Nome do Projeto
Avaliação quanti-qualitativa das preparações do cardápio e a percepção de alunos, de merendeiras e de responsável pela alimentação escolar, de uma escola estadual
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
08/09/2022 - 08/09/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
Trata-se de um estudo transversal descritivo de caráter qualitativo que tem como objetivo avaliar quanti-qualitativamente as preparações do cardápio da alimentação escolar e a percepção de alunos, merendeiras e responsáveis pela gestão da alimentação escolar, quanto aos aspectos qualitativos destas refeições. O estudo será realizado em uma instituição de ensino estadual da cidade de Pelotas/RS, e terá como público-alvo alunos do 5ª e 9º ano do ensino fundamental e 3ª ano do ensino médio, merendeiras e gestor da alimentação escolar. As variáveis a serem verificadas serão a quantidade e a qualidade das preparações do cardápio ofertado através do método AQPC-escola e a percepção dos atores institucionais citados acima por meio de questionário de impressões sobre qualidade das preparações servidas na alimentação escolar. As expectativas são de que a percepção seja positiva e que os cardápios estejam em concordância com o preconizado pelo Programa Nacional de Alimentação do Escolar para a faixa etária em estudo.
Objetivo Geral
Avaliar a qualidade das preparações do cardápio da alimentação escolar e a percepção de alunos, merendeiras e responsáveis pela gestão da alimentação escolar, quanto aos aspectos quanti-qualitativos destas refeições.
Justificativa
Com o objetivo de atrair a atenção para o tema e visando avaliar a percepção qualitativa bem como se as preparações sob a ótica quanti-qualitativa estão em conformidade com o preconizado pelo PNAE, o presente estudo pretende evidenciar o ponto de vista dos responsáveis pela alimentação escolar da Escola Estadual de Ensino Médio Santa Rita, das merendeiras e dos alunos do 5ª e 9º ano do ensino fundamental e 3ª ano do ensino médio.
Nesse contexto o trabalho poderá mostrar a ótica do gestor da alimentação escolar quanto ao que julga ser importante no que se refere a alimentação escolar oferecida aos alunos. Assim como identificar a percepção das merendeiras quanto as dificuldades encontradas no desenvolvimento da atividade laboral, a exemplo do preparo de alimentos e necessidade de modificação do cardápio proposto. E nesta mesma ótica, a visão dos alunos do 5ª e 9º ano do ensino fundamental e 3ª ano do ensino médio (SILVA, MARQUES, BONOMO et al., 2012), que consomem a alimentação escolar ofertada.
A importância do tema se dará a partir do momento que se consiga entender a percepção de cada um dos participantes do estudo, que comentará sobre a alimentação escolar e a qualidade desta, podendo assim colaborar para um espaço de debate científico, visando uma oferta de alimentação saudável sob o ponto de vista quanti-qualitativo e que atenda os objetivos do Programa PNAE, que visa propiciar à escolares uma alimentação balanceada, com alimentos variados e seguros, atendendo as necessidades nutricionais para cada faixa etária dos alunos, além de limitar a oferta de alimentos processados e ultraprocessados (BRASIL, 2019).
Nesse contexto o trabalho poderá mostrar a ótica do gestor da alimentação escolar quanto ao que julga ser importante no que se refere a alimentação escolar oferecida aos alunos. Assim como identificar a percepção das merendeiras quanto as dificuldades encontradas no desenvolvimento da atividade laboral, a exemplo do preparo de alimentos e necessidade de modificação do cardápio proposto. E nesta mesma ótica, a visão dos alunos do 5ª e 9º ano do ensino fundamental e 3ª ano do ensino médio (SILVA, MARQUES, BONOMO et al., 2012), que consomem a alimentação escolar ofertada.
A importância do tema se dará a partir do momento que se consiga entender a percepção de cada um dos participantes do estudo, que comentará sobre a alimentação escolar e a qualidade desta, podendo assim colaborar para um espaço de debate científico, visando uma oferta de alimentação saudável sob o ponto de vista quanti-qualitativo e que atenda os objetivos do Programa PNAE, que visa propiciar à escolares uma alimentação balanceada, com alimentos variados e seguros, atendendo as necessidades nutricionais para cada faixa etária dos alunos, além de limitar a oferta de alimentos processados e ultraprocessados (BRASIL, 2019).
