Nome do Projeto
Aspectos da gestão de alimentos em Unidades de Alimentação e Nutrição hospitalares e a inclusão de alimentos orgânicos.
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
22/11/2022 - 30/11/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
A presente investigação pretende responder a seguinte questão de pesquisa: como se realiza a gestão de alimentos em UAN hospitalares e quais os aspectos relacionados com a inclusão de alimentos orgânicos de produção agroecológica nas refeições, considerando que a atividade de UAN visa à promoção e a recuperação da saúde humana? Trata-se de pesquisa qualitativa, através de entrevistas, com questionário próprio semi-estruturado, contendo questões fechadas e abertas, correspondentes aos objetivos da investigação. A pesquisa ocorrerá em Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN), de instituições hospitalares (IH). As cidades da pesquisa serão Pelotas (RS) e Florianópolis (SC), escolhidas intencionalmente por serem cidades-sede de duas Universidades Federais com cursos de Nutrição. Os/As participantes serão nutricionistas gestores/as de UAN hospitalares. O instrumento de coleta de dados será validado em pré-teste realizado com Nutricionistas estudantes de Cursos de Pós-Graduação. Os dados coletados serão analisados questão a questão, possibilitando estudo comparativo entre as respostas. Os benefícios da pesquisa são de ordem científica, ao campo acadêmico e visam contribuir à atuação profissional de nutricionistas em UAN hospitalar. Aspectos éticos em pesquisa estão assegurados, incluindo anonimato de participantes e instituições. O projeto foi aprovado por CEP/FEnf/UFPel sob núm. 3.534.304/2019.

Objetivo Geral

Conhecer aspectos da gestão de alimentos em UAN hospitalares e os fatores
intervenientes na adoção de alimentos orgânicos de produção agroecológica em
refeições hospitalares.

Justificativa

As Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) de instituições hospitalares são estruturas administrativas que visam o fornecimento de alimentação para coletividades enfermas. Têm como fundamento a promoção e recuperação da saúde humana, pelo fornecimento de alimentação saudável e nutritiva aos usuários do setor terciário em saúde.
Emerge a inquietação sobre a qualidade dos alimentos servidos em hospitais, locais estes em que a alimentação balanceada e de qualidade representa importante aspecto na recuperação da saúde humana.
A presente investigação pretende responder a seguinte questão de pesquisa: como se realiza a gestão de alimentos em UAN hospitalares e quais os aspectos relacionados com a inclusão de alimentos orgânicos de produção agroecológica nas refeições, considerando que a atividade de UAN visa à promoção e a recuperação?
da saúde humana

Metodologia

Delineamento da pesquisa: a abordagem qualitativa será adotada na pesquisa. Este tipo de investigação oferece a oportunidade de obtenção de experiências, impressões, desejos, sentimentos, representações, percepções e opiniões dos sujeitos que participam da pesquisa (MINAYO, 2010).
Instrumento para coleta de dados: a pesquisa ocorrerá através de entrevista semi-estruturada, por meio de um questionário próprio, contendo questões fechadas e abertas. As questões iniciais permitirão a caracterização do/a participante e da própria UAN. As demais serão correspondentes aos objetivos da investigação.
Validação do instrumento de Pesquisa: será aplicado um Pré-teste para validação do instrumento, estimando-se em dez nutricionistas estudantes de cursos de pós-graduação, o que possibilitará verificar a eficiência do instrumento, no sentido de maximizar a sua confiabilidade e minimizar a ocorrência de erros. Será solicitado que avaliem a relevância e a clareza das questões (itens), atribuindo-lhes notas de 1 a 4, desde “não relevante” até “muito relevante”. Também poderão indicar a necessidade de inclusão de itens

Indicadores, Metas e Resultados

A pesquisa deverá permitir o conhecimento dos fatores relevantes na aquisição de alimentos, em UAN
hospitalares; as concepções e os saberes referentes aos alimentos orgânicos e, a inclusão em refeições hospitalares. Também, apontar para as possibilidades e/ou entraves na adoção de alimentos orgânicos em UAN hospitalares.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE SANTOS DE ALMEIDA PAZ DIAS
Paula Lazzarin Uggioni
SONIA TERESINHA DE NEGRI4

Página gerada em 26/04/2024 09:45:30 (consulta levou 0.140642s)