Nome do Projeto
Equipe de Voleibol Masculino da UFPel
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
03/10/2022 - 30/09/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
O presente projeto se caracteriza por ser um espaço para a prática da modalidade esportiva voleibol, categoria masculina, com vistas a representar a Universidade Federal de Pelotas em eventos esportivos, no âmbito de competição universitária ou em competições em geral. A possibilidade de um aprofundamento da prática esportiva, que busca um nível de rendimento mais exigente com vistas a participar de competições permite o envolvimento do estudante em ações da Universidade, ampliando o tempo em que está presente na Instituição, fortalecendo os seus vínculos, assim como criando uma noção de pertencimento à UFPel. Esta equipe ainda permite a ampliação do vínculo dos estudantes que admiram a popular modalidade esportiva, que passarão a acompanhar a equipe nos seus jogos nos ginásios, torcendo e valorizando o nome da sua Universidade. Ainda, este projeto ainda permite a se tornar um espaço para contribuir para a formação profissional de diferentes cursos, considerando as diferentes facetas que estão envolvidas no cotidiano de uma equipe esportiva de competição. Em uma rápida reflexão, para um trabalho de excelência no alto rendimento esportivo, considerando uma equipe multidisciplinar, há envolvimento de diferentes profissionais, o que permite ser um espaço para estudantes de vários cursos, por exemplo: Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Medicina, Psicologia, Administração, Direito, Jornalismo, Odontologia, Música, dentre outros. Assim, o projeto pode envolver alunos como atletas, como profissionais e como torcedores, com um potencial de aglutinar elevado número de estudantes em torno da prática esportiva.

Objetivo Geral

Compor uma equipe masculina de voleibol para representar a UFPel em competições esportivas.

Justificativa

Em primeiro lugar o projeto se justifica considerando que uma Universidade deve oferecer diferentes alternativas para os estudantes ocuparem seu tempo durante sua formação profissional, tanto em nível de graduação como em pós-graduação. Além disso, enquanto formação integral do ser humano, pensa-se em formar um profissional com suas competências profissionais específicas, como também formar um cidadão, com espaço para expressões políticas, de cidadania, artísticas e também esportivas. O projeto então oferece mais uma oportunidade para os estudantes que apresentam interesse, afinidade e motivação para a prática esportiva competitiva do voleibol tenham condições de aprimorar suas competências e aprimorar e difundir valores humanos do esporte, em especial o fair-play, o respeito ao adversário, às regras do esporte e a aceitação das suas limitações. É importante ressaltar que o esporte de competição também contribui para a formação humana e o atleta pode ser um exemplo de cidadão para os seus colegas de Universidade.

Segundo, o projeto, como já comentado, pode ser um espaço de estágio profissional para diferentes cursos, além da atuação direta do curso de Educação Física. Como o esporte competitivo atual envolve equipes multidisciplinares, a proposta desta equipe não é diferente, e quanto mais estudantes de diferentes cursos puderem contribuir, melhor será o resultado na preparação dos atletas-estudantes. Inclusive, a participação de algumas áreas profissionais junto a equipes multidisciplinares de esporte é uma abertura de espaço, o que não é observado comumente em equipes esportivas em diferentes modalidades. Mas neste projeto, a proposta já é oportunizar o espaço para a formação profissional no esporte de competição das mais variadas áreas que a UFPel oferece.

Terceiro, uma equipe esportiva de competição promove um senso de união para acompanhar o time, para torcer e cantar pela UFPel nos ginásios, por exemplo. Tal envolvimento cria um vínculo de pertencimento entre o estudante que está na torcida e a Universidade.

Metodologia

Ao início de cada semestre letivo será divulgada uma data para a realização de uma seletiva para a escolha do grupo de estudantes que irá compor o corpo de atletas de voleibol que representarão a Universidade. Após esta seletiva e a definição dos atletas, haverá treinamentos semanais regulares para preparação e aprimoramento do time, com vistas a sua preparação para as competições universitárias e extra-universitárias. Tais competições são anuais e apresentam datas e períodos variados. Para o suporte necessário da equipe de voleibol masculino para inscrição nas competições, viagens, fardamentos, há o vínculo do projeto também à Divisão de Esporte da UFPel.

Indicadores, Metas e Resultados

• Número de atletas envolvidos a cada semestre: Espera-se um número entre 12 e 20 atletas envolvidos e frequentes aos treinamentos durante o semestre letivo.
• Participação anual ao menos dos Jogos Universitários Gaúchos (JUGs), dos Jogos Abertos de Pelotas (JAPs).
• Participação em outros campeonatos relevantes para a modalidade voleibol no Estado.
• Obter classificação para os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), representando o Estado do Rio Grande do Sul na principal competição universitária nacional.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALICE DUARTE VIEGAS
AMANDA MELGAREJO ALI
ANA VALÉRIA LIMA REIS
ARTHUR GARCIA SATTE ALAM SOUZA
BRUNA CORVELLO STIFFT
DAIANA STRELOW THUROW
FERNANDA DE SOUZA TEIXEIRA1
GABRIELA SIQUEIRA DIBE AVILA
GUILHERME KRAMER FIALA STUMM
ISADORA LEIVAS DA SILVA
ISADORA OXLEY RODRIGUES EIDELWEIN
JONATHAS RAFAEL UCKER
JULIA LOPES FERNANDES DA SILVA
JULIANI DOS REIS STORCH
LUCAS DAS NEVES COLLARES
MARIANA PINHEIRO LEAL
NATHALIA LANGE PETERSEN
NICOLAS DE SOUZA DOS ANJOS
PATHISE SOUTO OLIVEIRA
RAUL RODRIGUES ALVES
RODOLFO NOVELLINO BENDA1
RODRIGO GOMES DE VARGAS
SIMONE PIENIZ
TALES CONCEIÇÃO DIAS
VITÓRIA CAMARGO SILVEIRA
YURI KRUSCHARDT ALVES

Página gerada em 29/03/2024 05:25:27 (consulta levou 0.162283s)