Nome do Projeto
Minicurso: Práticas Experimentais de Hidrostática e Hidrodinâmica
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
21/11/2022 - 02/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
Este projeto apresenta um minicurso em que serão utilizadas atividades experimentais para a construção de conceitos científicos sobre Hidrostática e Hidrodinâmica. Ele será desenvolvido tendo como público alvo os alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense Campus Pelotas.
Pretende-se, através de experimentos, construir a relação entre os saberes cotidianos e os conceitos científicos, estabelecendo tomada de consciência sobre os conceitos cotidianos e de domínio de uso sobre os conceitos científicos.
Objetivo Geral
Apresentar um minicurso para estudantes do ensino médio sobre os principais conceitos de Hidrostática e Hidrodinâmica ministrado pelos professores em formação do curso de licenciatura em física da universidade federal de pelotas.
Justificativa
Ao estudar física os alunos encontram dificuldade de aproximá-la do dia-a-dia:
“Ao longo da vida escolar, os estudantes encontram desafios em assimilar conceitos da Física e em associar acontecimentos do seu cotidiano aos fenômenos explicados por essa ciência, ou seja, em relacionar conhecimento do cotidiano a conhecimento erudito.” (FONSECA, 2018)
Tendo em vista que este é um dos desafios encontrados no Ensino de Física, pretende-se, através de uma abordagem experimental e contextualizada, criar relações dos conceitos científicos com as experiências cotidianas.
A expectativa é que seja gerada no aluno a capacidade de compreensão do problema visualizado no experimento através da contextualização e que, posteriormente, o aluno possa generalizar e responder a outras situações problema. Com isso, espera-se que ocorra a assimilação dos conceitos, permitindo relacioná-los com experiências do seu cotidiano. Além disso, nessa metodologia expositiva-ilustrativa os experimentos permitirão que o aluno interaja sensorial e diretamente com os conceitos de forma aplicada, se utilizando das suas Funções Psíquicas Superiores. Como afirma (SFORNI, 2015):
“A perspectiva do desenvolvimento dos estudantes precisa ser materializada na forma de abordagem dos conteúdos e nas ações a serem realizadas pelos alunos, pois o pensamento teórico vincula-se ao desenvolvimento das Funções Psíquicas Superiores, que se desenvolvem com a própria atividade do sujeito. Ou seja, a atenção, a percepção, a memória, o raciocínio, a imaginação, o sentimento desenvolvem-se à medida que são ativados.” (SFORNI, 2015)
“Ao longo da vida escolar, os estudantes encontram desafios em assimilar conceitos da Física e em associar acontecimentos do seu cotidiano aos fenômenos explicados por essa ciência, ou seja, em relacionar conhecimento do cotidiano a conhecimento erudito.” (FONSECA, 2018)
Tendo em vista que este é um dos desafios encontrados no Ensino de Física, pretende-se, através de uma abordagem experimental e contextualizada, criar relações dos conceitos científicos com as experiências cotidianas.
A expectativa é que seja gerada no aluno a capacidade de compreensão do problema visualizado no experimento através da contextualização e que, posteriormente, o aluno possa generalizar e responder a outras situações problema. Com isso, espera-se que ocorra a assimilação dos conceitos, permitindo relacioná-los com experiências do seu cotidiano. Além disso, nessa metodologia expositiva-ilustrativa os experimentos permitirão que o aluno interaja sensorial e diretamente com os conceitos de forma aplicada, se utilizando das suas Funções Psíquicas Superiores. Como afirma (SFORNI, 2015):
“A perspectiva do desenvolvimento dos estudantes precisa ser materializada na forma de abordagem dos conteúdos e nas ações a serem realizadas pelos alunos, pois o pensamento teórico vincula-se ao desenvolvimento das Funções Psíquicas Superiores, que se desenvolvem com a própria atividade do sujeito. Ou seja, a atenção, a percepção, a memória, o raciocínio, a imaginação, o sentimento desenvolvem-se à medida que são ativados.” (SFORNI, 2015)
Metodologia
O minicurso será executado em quatro encontros onde serão apresentados e discutidos os conceitos fundamentais da hidrostática e hidrodinâmica. Serão utilizados experimentos ilustrativos, animações, simulações e apresentações em powerpoint. Ao final os estudantes do ensino médio responderão à uma questionário para avaliar os conhecimentos adquiridos.
Como o público alvo são estudantes de ensino médio do IF SUL, o prof coordenador da área de Física nesse instituto fará a divulgação.
Como o público alvo são estudantes de ensino médio do IF SUL, o prof coordenador da área de Física nesse instituto fará a divulgação.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera- se que os estudantes de ensino médio se apropriem dos conceitos de hidrostática e hidrodinâmica e que o uso sistemático de animações, de experimentos de baixo custo e a discussão teórica promovam essa apropriação.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALINE ISLER GARCIA | |||
ALVARO LEONARDI AYALA FILHO | 20 | ||
Gabriel Couto Gonsalves | |||
JOSE ELIAS MARTINS LISBOA | |||
JOÃO EDUARDO DE MAGALHÃES SALVADOR | |||
JÚLIA FARIAS FERREIRA | |||
Luana Ribeiro Correa | |||
Santiago Benitez Sanabria | |||
Sarah Vieira da Silva | |||
Victor Roxo Irigoite |