Nome do Projeto
Minicurso: Práticas Experimentais de Hidrostática e Hidrodinâmica
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
21/11/2022 - 02/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
Este projeto apresenta um minicurso em que serão utilizadas atividades experimentais para a construção de conceitos científicos sobre Hidrostática e Hidrodinâmica. Ele será desenvolvido tendo como público alvo os alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense Campus Pelotas. Pretende-se, através de experimentos, construir a relação entre os saberes cotidianos e os conceitos científicos, estabelecendo tomada de consciência sobre os conceitos cotidianos e de domínio de uso sobre os conceitos científicos.

Objetivo Geral

Apresentar um minicurso para estudantes do ensino médio sobre os principais conceitos de Hidrostática e Hidrodinâmica ministrado pelos professores em formação do curso de licenciatura em física da universidade federal de pelotas.

Justificativa

Ao estudar física os alunos encontram dificuldade de aproximá-la do dia-a-dia:

“Ao longo da vida escolar, os estudantes encontram desafios em assimilar conceitos da Física e em associar acontecimentos do seu cotidiano aos fenômenos explicados por essa ciência, ou seja, em relacionar conhecimento do cotidiano a conhecimento erudito.” (FONSECA, 2018)

Tendo em vista que este é um dos desafios encontrados no Ensino de Física, pretende-se, através de uma abordagem experimental e contextualizada, criar relações dos conceitos científicos com as experiências cotidianas.
A expectativa é que seja gerada no aluno a capacidade de compreensão do problema visualizado no experimento através da contextualização e que, posteriormente, o aluno possa generalizar e responder a outras situações problema. Com isso, espera-se que ocorra a assimilação dos conceitos, permitindo relacioná-los com experiências do seu cotidiano. Além disso, nessa metodologia expositiva-ilustrativa os experimentos permitirão que o aluno interaja sensorial e diretamente com os conceitos de forma aplicada, se utilizando das suas Funções Psíquicas Superiores. Como afirma (SFORNI, 2015):

“A perspectiva do desenvolvimento dos estudantes precisa ser materializada na forma de abordagem dos conteúdos e nas ações a serem realizadas pelos alunos, pois o pensamento teórico vincula-se ao desenvolvimento das Funções Psíquicas Superiores, que se desenvolvem com a própria atividade do sujeito. Ou seja, a atenção, a percepção, a memória, o raciocínio, a imaginação, o sentimento desenvolvem-se à medida que são ativados.” (SFORNI, 2015)

Metodologia

O minicurso será executado em quatro encontros onde serão apresentados e discutidos os conceitos fundamentais da hidrostática e hidrodinâmica. Serão utilizados experimentos ilustrativos, animações, simulações e apresentações em powerpoint. Ao final os estudantes do ensino médio responderão à uma questionário para avaliar os conhecimentos adquiridos.

Como o público alvo são estudantes de ensino médio do IF SUL, o prof coordenador da área de Física nesse instituto fará a divulgação.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera- se que os estudantes de ensino médio se apropriem dos conceitos de hidrostática e hidrodinâmica e que o uso sistemático de animações, de experimentos de baixo custo e a discussão teórica promovam essa apropriação.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE ISLER GARCIA
ALVARO LEONARDI AYALA FILHO20
Gabriel Couto Gonsalves
JOSE ELIAS MARTINS LISBOA
JOÃO EDUARDO DE MAGALHÃES SALVADOR
JÚLIA FARIAS FERREIRA
Luana Ribeiro Correa
Santiago Benitez Sanabria
Sarah Vieira da Silva
Victor Roxo Irigoite

Página gerada em 18/04/2024 19:29:17 (consulta levou 0.134741s)