Nome do Projeto
Softwares livres para o ensino e aprendizagem das disciplinas básicas de Matemática dos cursos de Engenharia
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/11/2022 - 31/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
Esse projeto visa organizar materiais didáticos e promover minicursos, a fim de capacitar professores e alunos para o uso de recursos computacionais livres voltados para a escrita de textos acadêmicos de Matemática, Engenharias e Ciências em geral, bem como outros para a resolução de problemas, visualização analítica, numérica e gráfica de soluções e conceitos estudados nas disciplinas do ciclo básico de Matemática para Engenharias - Cálculo A, Cálculo B, Álgebra Linear, Equações Diferenciais A e Cálculo Numérico. Em uma primeira etapa contará com três ações, duas voltadas para a organização e realização de um minicurso de LaTeX, e outra, sendo a elaboração de uma apostila com conteúdo escrito e audiovisual sobre o uso de Geogebra na disciplina de Cálculo B. Etapas posteriores preveem a realização de outras versões do minicurso de LaTeX, minicurso de Geogebra, estudo do uso do Geogebra voltado para as demais disciplinas de Matemática, estudo de outros softwares.

Objetivo Geral

Qualificar professores e alunos no uso de ferramentas computacionais voltadas para a escrita de textos acadêmicos em Matemática e para a visualização de conceitos e resolução de problemas das disciplinas do ciclo básico de Matemática para Engenharias.

Justificativa

Temos que o cenário mundial contemporâneo apresenta uma crescente demanda do mercado de trabalho por profissionais cada vez mais capacitados das áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. O projeto se justifica pela importância de capacitar os alunos, complementando suas formações acadêmicas com a aprendizagem de ferramentas computacionais voltadas para a escrita acadêmica com qualidade tipográfica, bem como domínio de ferramentas para a visualização de conceitos e resolução de problemas. Sendo assim o projeto se dedica a qualificar os alunos nas mencionadas áreas.
Ainda, podemos mencionar que as disciplinas relacionadas à presente proposta são bastante conhecidas pelos seus altos níveis de evasão e reprovação, de modo que é essencial promover a qualificação do ensino aprendizagem, buscando formas alternativas de sanar dúvidas dos alunos, bem como motivá-los ao estudo dessas disciplinas. Sendo assim é esperado contribuir com o ensino de graduação, impactando na diminuição dos mencionados índices.

Especificamente sobre as referidas ações, o LaTeX é uma linguagem para edição de textos focada na qualidade tipográfica. Assim, os discentes terão este recurso para escrever seus trabalhos acadêmicos, artigos científicos e monografias quando estes envolvem equações, tabelas, figuras, referências bibliográficas e outros acessórios ao texto em alta quantidade ou complexidade.

Sobre o Geogebra, ele é um software livre de matemática dinâmica que combina conceitos de geometria e álgebra, que pode ser utilizado inclusive de maneira on-line, com a possibilidade de criação de material colaborativo. Tem uma interface amigável e vários recursos, principalmente na criação de gráficos bi e tridimensionais de caráter dinâmico (com comportamento que se altera com a variação de algum parâmetro controlado pelo usuário). Ele pode auxiliar na visualização de importantes conceitos das disciplinas, alguns deles de difícil entendimento dos alunos.

Para ambos os recursos computacionais, serão organizados materiais didáticos visando posterior realização de minicursos. Minicursos são uma forma de promover a qualificação dos estudantes, oferecendo uma possibilidade de complementação curricular, além de horas que podem ser contabilizadas como complementares. Em relação aos materiais elaborados sobre o Geogebra, os mesmos poderão ser utilizados nas disciplinas, qualificando o ensino de graduação.


Metodologia

O projeto será construído a partir do estudo dos referidos softwares (em um primeiro momento LaTeX e Geogebra), visando a elaboração de materiais didáticos, e, também, realização de minicursos destinados a professores e alunos.
O minicurso de LaTeX será deselvolvido em 2 encontros de 2 horas. Serão apresentados tópicos relativos aos recursos e comandos em LaTeX, alternando com exercícios propostos para o aprendizado e a realização de uma atividade final que contabilizará mais 4 horas ao participante que entregá-la de maneira satisfatória.
Sobre o Geogebra, inicialmente será organizado um material didático, textual e com recursos audiovisuais, no formato de apostila, com aplicações desenvolvidas com o software, sobre o máximo possível de tópicos da disciplina de Cálculo B, e produzido em LaTeX. Visando também posterior minicurso para a comunidade acadêmica.

Indicadores, Metas e Resultados

A avaliação do projeto será realizada a partir de duas perspectivas: uma dos professores e discentes que participarem dos minicursos, através de questionário de opinião das atividades desenvolvidas e outra da própria equipe do projeto, que auto avaliará as atividades realizadas, levando em consideração as opiniões coletadas. Dessa forma, será possível adaptar e melhorar a atividade caso a mesma venha a realizar-se novamente.

Espera-se qualificar a formação dos alunos e professores, promover e difundir a utilização de recursos computacionais no ensino das disciplinas e de matemática

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALLAN MALDANER RODRIGUES
AQUILES ALMEIDA RIBEIRO
GABRIEL ALVES DE SOUSA
GUILHERME SCHONS
GUSTAVO HENRIQUE DOS SANTOS KRUGER
JOAO GABRIEL PIRAINE BANDEIRA
KAROLINE DA SILVA RODRIGUES
KEVIN SAMUEL DIEDRICH MELO
LARA FERNANDA SANT ANA RIBEIRO
LEANDRO BRITO LIMA
LETICIA TONETTO9
LORENZO CONCEICAO LIMA VALENTE
MARCELO SCHRAMM5
PEDRO HENRIQUE ARRIADA BESKOW
RAFAELA DOS PASSOS NORNBERG
RODINELI MOURA SCHAUN
SUZEN MOHAMAD BAJA

Página gerada em 26/04/2024 20:33:16 (consulta levou 0.165482s)