Nome do Projeto
NEPEA - Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Acessibilidade
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/06/2017 - 31/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Tecnologia e Produção / Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão
Direitos individuais e coletivos
Resumo
O NEPEA - Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Acessibilidade - é formado por professores e alunos do Centro de Engenharias da UFPel e pesquisadores de outras instituições de ensino e tem a finalidade de desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão no âmbito da acessibilidade.
Objetivo Geral
Realizar atividades extensionistas - como cursos para profissionais e estudantes das áreas de Engenharia e Arquitetura - sobre práticas que considerem o parâmetros estabelecidos pela legislação brasileira de acessibilidade aos projetos de áreas livres (praças e parques) e edificações.
O objetivo geral do NEPEA - Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Acessibilidade é desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão no âmbito da acessibilidade. Ressalta-se que, para o desenvolvimento das atividades extensionistas do Núcleo, é necessário, também, o desenvolvimento de atividades de ensino - como a partir de grupos de estudo que trabalhem a legislação atual e produtos de tecnologia assistiva disponíveis no mercado - e de pesquisa - como atualização de conhecimentos acerca da legislação pertinente e de estudos de caso.
O objetivo geral do NEPEA - Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Acessibilidade é desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão no âmbito da acessibilidade. Ressalta-se que, para o desenvolvimento das atividades extensionistas do Núcleo, é necessário, também, o desenvolvimento de atividades de ensino - como a partir de grupos de estudo que trabalhem a legislação atual e produtos de tecnologia assistiva disponíveis no mercado - e de pesquisa - como atualização de conhecimentos acerca da legislação pertinente e de estudos de caso.
Justificativa
A ideia de criação do núcleo se justifica, pois há legislação vigente na área da acessibilidade e muitos profissionais da área de engenharia e arquitetura, na época de sua formação, esse conteúdo não era amplamente trabalhado pelos currículos dos cursos. Além disso, o Decreto-Lei Federal 5296 (2004) determina que a acessibilidade deve ser trabalhada no currículo dos cursos de arquitetura e engenharia.
Metodologia
Para o desenvolvimento das atividades previstas nesta proposta, vários métodos podem ser utilizados, tais como: passeio acompanhado (Dischinger, 2000), visita exploratória com preenchimento de informações em planilhas de acessibilidade, entrevistas com usuários e walktrhough.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se, a partir da realização das atividades, contribuir com a formação dos alunos matriculados nos cursos de engenharia e arquitetura desta Universidade, bem como das instituições localizadas na região sul do Brasil. Além disso, espera-se contribuir com projetos desenvolvidos por ministérios com o intuito de orientar e instruir profissionais já inseridos no mercado de trabalho.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AMANDA FERREIRA GARCIA | |||
CLARISSA CASTRO CALDERIPE MONTELLI | 2 | ||
DENIS TEIXEIRA FRANCO | 1 | ||
Douglas de Castro Brombilla | |||
HENRIQUE MARTIM DE MOURA | |||
ISABELA FERNANDES ANDRADE | 8 | ||
ITALO RODEGHIERO NETO | |||
JULIA BORN PUREZA | |||
KARINE DA SILVA DUMMER | |||
LUCAS BARBOSA DA SILVEIRA RODRIGUES | |||
LUIS ANTONIO DOS SANTOS FRANZ | 4 | ||
LÁZARO AIRES PEREIRA | |||
RAFAELLA CANEZ DE PINHO | |||
SAMANTA RIBEIRO DE ARAÚJO | |||
VANESSA GOULART DORNELES | |||
VICTOR HUGO SANTOS DE OLIVEIRA |