Nome do Projeto
Pontos-chave na análise de projetos de pesquisa: CEP Faculdade de Odontologia
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
10/02/2023 - 10/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Saúde
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
Pesquisas envolvendo seres humanos são todas aquelas que individual ou coletivamente, tenham como participante o ser humano, em sua totalidade ou partes dele, e o envolva de forma direta ou indireta, incluindo o manejo de seus dados, informações ou materiais biológicos. Todas as pesquisas envolvendo seres humanos devem ser submetidas à apreciação do Sistema CEP / CONEP, que é constituído por vários CEPs (Comitês de Ética em Pesquisa) que são coordenados pela CONEP (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa), que é uma das comissões do Conselho Nacional de Saúde (CNS) do Ministério da Saúde. O CEP é um colegiado interdisciplinar, independente, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, criado para defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade, e também para contribuir no desenvolvimento da pesquisa envolvendo seres humanos dentro de padrões éticos. Desta forma, ao analisar e decidir, se torna corresponsável por garantir a proteção dos participantes, e para contribuir com o desenvolvimento de pesquisas, deve promover ações que visem a educação continuada dos pesquisadores.

Objetivo Geral

-Oficializar na forma de projeto de extensão a interlocução entre o CEP da Faculdade de Odontologia da UFPel e os pesquisadores;
-Ampliar a interface de diálogo entre o CEP e os pesquisadores, mantendo ações individualizas, mas sobretudo, desenvolvendo ações com alcance coletivo;
-Identificar os principais aspectos que levam à pendências do CEP da Faculdade de Odontologia da UFPel;
-Criar um espaço online (de amplo alcance) para a disponibilização de conteúdos educativos aos pesquisadores;
-Fazer o levantamento de pontos de dúvida de pesquisadores;
-Elaborar/ adaptar conteúdos informativos para questões de acordo com as demandas dos pesquisadores.

Justificativa

Os trabalhos desenvolvidos pelos comitês de ética em pesquisa envolvem, além da apreciação de projetos, uma interlocução com os pesquisadores envolvidos. Esta interlocução é realizada através dos pareceres emitidos, e muitas vezes, através de orientações adicionais individuais, realizadas sob demanda, via e-mail (do CEP) ou telefone. Este projeto visa facilitar o acesso à informação (de forma coletiva e não apenas individual) e ao diálogo, para otimizar a adequação dos projetos às normativas éticas em protocolos de pesquisa envolvendo seres humanos.

Metodologia

-Para identificar os pontos de maiores necessidades de esclarecimentos aos pesquisadores, será realizado um levantamento das pendências encontradas nos últimos 12 meses. Os dados serão extraídos, e inseridos em planilhas, para qualificação e quantificação das pendências encontradas de acordo com campos de preenchimento do projeto na plataforma brasil. Após esta identificação, "guias rápidos" exemplificando pendências, análise de pendências, e respostas às pendências serão elaborados.
-As dúvidas dos pesquisadores podem ser comuns entre eles, e desta forma, para poder identificar objetivamente, e qualificar / quantificar as dúvidas mais frequentes, questionários (link através de google formulários) serão enviados aos pesquisadores que submetem projetos a este CEP. A partir das respostas obtidas, materiais educativos serão elaborados para contemplar as dúvidas mais frequentes.
-A divulgação de materiais instrucionais/educativos será realizada através de plataformas de amplo alcance como o youtube, instagram, por exemplo. Também será criado, no site da Faculdade de Odontologia, na aba CEP (já existente, e de acesso público), um link para perguntas mais frequentes com respostas (FAQ), e um Fale Conosco, que embora já exista, terá uma interface mais amigável ("clique aqui").
-Para avaliar a efetividade das ações, será realizado um levantamento das pendências encontradas nos 12 meses subsequentes às ações desenvolvidas no projeto. Os dados serão extraídos, e inseridos em planilhas, para qualificação e quantificação das pendências encontradas de acordo com campos de preenchimento do projeto na plataforma brasil. Será realizada a comparação com os dados obtidos previamente.
-As respostas às dúvidas de forma individualizada (recebidas pessoalmente, via e-mail ou telefone), sob demanda, serão sempre mantidas, pois fazem parte habitual do trabalho do CEP.

Indicadores, Metas e Resultados

Com o projeto, espera-se alcançar uma maior qualificação dos projetos de pesquisa envolvendo seres humanos, sob o ponto de vista ético. Espera-se reduzir o número de projetos avaliados com pendências, e reduzir o número de projetos reavaliados que permanecem com pendências após várias avaliações.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BRENO LOPES NUNES
CAMILA SILVEIRA SFREDDO2
FRANCOISE HELENE VAN DE SANDE LEITE2
GABRIELLE FERREIRA CARDOSO
HELLEN MONIQUE DA MOTTA
JANDRYCE SILVEIRA DE SOUZA
MARIANA GONZALEZ CADEMARTORI2
RAFAELA CORREA MARTINS

Página gerada em 19/04/2024 04:15:29 (consulta levou 0.155788s)