Nome do Projeto
Laboratório de Produção em Comunicação Pública
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/11/2022 - 03/04/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão
Jornalismo
Resumo
O Laboratório de Produção em Comunicação Pública busca contribuir com a formação dos estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), por meio de vivências práticas de apuração e produção jornalística, sobre os serviços públicos da Instituição. Dessa forma, intenciona-se, por consequência da publicação desses conteúdos pelos canais institucionais administrados pela Coordenação de Comunicação Social (CCS), expandir o acesso à informação por parte da população atendida pela Universidade.

Objetivo Geral

Oportunizar aos estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) a vivência prática da produção em Comunicação Pública e, à população, a expansão do acesso à informação e aos serviços públicos.

Justificativa

O projeto justifica-se pela sua função social, didática e institucional. A sua importância social percebe-se pela necessidade de ampliar à comunidade atendida pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) o acesso às suas informações e aos seus serviços públicos. No âmbito do ensino, permite a graduandos/as do curso de Jornalismo a reflexão e a aprendizagem com base na experiência da produção em comunicação pública. Em relação ao sentido institucional, possibilita-se à UFPel a interação entre unidade acadêmica (Centro de Letras e Comunicação) e administrativa (Coordenação de Comunicação Social) para fins de expansão dos seus serviços de comunicação social e, consequentemente, do acesso à informação pelas comunidades atendidas pela Universidade.

Metodologia

A metodologia é projetada com base nos seguintes passos: (1º) exposição teórica e discussão em sala de aula, na disciplina de Comunicação Pública do curso de Jornalismo, sob responsabilidade da docente Lara Nasi (coordenadora adjunta); (2º) apresentação aos/às graduandos/as o espaço de atuação da Coordenação de Comunicação Social da UFPel e exposição, durante o período regular da disciplina, sobre as dinâmicas de trabalho, desafios diários e possibilidades institucionais, sob responsabilidade do servidor T.A.E. - Jornalista Jandré Corrêa Batista; (3º) realização de reunião de pauta, com a participação de todos os envolvidos com o projeto; (4º) apuração e produção de notícias, orientada pela equipe, sobre os serviços públicos da Universidade por parte dos/as graduandos/as; (5ª) avaliação e edição para fins publicação dos conteúdos; (6º) socialização e reflexão coletiva sobre a experiência.

Indicadores, Metas e Resultados

Produção de uma notícia sobre os serviços públicos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no âmbito da disciplina de Comunicação Pública do curso de Bacharelado em Jornalismo, por cada participante do projeto, para fins de publicação nos canais institucionais. Após o processo de revisão e editoração, projetam-se como meta 15 conteúdos jornalísticos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA BEATRIZ ASSUNÇÃO GARRAFIEL
DAIESER JOSE TONINI FERREIRA
DANIELA MELLO DE OLIVEIRA
DOUGLAS RAFAEL ANTUNES ORTIZ DUARTE
GABRIELE SOARES BRITTES
GABRIELLA MILITÃO CAZAROTTI
GUILHERME ALVES RAJÃO
JANDRÉ CORRÊA BATISTA5
JULIA CRISTINA MARQUES VILAS BOAS
LARA NASI5
LUMA RAMOS DA COSTA
MICAEL DE OLIVEIRA CARVALHO
NAIANE FURTADO KONRADT
NÍCOLAS PINHEIRO ESPILMAN
RONALDO LUÍS FERREIRA DE SIQUEIRA
SAMIRA LUCAS SILVEIRA
THIERRI CUNHA SILVEIRA
VITOR VALENTE DA ROSA

Página gerada em 24/04/2024 18:07:05 (consulta levou 0.186317s)