Nome do Projeto
NEPEA - Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Acessibilidade
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/06/2017 - 31/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Tecnologia e Produção / Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão
Direitos individuais e coletivos
Resumo
O NEPEA - Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Acessibilidade - é formado por professores e alunos do Centro de Engenharias da UFPel e pesquisadores de outras instituições de ensino e tem a finalidade de desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão no âmbito da acessibilidade.

Objetivo Geral

Realizar atividades extensionistas - como cursos para profissionais e estudantes das áreas de Engenharia e Arquitetura - sobre práticas que considerem o parâmetros estabelecidos pela legislação brasileira de acessibilidade aos projetos de áreas livres (praças e parques) e edificações.

O objetivo geral do NEPEA - Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Acessibilidade é desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão no âmbito da acessibilidade. Ressalta-se que, para o desenvolvimento das atividades extensionistas do Núcleo, é necessário, também, o desenvolvimento de atividades de ensino - como a partir de grupos de estudo que trabalhem a legislação atual e produtos de tecnologia assistiva disponíveis no mercado - e de pesquisa - como atualização de conhecimentos acerca da legislação pertinente e de estudos de caso.

Justificativa

A ideia de criação do núcleo se justifica, pois há legislação vigente na área da acessibilidade e muitos profissionais da área de engenharia e arquitetura, na época de sua formação, esse conteúdo não era amplamente trabalhado pelos currículos dos cursos. Além disso, o Decreto-Lei Federal 5296 (2004) determina que a acessibilidade deve ser trabalhada no currículo dos cursos de arquitetura e engenharia.

Metodologia

Para o desenvolvimento das atividades previstas nesta proposta, vários métodos podem ser utilizados, tais como: passeio acompanhado (Dischinger, 2000), visita exploratória com preenchimento de informações em planilhas de acessibilidade, entrevistas com usuários e walktrhough.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se, a partir da realização das atividades, contribuir com a formação dos alunos matriculados nos cursos de engenharia e arquitetura desta Universidade, bem como das instituições localizadas na região sul do Brasil. Além disso, espera-se contribuir com projetos desenvolvidos por ministérios com o intuito de orientar e instruir profissionais já inseridos no mercado de trabalho.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA FERREIRA GARCIA
CLARISSA CASTRO CALDERIPE MONTELLI2
DENIS TEIXEIRA FRANCO1
Douglas de Castro Brombilla
HENRIQUE MARTIM DE MOURA
ISABELA FERNANDES ANDRADE8
ITALO RODEGHIERO NETO
JULIA BORN PUREZA
KARINE DA SILVA DUMMER
LUCAS BARBOSA DA SILVEIRA RODRIGUES
LUIS ANTONIO DOS SANTOS FRANZ4
LÁZARO AIRES PEREIRA
RAFAELLA CANEZ DE PINHO
SAMANTA RIBEIRO DE ARAÚJO
VANESSA GOULART DORNELES
VICTOR HUGO SANTOS DE OLIVEIRA

Página gerada em 19/04/2024 17:22:56 (consulta levou 0.170810s)