Nome do Projeto
Avaliação quanti-qualitativa das preparações do cardápio e a percepção de alunos, de merendeiras e de responsável pela alimentação escolar, de uma escola estadual
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
08/09/2022 - 08/09/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
Trata-se de um estudo transversal descritivo de caráter qualitativo que tem como objetivo avaliar quanti-qualitativamente as preparações do cardápio da alimentação escolar e a percepção de alunos, merendeiras e responsáveis pela gestão da alimentação escolar, quanto aos aspectos qualitativos destas refeições. O estudo será realizado em uma instituição de ensino estadual da cidade de Pelotas/RS, e terá como público-alvo alunos do 5ª e 9º ano do ensino fundamental e 3ª ano do ensino médio, merendeiras e gestor da alimentação escolar. As variáveis a serem verificadas serão a quantidade e a qualidade das preparações do cardápio ofertado através do método AQPC-escola e a percepção dos atores institucionais citados acima por meio de questionário de impressões sobre qualidade das preparações servidas na alimentação escolar. As expectativas são de que a percepção seja positiva e que os cardápios estejam em concordância com o preconizado pelo Programa Nacional de Alimentação do Escolar para a faixa etária em estudo.

Objetivo Geral

Avaliar a qualidade das preparações do cardápio da alimentação escolar e a percepção de alunos, merendeiras e responsáveis pela gestão da alimentação escolar, quanto aos aspectos quanti-qualitativos destas refeições.

Justificativa

Com o objetivo de atrair a atenção para o tema e visando avaliar a percepção qualitativa bem como se as preparações sob a ótica quanti-qualitativa estão em conformidade com o preconizado pelo PNAE, o presente estudo pretende evidenciar o ponto de vista dos responsáveis pela alimentação escolar da Escola Estadual de Ensino Médio Santa Rita, das merendeiras e dos alunos do 5ª e 9º ano do ensino fundamental e 3ª ano do ensino médio.
Nesse contexto o trabalho poderá mostrar a ótica do gestor da alimentação escolar quanto ao que julga ser importante no que se refere a alimentação escolar oferecida aos alunos. Assim como identificar a percepção das merendeiras quanto as dificuldades encontradas no desenvolvimento da atividade laboral, a exemplo do preparo de alimentos e necessidade de modificação do cardápio proposto. E nesta mesma ótica, a visão dos alunos do 5ª e 9º ano do ensino fundamental e 3ª ano do ensino médio (SILVA, MARQUES, BONOMO et al., 2012), que consomem a alimentação escolar ofertada.
A importância do tema se dará a partir do momento que se consiga entender a percepção de cada um dos participantes do estudo, que comentará sobre a alimentação escolar e a qualidade desta, podendo assim colaborar para um espaço de debate científico, visando uma oferta de alimentação saudável sob o ponto de vista quanti-qualitativo e que atenda os objetivos do Programa PNAE, que visa propiciar à escolares uma alimentação balanceada, com alimentos variados e seguros, atendendo as necessidades nutricionais para cada faixa etária dos alunos, além de limitar a oferta de alimentos processados e ultraprocessados (BRASIL, 2019).

