decisões dos grupos sociais dos quais fazem parte.
Da mesma forma, é fundamental que se promova o acesso igualitário dos aprendizes as affordances proporcionadas pelas TDIC como forma de potencializar a democratização do acesso à diversidade linguística e cultural, ao conhecimento e ao letramento digital (LIESA-ÓRUS et al., 2020 e LOTHERINGTON e JENSON, 2011). No caso da oralidade, a utilização das TDIC no contexto pedagógico permite a interlocução dos aprendizes com outros aprendizes, com falantes nativos ou não provenientes de diferentes contextos socioculturais, o acesso a diversificados recursos de multimídia (podcasts, vídeos, aplicativos para gravação e edição de áudios e vídeos, aplicativos para a narração de estórias e poemas, para a (re)criação de cenas de filmes com imagens, clipes musicais, dentre outros).
Entretanto, no que tange ao processo de ensino e de aprendizagem da compreensão e da expressão oral os estudos ainda são relativamente pequenos, especialmente aqueles com foco no ensino superior. No Brasil, o rastreamento nos cinco periódicos mais conhecidos na área de Linguística Aplicada indicou a publicação de dez artigos que investigam essas duas habilidades.
Portanto, faz-se necessário uma investigação mais aprofundada a respeito do processo de ensino-aprendizagem da oralidade no contexto do ensino superior haja vista que o acesso cada vez maior às tecnologias digitais em diversos contextos sociais proporciona oportunidades de interação com outros falantes da língua e o contato com diferentes multimídias. Além disso, as TDIC possibilitam o acesso a diferentes gêneros orais autênticos e multimodais – podcasts, entrevistas, tutoriais, stand up, web conferência, debates, storytelling, dentre outros.
Nesse sentido, a pedagogia dos multiletramentos oportuniza a expansão do letramento tradicional haja vista que possibilita que a construção de sentidos sobre os gêneros orais e digitais ultrapasse a visão reducionista de forma padrão e conteúdo (COPE KALANTZIS, 2012), levando em consideração a diversidade linguística, social, cultural e ideológica que permeia a produção e a circulação desses textos na sociedade globalizada. Ademais, a pedagogia dos multiletramentos viabiliza o reconhecimento dos diferentes modos de linguagem que atuam conjuntamente e simultaneamente para materializar e legitimar os diferentes gêneros textuais que compõem os mais diversos contextos sociais (KRESS, 2011).
A diversidade linguística e cultural aliada à contínua inserção de novos recursos tecnológicos no processo de ensino e de aprendizagem demandam do professor e dos aprendizes o desenvolvimento de diferentes letramentos que transcendam a visão mais tradicional, com foco na escrita e na leitura de textos e estudos da linguagem padrão (COPE e KALANTZIS, 2013), principalmente em vista dos múltiplos modos de linguagem (visual, gestual, aural, espacial, imagética, dentre outras) que são utilizados para representar as informações a partir das escolhas e dos interesses de quem às produz.
A pedagogia fundamentada nos multiletramentos se constitui em uma metodologia de ensino e de aprendizagem que visa contribuir com a diminuição das desigualdades sociais ao possibilitar aos aprendizes práticas que lhes possibilitem atuar de forma colaborativa e inovadora na resolução de problemas, sendo capazes de expressar pontos de vista e interagir efetivamente, de lidar com opiniões divergentes e de participar nas tomadas de decisões dos grupos sociais dos quais fazem parte.
Da mesma forma, é fundamental que se promova o acesso igualitário dos aprendizes as affordances proporcionadas pelas TDIC como forma de potencializar a democratização do acesso à diversidade linguística e cultural, ao conhecimento e ao letramento digital (LIESA-ÓRUS et al., 2020 e LOTHERINGTON e JENSON, 2011). No caso da oralidade, a utilização das TDIC no contexto pedagógico permite a interlocução dos aprendizes com outros aprendizes, com falantes nativos ou não provenientes de diferentes contextos socioculturais, o acesso a diversificados recursos de multimídia (podcasts, vídeos, aplicativos para gravação e edição de áudios e vídeos, aplicativos para a narração de estórias e poemas, para a (re)criação de cenas de filmes com imagens, clipes musicais, dentre outros).
Entretanto, no que tange ao processo de ensino e de aprendizagem da compreensão e da expressão oral os estudos ainda são relativamente pequenos, especialmente aqueles com foco no ensino superior. No Brasil, o rastreamento nos cinco periódicos mais conhecidos na área de Linguística Aplicada indicou a publicação de dez artigos que investigam essas duas habilidades.
Portanto, faz-se necessário uma investigação mais aprofundada a respeito do processo de ensino-aprendizagem da oralidade no contexto do ensino superior haja vista que o acesso cada vez maior às tecnologias digitais em diversos contextos sociais proporciona oportunidades de interação com outros falantes da língua e o contato com diferentes multimídias. Além disso, as TDIC possibilitam o acesso a diferentes gêneros orais autênticos e multimodais – podcasts, entrevistas, tutoriais, stand up, web conferência, debates, storytelling, dentre outros.
