Nome do Projeto
Comunicar: Dialogando com o presente, construindo o futuro
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/12/2022 - 01/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Eixo Temático (Principal - Afim)
Trabalho / Comunicação
Linha de Extensão
Empreendedorismo
Resumo
Vivemos numa era em que temos acessos a inúmeras informações, onde é possível dialogar de diversas formas, consolidando relações interdisciplinares e a troca de experiências. Esta soma de públicos permite um caminho que mostra que é possível unir o desenvolvimento tecnológico, social e econômico, a produtividade e sustentabilidade entre o individual e o coletivo. Neste contexto, medidas integradas entre a universidade e os setores privados se destacam como oportunidades para a difusão do conhecimento técnico-científico, considerando o desafio iminente da proposição de soluções sustentáveis em um cenário de mudanças climáticas. O objetivo deste trabalho é consolidar uma relação interdisciplinar e dialógica entre a Faculdade de Meteorologia (FAMET/UFPEL) e os setores privados em Meteorologia visando a troca de saberes como ferramenta de impacto e transformação social. Este projeto buscará estabelecer interação dialógica com a equipe de profissionais em Meteorologia e áreas correlatas visando atuar diretamente para a proposição de inovações tecnológicas com ênfase à promoção da interdisciplinaridade e interprofissionalidade e a perspectiva de futuro em Geociências. As principais ações serão construídas a partir de reuniões com profissionais dos setores privados, através de oficinas, cursos e mentorias interdisciplinares. O projeto contará com a atuação de professores e alunos em diversas áreas do conhecimento da FAMET/UFPEL e os profissionais dos setores privados em Meteorologia e áreas correlatas.

Objetivo Geral

O objetivo principal deste projeto é promover a aproximação e o engajamento entre os professores e alunos da FAMET/]UFPEL e os profissionais dos setores privados em Meteorologia. Especificamente propõem-se:
1) Apresentar as principais oportunidades de desenvolvimento profissional para meteorologistas nos diversos setores de aplicação da área, assim como, prospectar as inovações técnicas e especializadas em Meteorologia, onde os alunos poderão compreender os principais desafios tecnológicos e sociais enfrentados atualmente diante da atual transição energética do país, visando a geração de futuras soluções que possam mitigar as possíveis consequências das mudanças climáticas;
2) Interagir com os profissionais dos setores privados, visando identificar as oportunidades profissionais, inovação tecnológica e proposição de soluções que transcendam novos caminhos necessários para o desenvolvimento sustentável da sociedade, assim como contribuir com a proposição de medidas interdisciplinares de desenvolvimento tecnológico, social e ambiental;
3) Realizar a atualização de conhecimentos e aprimoramento das experiências técnico-acadêmicas com ênfase à proposição dialógica de novas soluções dos setores privados em Meteorologia.

Justificativa

A base da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão caracteriza um panorama de qualidade do trabalho acadêmico em que haja o engajamento entre universidade e sociedade, a autorreflexão crítica, a capacitação prática e teórica dos estudantes no âmbito do trabalho social acadêmico. Neste contexto, este projeto tem como ação de princípio prospectar e consolidar perspectivas futuras em Meteorologia,
a compreensão dos principais desafios científico-técnico e sociais no mercado do setor de energia nacional enfrentados atualmente visando a geração de futuras soluções e oportunidades para os alunos de graduação em Meteorologia que estão em processo de formação. Por fim, espera-se também identificação de oportunidades de melhoria e futuras iniciativas em pesquisa associadas às trocas de informações entre a
universidade, os setores privados e a sociedade.

Metodologia

Neste projeto a extensão universitária atuará dialogicamente, através da aplicação de diferentes metodologias de interação com os setores privados em Meteorologia e áreas correlatas, assim como a sociedade. A base para a interação dialógica será realizada através das relações interdisciplinares os diversos atores considerando a promoção e realização de reuniões, palestras, minicursos e oficinas com ênfase à difusão das diferentes tecnologias existentes em Meteorologia e a sua aplicação para o desenvolvimento sustentável da sociedade. O processo inerente ao contato social proposto, seja este presencial ou virtual, proporcionará diversas possibilidades de construção de conhecimento não linear criando arcabouço suficiente para a geração de medidas cientifica-técnico-social inovadoras no nicho a que se destina este projeto.

Indicadores, Metas e Resultados

Através da implantação do presente projeto de extensão espera-se fornecer ao estudante uma visão geral da importância de medidas integradoras entre a universidade e as atividades operacionais realizadas rotineiramente nos setores privados em Meteorologia e áreas correlatas. Esperam-se também com a aplicação dos objetivos estabelecidos que os estudantes possam ter a percepção dos desafios diários
concernentes a necessidade iminente da geração de soluções que visem a promoção do desenvolvimento sustentável, assim como a prevenção e mitigação dos possíveis danos associados aos eventos climáticos extremos, área do conhecimento fundamentalmente interdisciplinar e que necessita da atuação e formação interprofissional, requerendo assim diversas formações oferecidas pela UFPEL.
Acredita-se impactar e motivar, através de experiências reais a troca de saberes entre a UFPEL, profissionais dos setores privados e sociedade, a realização de pesquisas que possam suprir as necessidades atuais para a preservação do meio ambiente. Por fim, espera-se através das interações dialógicas realizadas ao longo do projeto fornecer aos estudantes a importância de ações, posicionamentos e estratégias que visem à propagação do conhecimento técnica e científica obtidas através das atividades práticas acadêmicas aplicadas. Espera-se assim, então, a formação de novos
profissionais conscientes de sua responsabilidade social presente e futura.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
Lara Amanda Marques Vieira
BIANCA COENTRO COUTINHO
BRUNA ROSSALES PERLEBERG
DIULIO PATRICK PEREIRA MACHADO
DOUGLAS DA SILVA LINDEMANN2
DÉBORA DE SOUZA SIMÕES2
ENZO FERNANDES GADDO
KEROLLYN ANDRZEJEWSKI DE OLIVEIRA
LEONARDO JOSÉ GONÇALVES AGUIAR
LUCIANO RITTER NOLASCO JUNIOR
MARCELO FELIX ALONSO2
MORGANA VAZ DA SILVA2
Pedro Regoto de Souza
Rafael Bitencourt Benassi
SAMUEL HOSSER
Vitor Vaz Hassan
YNARA AGUIAR CASTRO

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