Metodologia
6. Materiais e métodos
6.1 Caracterização do tipo de estudo, local e duração
O estudo do tipo transversal descritivo de caráter quanti-qualitativo será realizado com 180 alunos, do 5ª e 9º ano do ensino fundamental e 3ª ano do ensino médio, 5 merendeiras e 1 responsável pela gestão da alimentação escolar na Escola Estadual de Ensino Médio Santa Rita, na cidade de Pelotas-RS, durante 20 dias entre os meses de setembro e outubro de 2022.
6.2 Critérios de inclusão e exclusão
Critérios de inclusão: serem alunos do 5ª e 9ª ano do ensino fundamental e 3ª ano do ensino médio, merendeiras e gestor da alimentação escolar da Escola Estadual de Ensino Médio Santa Rita.
Critérios de exclusão: não serem alunos do 5ª e 9ª ano do ensino fundamental e 3ª ano do ensino médio, merendeiras e gestor da alimentação escolar no Instituto Estadual da Escola Estadual de Ensino Médio Santa Rita.
6.3 Avaliação quanti-qualitativa das preparações do cardápio
Trata-se de um estudo cujo instrumento de pesquisa será o cardápio mensal do almoço oferecido a 180 alunos, do 5ª e 9º ano do ensino fundamental e 3ª ano do ensino médio (duas turmas por série, sendo avaliados 30 alunos por turma), em período parcial, da escola estadual referida. Portanto será avaliado o cardápio de quatro semanas, totalizando 20 dias entre os meses de setembro e outubro de 2022.
A avaliação do cardápio será realizada por meio do método AQPC- Escola (VEIROS e MARTINELLI, 2012; VEIROS e PROENÇA, 2003) adaptado e de acordo com as recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira (BRASIL, 2014). Serão também consultadas fichas técnicas das preparações para coletar informações sobre o modo de preparo e os ingredientes utilizados, bem como a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO, 2011) e o rótulo dos alimentos industrializados, classificando as preparações de acordo com os critérios de avaliação do método AQPC, segundo Veiros e Proença (2003), Proença et al. (2005) e Veiros e Martinelli (2012).
Desta forma os alimentos serão avaliados de acordo com duas categorias, alimentos recomendados e os alimentos que devem ser controlados (Tabela 2, 3 e 4).
O cardápio será analisado por refeição, e na sequência de toda uma semana e finalmente de todas a 4 semanas. Para tanto o preenchimento de uma planilha (apêndice 1) deverá ser feito a partir da análise quanti-qualitativa dos alimentos que compõem as preparações, conforme a recomendação do método. A seguir deverá ser pontuado de acordo com o número de vezes que cada item aparece na semana (n) e fazer o percentual (%) de acordo com o número de dias analisados.
A partir do que pressupõe a Política Nacional de Alimentação e Nutrição - PNAN (2012), que apresenta como propósito, melhorar as condições de alimentação, nutrição e saúde, em busca da garantia da Segurança Alimentar e Nutricional da população brasileira, se estabeleceu que neste estudo a utilização da técnica de cocção no preparo de alimentos, a presença de frutas in natura, saladas; carnes e ovos; cereais, pães, massas e vegetais amiláceos; alimentos integrais; vegetais não amiláceos; leguminosas; Leite e derivados (Tabela 3) fossem consideradas aspectos positivos do cardápio e, sua distribuição percentual no cardápio, classificadas segundo Ygnatios et al. (2017) em: Ótimo”, Bom”, Regular”, Ruim” e Péssimo” (Tabela 5). Assim como preparações com açúcar adicionado e produtos com açúcar; presença de embutidos ou produtos cárneos industrializados; alimentos industrializados semiprontos ou prontos; enlatados e conservas; alimentos concentrados, em pó ou desidratados; cereais matinais, bolos e biscoitos; alimentos flatulentos e de difícil digestão; bebidas com baixo teor nutricional; preparação com cor similar na mesma refeição; frituras, carnes gordurosas e molhos gordurosos (Tabela 4), considerados aspectos negativos do cardápio e classificados de acordo com o disposto na Tabela 5.
6.4 Percepção quanti-qualitativa da alimentação escolar
O instrumento utilizado na pesquisa para verificar a percepção qualitativa será um questionário de impressões sobre qualidade das preparações do cardápio ofertados na alimentação escolar da Escola Estadual de Ensino Médio Santa Rita (Apêndice 2, 3 e 4).
