Nome do Projeto
XXVI Semana Acadêmica da Meteorologia
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
05/09/2022 - 31/10/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
A Semana Acadêmica da Meteorologia (SAMET) é frequentemente organizada pelo Diretório Acadêmico do Curso e neste ano de 2022 contará com o apoio do Grupo PET em sua organização. A realização do evento conta também com o apoio da Coordenação do Colegiado do Curso, dos demais docentes da Faculdade de Meteorologia e ainda com a colaboração de outros discentes que voluntariamente colaboram na organização e realização do evento. A edição 2022 da SAMET retoma o formato presencial desta atividades acadêmica depois de interrupção imposta pela pandemia da COVID-19. Este evento construído pelos alunos desempenha um importante papel na vida acadêmica e desenvolvimento profissional do corpo discente da Faculdade de Meteorologia da UFPel. Essa importância fica evidenciada a partir da interação que o evento proporciona com diferentes áreas de conhecimento, colocando os alunos em contato direto com o mercado de trabalho, aproximando os futuros Meteorologistas de vivências profissionais.

Objetivo Geral

O objetivo geral da XXVI SAMet é proporcionar aos discentes o entendimento claro e objetivo da atuação de profissionais da Meteorologia no mercado de trabalho, com uma visão para além do operacional.

Justificativa

A XXVI SAMET é um evento que tem como principal objetivo a aproximação dos alunos da realidade do mercado de trabalho através de palestras, minicursos cursos e mesas redondas que agreguem conhecimentos relacionados às áreas de atuação da Meteorologia e complementem a formação dada em sala de aula. A profissão de Meteorologistas já se encontra amplamente conhecida no mercado de trabalho, mesmo assim, os alunos apresentam diversas dúvidas relacionadas às suas futuras atuações e as possibilidades que o mercado de trabalho apresenta. A aproximação que a XXVI SAMET se propõe a fazer com a iniciativa privada e também com órgãos públicos, estreitando estas relações, é de fundamental importância para a motivação dos futuros meteorologistas.

Metodologia

A XXVI Semana Acadêmica da Meteorologia está sendo organizada pelo diretório acadêmico do curso e pelo PET, contando com o apoio da coordenação e dos professores do curso de graduação.
A programação foi construída de forma a oportunizar o alinhamento das ações desenvolvidas no âmbito acadêmico com a atuação profissional dos palestrantes e ministrantes convidados.
O evento deverá contemplar a realização de palestras, apresentações de trabalhos científicos, minicursos, mesa redonda e consultas a comunidade acadêmica participante.
O evento será realizado no formato híbrido, com atividades realizadas presencialmente na Faculdade de Meteorologia - UFPel e algumas realizadas no formato virtual cujas transmissões ocorrerão através do link...

Indicadores, Metas e Resultados

- Espera-se que a XXVI SAMET possa contribuir para a formação dos alunos do curso de Meteorologia, muito além dos aspectos técnicos, mas também sociais, ambientais e acadêmicos.
- Espera-se que os profissionais Meteorologistas egressos da UFPel passem a ter maior visualização no mercado de trabalho e que as empresas que participarem do evento percebam e importância de um profissional com formação específica em meteorologia.
- Espera-se que os alunos compreendam e visualizem oportunidades profissionais nas mais diversas áreas de atuação do meteorologista e as habilidades necessárias e desejáveis para se inserir no mercado.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANA LESSA DE LESSA DE OLIVEIRA
ANA LUCIA DA SILVA NASCIMENTO
BEN HUR JUNIOR DA CRUZ FLORES
BIANCA BUSS MASKE
BIANCA COENTRO COUTINHO
BRUNA ROSSALES PERLEBERG
BRUNNO CARDOSO DA SILVA
BRUNO COELHO BULCÃO
BRUNO KABKE BAINY
BRUNO TORANI RUBINI
Bruno Lima Ribeiro Gularte
CASSIO DA SILVEIRA ANDRADE
CÁTIA CRISTINA BRAGA RODRIGUES NOGUEIRA
DIULIO PATRICK PEREIRA MACHADO
DÉBORA DE SOUZA SIMÕES2
EDUARDO HAX VIEIRA
EMANOELA DE BORTOLLI
ENZO FERNANDES GADDO
FABRICIO PEREIRA HARTER
FERNANDO PILÉ GOMES
FERNANDO RAFAEL BATISTA RIBEIRO JUNIOR
FRANCIELE DA COSTA TRASSANTE
Felipe Freitas Costa
GABRIEL DOS SANTOS SILVEIRA
GUILHERME STURBELLE DA SILVA
HENRIQUE NORNBERG DA SILVA
JENNIFER MORELES GARCIA
João Antonio Arriada Beskow
KEROLLYN ANDRZEJEWSKI DE OLIVEIRA
KETELYN FERRO BURGUES
LEONARDO CALVETTI
LUANA DA SILVA PORTUGAL
LUCIJACY PEREIRA JAVARINI
LUIZ ALBERTO DA COSTA MARCHIORI
Lucas Bandeira Dutra
MARCO ANTONIO FLORES DE MEDEIROS
MARCOS JEAN DA SILVA
MARGARETE CABREIRA DA ROCHA
MARIA EDUARDA PONTES DE MORAES
MARIA FERNANDA COSTA JASMIM
MARLON TOMASCHEWSKI
MATEUS DIAS NUNES
MELANY ESPINELLI ACOSTA
NATHAN CUNHA DE CAMARGO
RAFAEL LIBERO BUSCHINELLI MAGALHAES
RODRIGO MACHADO DE ANDRADE BARTELL DA CRUZ
RONALDO REIS CARDOSO JUNIOR
ROSE ANE PEREIRA DE FREITAS
SAMUEL HOSSER
SAMUEL IANNI PRIANTI
SOFIA SORIA GOMES DE MELLO AFFONSO
THAMIRES RAQUEL MARINHO E SILVA
VINICIUS GARCIA NUNES
VITOR CUSTODIO CASTILHO
VITORIA CUNHA NOBLE MOREIRA
YNARA AGUIAR CASTRO
YURI DA CRUZ BRIZOLARA
Élida Elouíse Paiva de Oliveira

Página gerada em 29/03/2024 11:37:07 (consulta levou 0.182416s)