Metodologia

6. Materiais e métodos
6.1 Caracterização do tipo de estudo, local e duração
O estudo do tipo transversal descritivo de caráter quanti-qualitativo será realizado com 180 alunos, do 5ª e 9º ano do ensino fundamental e 3ª ano do ensino médio, 5 merendeiras e 1 responsável pela gestão da alimentação escolar na Escola Estadual de Ensino Médio Santa Rita, na cidade de Pelotas-RS, durante 20 dias entre os meses de setembro e outubro de 2022.
6.2 Critérios de inclusão e exclusão
Critérios de inclusão: serem alunos do 5ª e 9ª ano do ensino fundamental e 3ª ano do ensino médio, merendeiras e gestor da alimentação escolar da Escola Estadual de Ensino Médio Santa Rita.
Critérios de exclusão: não serem alunos do 5ª e 9ª ano do ensino fundamental e 3ª ano do ensino médio, merendeiras e gestor da alimentação escolar no Instituto Estadual da Escola Estadual de Ensino Médio Santa Rita.
6.3 Avaliação quanti-qualitativa das preparações do cardápio
Trata-se de um estudo cujo instrumento de pesquisa será o cardápio mensal do almoço oferecido a 180 alunos, do 5ª e 9º ano do ensino fundamental e 3ª ano do ensino médio (duas turmas por série, sendo avaliados 30 alunos por turma), em período parcial, da escola estadual referida. Portanto será avaliado o cardápio de quatro semanas, totalizando 20 dias entre os meses de setembro e outubro de 2022.
A avaliação do cardápio será realizada por meio do método AQPC- Escola (VEIROS e MARTINELLI, 2012; VEIROS e PROENÇA, 2003) adaptado e de acordo com as recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira (BRASIL, 2014). Serão também consultadas fichas técnicas das preparações para coletar informações sobre o modo de preparo e os ingredientes utilizados, bem como a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO, 2011) e o rótulo dos alimentos industrializados, classificando as preparações de acordo com os critérios de avaliação do método AQPC, segundo Veiros e Proença (2003), Proença et al. (2005) e Veiros e Martinelli (2012).
Desta forma os alimentos serão avaliados de acordo com duas categorias, alimentos recomendados e os alimentos que devem ser controlados (Tabela 2, 3 e 4).
O cardápio será analisado por refeição, e na sequência de toda uma semana e finalmente de todas a 4 semanas. Para tanto o preenchimento de uma planilha (apêndice 1) deverá ser feito a partir da análise quanti-qualitativa dos alimentos que compõem as preparações, conforme a recomendação do método. A seguir deverá ser pontuado de acordo com o número de vezes que cada item aparece na semana (n) e fazer o percentual (%) de acordo com o número de dias analisados.
A partir do que pressupõe a Política Nacional de Alimentação e Nutrição - PNAN (2012), que apresenta como propósito, melhorar as condições de alimentação, nutrição e saúde, em busca da garantia da Segurança Alimentar e Nutricional da população brasileira, se estabeleceu que neste estudo a utilização da técnica de cocção no preparo de alimentos, a presença de frutas in natura, saladas; carnes e ovos; cereais, pães, massas e vegetais amiláceos; alimentos integrais; vegetais não amiláceos; leguminosas; Leite e derivados (Tabela 3) fossem consideradas aspectos positivos do cardápio e, sua distribuição percentual no cardápio, classificadas segundo Ygnatios et al. (2017) em: Ótimo”, Bom”, Regular”, Ruim” e Péssimo” (Tabela 5). Assim como preparações com açúcar adicionado e produtos com açúcar; presença de embutidos ou produtos cárneos industrializados; alimentos industrializados semiprontos ou prontos; enlatados e conservas; alimentos concentrados, em pó ou desidratados; cereais matinais, bolos e biscoitos; alimentos flatulentos e de difícil digestão; bebidas com baixo teor nutricional; preparação com cor similar na mesma refeição; frituras, carnes gordurosas e molhos gordurosos (Tabela 4), considerados aspectos negativos do cardápio e classificados de acordo com o disposto na Tabela 5.
6.4 Percepção quanti-qualitativa da alimentação escolar
O instrumento utilizado na pesquisa para verificar a percepção qualitativa será um questionário de impressões sobre qualidade das preparações do cardápio ofertados na alimentação escolar da Escola Estadual de Ensino Médio Santa Rita (Apêndice 2, 3 e 4).
6.5 Adequação do cardápio ao preconizado pelo PNAE
