Nome do Projeto
Adolescência Saudável
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
24/08/2022 - 24/08/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Infância e adolescência
Resumo
O Projeto Adolescência Saudável englobará ações de promoção da saúde e prevenção de doenças em adolescentes de Escolas do Ensino Fundamental e Médio da região sul do Estado do Rio Grande do Sul. Tem como finalidade incentivar os adolescentes adotarem medidas preventivas para o enfrentamento de doenças ocasionadas por microrganismos com alta transmissibilidade e infectantes, assim, conhecendo os meios pelos quais os adolescentes se expõe acredita-se que ao aplicá-las irão manterem-se com mais saúde e também transmitirem no convívio com amigos e familiares.
Objetivo Geral
Promover ações de saúde com os adolescentes e jovens mantendo-os ativos na construção de mudanças relacionadas aos aspectos de vulnerabilidade e exposição de doenças ou agravos em escolas municipais e estaduais da cidade de Pelotas (RS).
Justificativa
Considerando a adolescência conceituada a partir do enfoque biologista e psicológico têm sido limitados esse período da vida do desenvolvimento e crescimento como sendo problemático, desconsiderando-os, que são agentes transformadores que agem positivamente nas suas famílias, nas escolas que frequentam e nos grupos dos quais pertencem. Cabe, no entanto, aos profissionais da área da saúde e a sociedade em geral enxergar a importância dos adolescentes para as mudanças de paradigmas. Justifica-se a inserção de ações com adolescentes em escolas por ser um espaço bem ocupados por eles. E também é o lugar onde passam boa parte do dia, geralmente e em alguns casos permanecem nesse local, a escola, o dia inteiro. Por isso alunos e professores da área da saúde nesse ambiente torna-se relevante.
Metodologia
O projeto será realizado com estudantes adolescentes do Ensino Fundamental das Escolas municipais e estaduais do município de Pelotas (RS). As ações serão realizadas com as turmas a partir do oitavo ano do Ensino Fundamental por possuírem a maioria dos alunos na faixa etária dos 10 aos 19 anos. Inicialmente será realizado um encontro com a Secretaria de Educação para autorização do projeto. De posse da autorização, será comunicado às Escolas que aceitaram a implementação das ações propostas que serão realizadas por meio de palestras e oficinas. O assunto relaciona-se com a saúde do adolescente e abordará temas sobre diálogo dos adolescentes com os seus pais ou responsáveis, aspectos do crescimento e desenvolvimento do adolescente, sexualidade, gravidez indesejada, paternidade responsável, Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST),
Vírus da Imunodeficiência Adquirida (SIDA), depressão, Hipertensão Arterial Sistêmica, obesidade, anorexia, bulimia, uso irracional de medicamentos e a sensibilização sobre a importância das vacinas para adolescentes.
As temáticas serão desenvolvidas com a participação ativa dos adolescentes, por meio de oficinas, rodas de conversa, consultas e tarefas para serem desenvolvidas no domicílio e levar a experiência para o grupo de adolescentes
Vírus da Imunodeficiência Adquirida (SIDA), depressão, Hipertensão Arterial Sistêmica, obesidade, anorexia, bulimia, uso irracional de medicamentos e a sensibilização sobre a importância das vacinas para adolescentes.
As temáticas serão desenvolvidas com a participação ativa dos adolescentes, por meio de oficinas, rodas de conversa, consultas e tarefas para serem desenvolvidas no domicílio e levar a experiência para o grupo de adolescentes
Indicadores, Metas e Resultados
É esperado ao final do projeto que os adolescentes passem a colocar na prática cotidiana os ensinamentos ministrados, as oficinas realizadas e especialmente sensibilizarem-se para a continuidade do aprendizado, sendo agente proativos na Escola, na família consequentemente na comunidade onde vivem. Com o intuito de tornar as metas efetivas esperamos alcançar a compreensão e aprendizado em 80% dos assuntos abordados durante o ano letivo. Esta avaliação será feita ao final de cada atividade proposta. E na sociedade acredita-se na mudança entre cinco e dez anos com o crescimento dos adolescentes através das oportunidades e perspectiva de cada um, mas à medida que os adolescentes compreenderem a sua importância na sociedade haverá a mudança esperada que será menos gravidez indesejada, paternidade responsável, menos uso de drogas e de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e uso inteligente dos medicamentos. Enquanto as expectativas para os acadêmicos que participarão espera-se que sejam profissionais mais voltados para as áreas sociais, econômicos e políticos, não somente na sua especificidade da profissão.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIELE MEIRELLES DE CANTOS | |||
CAMILA BITTENCOURT RIBEIRO | |||
CELIA SCAPIN DUARTE | 6 | ||
FRANCIELE DA SILVA NACHTIGAL | |||
LUCIANO SANTOS GENTILINI | 1 | ||
MARIA CÂNDIDA PADILHA FERNANDES PEREIRA | |||
VERA LUCIA MENDIONDO OSINAGA |