Nesse sentido, a pedagogia dos multiletramentos oportuniza a expansão do letramento tradicional haja vista que possibilita que a construção de sentidos sobre os gêneros orais e digitais ultrapasse a visão reducionista de forma padrão e conteúdo (COPE KALANTZIS, 2012), levando em consideração a diversidade linguística, social, cultural e ideológica que permeia a produção e a circulação desses textos na sociedade globalizada. Ademais, a pedagogia dos multiletramentos viabiliza o reconhecimento dos diferentes modos de linguagem que atuam conjuntamente e simultaneamente para materializar e legitimar os diferentes gêneros textuais que compõem os mais diversos contextos sociais (KRESS, 2011).
Metodologia
Esta pesquisa, de cunho qualitativo, visa contribuir com a prática docente de professores, principalmente aqueles em formação inicial, propondo uma reflexão aprofundada sobre o processo de ensino-aprendizagem e desenvolvimento das habilidades de compreensão e de expressão oral em língua inglesa.
Conforme mencionado anteriormente, esta pesquisa fundamenta-se em referências bibliográficas sobre os preceitos teóricos da Semiótica Social, do Ensino e da aprendizagem da oralidade em Língua Inglesa e da Formação docente. Na etapa inicial do estudo, será realizado o levantamento da literatura prévia relacionada ao ensino-aprendizagem das habilidades de compreensão e de expressão oral e também aquelas pesquisas com foco na pedagogia dos multiletramentos. Será feito também um levantamento de recursos digitais grátis da Web que são utilizados para o desenvolvimento da oralidade em inglês. Na etapa seguinte, serão propostas aos aprendizes em formação atividades pedagógicas que visem estimular a discussão e a reflexão crítica acerca desses estudos, visando operacionalizar saberes mais aprofundados e específicos sobre essas habilidades e sobre a pedagogia dos multiletramentos. Posteriormente, serão elaborados critérios que possam auxiliar os professores em formação na identificação e análise das atividades de compreensão e de expressão oral disponibilizadas em repositórios impressos (materiais didáticos) e digitais (portais educacionais, web blogs, You tube, podcasts, dentre outros.). A seguir, serão desenvolvidas atividades pedagógicas centradas nas habilidades de compreensão e de expressão oral que visem discutir e promover o uso efetivo de diferentes gêneros orais e digitais do cotidiano e do contexto acadêmico. E, por fim, será elaborado um caderno didático digital (e-book) composto pelos estudos teóricos e pelas atividades pedagógicas desenvolvidas ao longo da realização do estudo.
Conforme mencionado anteriormente, esta pesquisa fundamenta-se em referências bibliográficas sobre os preceitos teóricos da Semiótica Social, do Ensino e da aprendizagem da oralidade em Língua Inglesa e da Formação docente. Na etapa inicial do estudo, será realizado o levantamento da literatura prévia relacionada ao ensino-aprendizagem das habilidades de compreensão e de expressão oral e também aquelas pesquisas com foco na pedagogia dos multiletramentos. Será feito também um levantamento de recursos digitais grátis da Web que são utilizados para o desenvolvimento da oralidade em inglês. Na etapa seguinte, serão propostas aos aprendizes em formação atividades pedagógicas que visem estimular a discussão e a reflexão crítica acerca desses estudos, visando operacionalizar saberes mais aprofundados e específicos sobre essas habilidades e sobre a pedagogia dos multiletramentos. Posteriormente, serão elaborados critérios que possam auxiliar os professores em formação na identificação e análise das atividades de compreensão e de expressão oral disponibilizadas em repositórios impressos (materiais didáticos) e digitais (portais educacionais, web blogs, You tube, podcasts, dentre outros.). A seguir, serão desenvolvidas atividades pedagógicas centradas nas habilidades de compreensão e de expressão oral que visem discutir e promover o uso efetivo de diferentes gêneros orais e digitais do cotidiano e do contexto acadêmico. E, por fim, será elaborado um caderno didático digital (e-book) composto pelos estudos teóricos e pelas atividades pedagógicas desenvolvidas ao longo da realização do estudo.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se que os estudos realizados durante a realização do projeto sobre a pedagogia dos multiletramentos aliada à utilização das TDIC e sua efetiva implementação a partir da elaboração de atividades pedagógicas de compreensão e de expressão oral contribua, principalmente, para que os licenciandos e futuros profissionais da área do ensino de línguas desenvolvam diferentes letramentos que transcendam a visão mais tradicional, com foco na escrita e na leitura de textos e estudos da linguagem padrão. Espera-se que esses diferentes letramentos que serão abordados colaborem para promover a motivação dos estudantes, propondo temáticas mais próximas de seu contexto real de atuação e como forma de explicitar e desenvolver estratégias de aprendizagem que visem aprimorar os conhecimentos linguístico-discursivos, a reflexão e criticidade dos aspectos sociais e culturais e a percepção dos diferentes modos de linguagem utilizados na interação, interpretação e negociação de significados.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
FLAVIA MEDIANEIRA DE OLIVEIRA | 4 | ||
MURILO SERREDEIRO DOS SANTOS |