6.5 Adequação do cardápio ao preconizado pelo PNAE
Para verificar a adequação do cardápio ofertado na alimentação escolar ao preconizado pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE serão observadas as considerações referentes à alunos do ensino fundamental e médio, em regime de período parcial (FNDE, 2013a) e que fazem uma única refeição na escola, como evidenciado a seguir:
Fornecimento de 20% das necessidades nutricionais diárias, quanto a macronutrientes, fibras, vitaminas (Vit. A e C) e os minerais cálcio, ferro, magnésio e zinco (FNDE, 2013b);
Quanto às calorias ingeridas: alunos do ensino fundamental (11 a 15 anos de idade) o valor de energia (Kcal) igual a 435 Kcal por dia e para alunos do ensino médio (16 a 18 anos de idade) o valor de energia igual a 500 Kcal por dia (FNDE, 2013b).
6.6 Aspectos Éticos
Para realização deste trabalho, antes de iniciar qualquer investigação, o projeto da pesquisa que conta com a carta de anuência do gestor responsável pela alimentação escolar (apêndice 5) e da Secretaria Estadual de Educação (apêndice 6) será submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa - CEP da UFPel. Este emitirá o Parecer Consubstanciado com base a Resolução 4662012, para a realização da pesquisa com pessoas jurídicas, com o título: Avaliação quanti-qualitativa das preparações do cardápio e a percepção de alunos, de merendeiras e de responsável pela alimentação escolar, de uma escola estadual. A partir da aprovação do projeto, todos os participantes, alunos maiores de idade e representantes legais dos alunos menores de idade, merendeiras e gestor da alimentação escolar, serão convidados a participar, para tanto será realizada uma reunião na instituição de ensino, onde serão expostos o objetivo e a metodologia a ser desenvolvida, bem como a forma de devolução dos resultados que se dará a partir de relatório. Na sequência todos os envolvidos após tomar ciência sobre os objetivos do trabalho irão assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido - TCLE, autorizando sua participação na pesquisa (apêndice 7), cabendo ainda considerar que os alunos menores de idade irão assinar o Termo de Assentimento Livre e Esclarecido- TALE (apêndice 8). É importante ressaltar que os resultados serão repassados a instituição na forma de relatório encaminhado ao corpo diretivo da Escola Estadual de Ensino Médio Santa Rita.
Cabendo ainda salientar que as pesquisas envolvendo seres humanos, conforme disposto Resolução 4662012, no item III.1.i, refere a previsão de procedimentos que assegurem a confidencialidade e a privacidade, a proteção da imagem e a não estigmatização dos participantes da pesquisa, garantindo a não utilização das informações em prejuízo das pessoas e/ou das comunidades, inclusive em termos de autoestima, de prestígio e/ou de aspectos econômico-financeiros; o que no caso deste projeto está previsto. Pois de acordo com o disposto no termo de consentimento e assentimento, os participantes cientificam que sua identidade permanecerá confidencial durante todas as etapas do estudo. Não menos importante observar que conforme o disposto na Resolução nº 466/12, artigo XI.2.f, o pesquisador deve manter os dados da pesquisa em arquivo, físico ou digital, sob sua guarda e responsabilidade, por um período de 5 anos após o término da pesquisa, ação que será praticada pelos pesquisadores envolvidos nesta pesquisa
6.7 Análise de dados
Os dados serão coletados e tabulados em planilha no Microsoft Excel®, e expressos em percentual, sendo os resultados apresentados através de gráficos, tabelas e/ou figuras.
6.1 Caracterização do tipo de estudo, local e duração
O estudo do tipo transversal descritivo de caráter quanti-qualitativo será realizado com 180 alunos, do 5ª e 9º ano do ensino fundamental e 3ª ano do ensino médio, 5 merendeiras e 1 responsável pela gestão da alimentação escolar na Escola Estadual de Ensino Médio Santa Rita, na cidade de Pelotas-RS, durante 20 dias entre os meses de setembro e outubro de 2022.
6.2 Critérios de inclusão e exclusão
Critérios de inclusão: serem alunos do 5ª e 9ª ano do ensino fundamental e 3ª ano do ensino médio, merendeiras e gestor da alimentação escolar da Escola Estadual de Ensino Médio Santa Rita.
Critérios de exclusão: não serem alunos do 5ª e 9ª ano do ensino fundamental e 3ª ano do ensino médio, merendeiras e gestor da alimentação escolar no Instituto Estadual da Escola Estadual de Ensino Médio Santa Rita.