Para verificar a adequação do cardápio ofertado na alimentação escolar ao preconizado pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE serão observadas as considerações referentes à alunos do ensino fundamental e médio, em regime de período parcial (FNDE, 2013a) e que fazem uma única refeição na escola, como evidenciado a seguir:
Fornecimento de 20% das necessidades nutricionais diárias, quanto a macronutrientes, fibras, vitaminas (Vit. A e C) e os minerais cálcio, ferro, magnésio e zinco (FNDE, 2013b);
Quanto às calorias ingeridas: alunos do ensino fundamental (11 a 15 anos de idade) o valor de energia (Kcal) igual a 435 Kcal por dia e para alunos do ensino médio (16 a 18 anos de idade) o valor de energia igual a 500 Kcal por dia (FNDE, 2013b).
6.6 Aspectos Éticos
Para realização deste trabalho, antes de iniciar qualquer investigação, o projeto da pesquisa que conta com a carta de anuência do gestor responsável pela alimentação escolar (apêndice 5) e da Secretaria Estadual de Educação (apêndice 6) será submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa - CEP da UFPel. Este emitirá o Parecer Consubstanciado com base a Resolução 4662012, para a realização da pesquisa com pessoas jurídicas, com o título: Avaliação quanti-qualitativa das preparações do cardápio e a percepção de alunos, de merendeiras e de responsável pela alimentação escolar, de uma escola estadual. A partir da aprovação do projeto, todos os participantes, alunos maiores de idade e representantes legais dos alunos menores de idade, merendeiras e gestor da alimentação escolar, serão convidados a participar, para tanto será realizada uma reunião na instituição de ensino, onde serão expostos o objetivo e a metodologia a ser desenvolvida, bem como a forma de devolução dos resultados que se dará a partir de relatório. Na sequência todos os envolvidos após tomar ciência sobre os objetivos do trabalho irão assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido - TCLE, autorizando sua participação na pesquisa (apêndice 7), cabendo ainda considerar que os alunos menores de idade irão assinar o Termo de Assentimento Livre e Esclarecido- TALE (apêndice 8). É importante ressaltar que os resultados serão repassados a instituição na forma de relatório encaminhado ao corpo diretivo da Escola Estadual de Ensino Médio Santa Rita.
Cabendo ainda salientar que as pesquisas envolvendo seres humanos, conforme disposto Resolução 4662012, no item III.1.i, refere a previsão de procedimentos que assegurem a confidencialidade e a privacidade, a proteção da imagem e a não estigmatização dos participantes da pesquisa, garantindo a não utilização das informações em prejuízo das pessoas e/ou das comunidades, inclusive em termos de autoestima, de prestígio e/ou de aspectos econômico-financeiros; o que no caso deste projeto está previsto. Pois de acordo com o disposto no termo de consentimento e assentimento, os participantes cientificam que sua identidade permanecerá confidencial durante todas as etapas do estudo. Não menos importante observar que conforme o disposto na Resolução nº 466/12, artigo XI.2.f, o pesquisador deve manter os dados da pesquisa em arquivo, físico ou digital, sob sua guarda e responsabilidade, por um período de 5 anos após o término da pesquisa, ação que será praticada pelos pesquisadores envolvidos nesta pesquisa
6.7 Análise de dados
Os dados serão coletados e tabulados em planilha no Microsoft Excel®, e expressos em percentual, sendo os resultados apresentados através de gráficos, tabelas e/ou figuras.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se como indicadores e metas:
Identificar através do método AQPC-Escola aspectos quanti-qualitativos dos cardápios ofertados na alimentação escolar.
Verificar se há adequação qualitativa das preparações ofertadas na alimentação escolar em relação ao preconizado pelo PNAE.
Avaliar a percepção dos alunos quanto o consumo, a frequência e aspectos quanti- qualitativos da alimentação escolar; das merendeiras quanto orientações e treinamentos recebidos, dificuldades encontradas na sua atividade laboral e aspectos quanti- qualitativos da alimentação escolar ofertada; e do responsável pela alimentação escolar quanto a gestão e aspectos quanti-qualitativos desta alimentação.
Resultados:
- Elaboração de Volume Final de TCC
- Defesa do TCC
- Envio de artigo para publicação
- Resumos para eventos

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALESSANDRA LEITE MACHADO
BRUNA SOARES ALMEIDA
CATIA DA SILVA SILVEIRA
ELIZABETE HELBIG1
MARJANA RADÜNZ

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