6.3 Avaliação quanti-qualitativa das preparações do cardápio
Trata-se de um estudo cujo instrumento de pesquisa será o cardápio mensal do almoço oferecido a 180 alunos, do 5ª e 9º ano do ensino fundamental e 3ª ano do ensino médio (duas turmas por série, sendo avaliados 30 alunos por turma), em período parcial, da escola estadual referida. Portanto será avaliado o cardápio de quatro semanas, totalizando 20 dias entre os meses de setembro e outubro de 2022.
A avaliação do cardápio será realizada por meio do método AQPC- Escola (VEIROS e MARTINELLI, 2012; VEIROS e PROENÇA, 2003) adaptado e de acordo com as recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira (BRASIL, 2014). Serão também consultadas fichas técnicas das preparações para coletar informações sobre o modo de preparo e os ingredientes utilizados, bem como a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO, 2011) e o rótulo dos alimentos industrializados, classificando as preparações de acordo com os critérios de avaliação do método AQPC, segundo Veiros e Proença (2003), Proença et al. (2005) e Veiros e Martinelli (2012).
Desta forma os alimentos serão avaliados de acordo com duas categorias, alimentos recomendados e os alimentos que devem ser controlados (Tabela 2, 3 e 4).
O cardápio será analisado por refeição, e na sequência de toda uma semana e finalmente de todas a 4 semanas. Para tanto o preenchimento de uma planilha (apêndice 1) deverá ser feito a partir da análise quanti-qualitativa dos alimentos que compõem as preparações, conforme a recomendação do método. A seguir deverá ser pontuado de acordo com o número de vezes que cada item aparece na semana (n) e fazer o percentual (%) de acordo com o número de dias analisados.
A partir do que pressupõe a Política Nacional de Alimentação e Nutrição - PNAN (2012), que apresenta como propósito, melhorar as condições de alimentação, nutrição e saúde, em busca da garantia da Segurança Alimentar e Nutricional da população brasileira, se estabeleceu que neste estudo a utilização da técnica de cocção no preparo de alimentos, a presença de frutas in natura, saladas; carnes e ovos; cereais, pães, massas e vegetais amiláceos; alimentos integrais; vegetais não amiláceos; leguminosas; Leite e derivados (Tabela 3) fossem consideradas aspectos positivos do cardápio e, sua distribuição percentual no cardápio, classificadas segundo Ygnatios et al. (2017) em: Ótimo”, Bom”, Regular”, Ruim” e Péssimo” (Tabela 5). Assim como preparações com açúcar adicionado e produtos com açúcar; presença de embutidos ou produtos cárneos industrializados; alimentos industrializados semiprontos ou prontos; enlatados e conservas; alimentos concentrados, em pó ou desidratados; cereais matinais, bolos e biscoitos; alimentos flatulentos e de difícil digestão; bebidas com baixo teor nutricional; preparação com cor similar na mesma refeição; frituras, carnes gordurosas e molhos gordurosos (Tabela 4), considerados aspectos negativos do cardápio e classificados de acordo com o disposto na Tabela 5.
6.4 Percepção quanti-qualitativa da alimentação escolar
O instrumento utilizado na pesquisa para verificar a percepção qualitativa será um questionário de impressões sobre qualidade das preparações do cardápio ofertados na alimentação escolar da Escola Estadual de Ensino Médio Santa Rita (Apêndice 2, 3 e 4).
6.5 Adequação do cardápio ao preconizado pelo PNAE
Para verificar a adequação do cardápio ofertado na alimentação escolar ao preconizado pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE serão observadas as considerações referentes à alunos do ensino fundamental e médio, em regime de período parcial (FNDE, 2013a) e que fazem uma única refeição na escola, como evidenciado a seguir:
Fornecimento de 20% das necessidades nutricionais diárias, quanto a macronutrientes, fibras, vitaminas (Vit. A e C) e os minerais cálcio, ferro, magnésio e zinco (FNDE, 2013b);
Quanto às calorias ingeridas: alunos do ensino fundamental (11 a 15 anos de idade) o valor de energia (Kcal) igual a 435 Kcal por dia e para alunos do ensino médio (16 a 18 anos de idade) o valor de energia igual a 500 Kcal por dia (FNDE, 2013b).
6.6 Aspectos Éticos
Para realização deste trabalho, antes de iniciar qualquer investigação, o projeto da pesquisa que conta com a carta de anuência do gestor responsável pela alimentação escolar (apêndice 5) e da Secretaria Estadual de Educação (apêndice 6) será submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa - CEP da UFPel. Este emitirá o Parecer Consubstanciado com base a Resolução 4662012, para a realização da pesquisa com pessoas jurídicas, com o título: Avaliação quanti-qualitativa das preparações do cardápio e a percepção de alunos, de merendeiras e de responsável pela alimentação escolar, de uma escola estadual. A partir da aprovação do projeto, todos os participantes, alunos maiores de idade e representantes legais dos alunos menores de idade, merendeiras e gestor da alimentação escolar, serão convidados a participar, para tanto será realizada uma reunião na instituição de ensino, onde serão expostos o objetivo e a metodologia a ser desenvolvida, bem como a forma de devolução dos resultados que se dará a partir de relatório. Na sequência todos os envolvidos após tomar ciência sobre os objetivos do trabalho irão assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido - TCLE, autorizando sua participação na pesquisa (apêndice 7), cabendo ainda considerar que os alunos menores de idade irão assinar o Termo de Assentimento Livre e Esclarecido- TALE (apêndice 8). É importante ressaltar que os resultados serão repassados a instituição na forma de relatório encaminhado ao corpo diretivo da Escola Estadual de Ensino Médio Santa Rita.
Cabendo ainda salientar que as pesquisas envolvendo seres humanos, conforme disposto Resolução 4662012, no item III.1.i, refere a previsão de procedimentos que assegurem a confidencialidade e a privacidade, a proteção da imagem e a não estigmatização dos participantes da pesquisa, garantindo a não utilização das informações em prejuízo das pessoas e/ou das comunidades, inclusive em termos de autoestima, de prestígio e/ou de aspectos econômico-financeiros; o que no caso deste projeto está previsto. Pois de acordo com o disposto no termo de consentimento e assentimento, os participantes cientificam que sua identidade permanecerá confidencial durante todas as etapas do estudo. Não menos importante observar que conforme o disposto na Resolução nº 466/12, artigo XI.2.f, o pesquisador deve manter os dados da pesquisa em arquivo, físico ou digital, sob sua guarda e responsabilidade, por um período de 5 anos após o término da pesquisa, ação que será praticada pelos pesquisadores envolvidos nesta pesquisa
6.7 Análise de dados
Os dados serão coletados e tabulados em planilha no Microsoft Excel®, e expressos em percentual, sendo os resultados apresentados através de gráficos, tabelas e/ou figuras.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se como indicadores e metas:
Identificar através do método AQPC-Escola aspectos quanti-qualitativos dos cardápios ofertados na alimentação escolar.
Verificar se há adequação qualitativa das preparações ofertadas na alimentação escolar em relação ao preconizado pelo PNAE.
Avaliar a percepção dos alunos quanto o consumo, a frequência e aspectos quanti- qualitativos da alimentação escolar; das merendeiras quanto orientações e treinamentos recebidos, dificuldades encontradas na sua atividade laboral e aspectos quanti- qualitativos da alimentação escolar ofertada; e do responsável pela alimentação escolar quanto a gestão e aspectos quanti-qualitativos desta alimentação.
Resultados:
- Elaboração de Volume Final de TCC
- Defesa do TCC
- Envio de artigo para publicação
- Resumos para eventos
Identificar através do método AQPC-Escola aspectos quanti-qualitativos dos cardápios ofertados na alimentação escolar.
Verificar se há adequação qualitativa das preparações ofertadas na alimentação escolar em relação ao preconizado pelo PNAE.
Avaliar a percepção dos alunos quanto o consumo, a frequência e aspectos quanti- qualitativos da alimentação escolar; das merendeiras quanto orientações e treinamentos recebidos, dificuldades encontradas na sua atividade laboral e aspectos quanti- qualitativos da alimentação escolar ofertada; e do responsável pela alimentação escolar quanto a gestão e aspectos quanti-qualitativos desta alimentação.
Resultados:
- Elaboração de Volume Final de TCC
- Defesa do TCC
- Envio de artigo para publicação
- Resumos para eventos
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALESSANDRA LEITE MACHADO | |||
BRUNA SOARES ALMEIDA | |||
CATIA DA SILVA SILVEIRA | |||
ELIZABETE HELBIG | 1 | ||
MARJANA RADÜNZ |