Nome do Projeto
Disseminação de Segurança e Saúde do Trabalho para a comunidade
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
21/11/2022 - 21/11/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Trabalho / Saúde
Linha de Extensão
Saúde e proteção no trabalho
Resumo
Os trabalhadores estão diariamente expostos a todos tipos de riscos ocupacionais: físico, químico, biológico, ergonômico e de acidente. Para que os trabalhadores estejam devidamente protegidos é necessário, além de uma gestão eficiente de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) dentro das empresas, a sua conscientização e cuidado para com os riscos ocupacionais a que estão expostos. Muitas vezes o trabalhador não tem dimensão da importância do auto cuidado no trabalho, para que retorne a sua família com saúde e segurança. Dessa forma, uma maneira que pode ser eficiente é a conscientização sobre o assunto desde cedo e, por isso, este trabalho pretende levar às escolas de ensino médio informações sobre SST.
Objetivo Geral
Promover conhecimento sobre o tema Segurança e Saúde do Trabalho em alunos do ensino médio.
Justificativa
A segurança e saude do trabalho (SST) tem repercussão para o trabalhador, para as empresas e para o governo/sociedade.
Um ambiente seguro vai além do cumprimento das normas de SST. Sabe-se que aspectos relacionados com ato inseguro e fator pessoal de insegurança também influenciam (NBR 14280).
Conforme dados do SmartLab (2022), ocorre um acidente de trabalho no Brasil a cada 51 segundos. Um óbito a cada 4 horas. E o gasto do INSS com afastamentos acidentários chega a 1 real a cada 2 milissegundos.
As empresas têm passivos trabalhistas elevados relacionados aos acidentes, como salário dos quinze primeiros dias após o acidente, transporte e assistência médica de urgência, paralisação de setor, máquinas e equipamentos, impacto negativo gerado no grupo de trabalho, interrupção e atrasos da produção, prejuízos ao conceito e à imagem da empresa, destruição de máquina, equipamento, pagamento de horas-extras, aumento do fator acidentário de prevenção.
E o governo tem prejuízos com os acidentes pelas concessões aos benecifícios previdenciários do INSS a que todos nós somos contribuintes
Dessa forma, a conscientização desde cedo, quando ainda estudantes, de futuros trabalhadores pode ser uma grande aliada na redução de acidentes de trabalho no futuro.
Um ambiente seguro vai além do cumprimento das normas de SST. Sabe-se que aspectos relacionados com ato inseguro e fator pessoal de insegurança também influenciam (NBR 14280).
Conforme dados do SmartLab (2022), ocorre um acidente de trabalho no Brasil a cada 51 segundos. Um óbito a cada 4 horas. E o gasto do INSS com afastamentos acidentários chega a 1 real a cada 2 milissegundos.
As empresas têm passivos trabalhistas elevados relacionados aos acidentes, como salário dos quinze primeiros dias após o acidente, transporte e assistência médica de urgência, paralisação de setor, máquinas e equipamentos, impacto negativo gerado no grupo de trabalho, interrupção e atrasos da produção, prejuízos ao conceito e à imagem da empresa, destruição de máquina, equipamento, pagamento de horas-extras, aumento do fator acidentário de prevenção.
E o governo tem prejuízos com os acidentes pelas concessões aos benecifícios previdenciários do INSS a que todos nós somos contribuintes
Dessa forma, a conscientização desde cedo, quando ainda estudantes, de futuros trabalhadores pode ser uma grande aliada na redução de acidentes de trabalho no futuro.
Metodologia
Pretende-se seguir as seguintes etapas para execução deste projeto:
1 - coletar dados de escolas de ensino médio de Pelotas-RS;
2 - verificar as escolas dispostas a receber este projeto;
3 - coletar endereços das escolas e traçar um plano de ação;
4 - desenvolver um material didático para apresentar conteúdo sobre a importancia da SST;
5 – visitar escolas para disseminar a SST;
6 - coletar feedback dos alunos/escola;
7 - divulgar os dados em eventos científicos.
1 - coletar dados de escolas de ensino médio de Pelotas-RS;
2 - verificar as escolas dispostas a receber este projeto;
3 - coletar endereços das escolas e traçar um plano de ação;
4 - desenvolver um material didático para apresentar conteúdo sobre a importancia da SST;
5 – visitar escolas para disseminar a SST;
6 - coletar feedback dos alunos/escola;
7 - divulgar os dados em eventos científicos.
Indicadores, Metas e Resultados
- questionários coletados;
- percepção do interesse dos alunos.
- percepção do interesse dos alunos.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALEJANDRO MARTINS RODRIGUEZ | |||
ALINE SOARES PEREIRA | |||
BRUNA PARADA LIMA | |||
CLEBER DOS SANTOS | |||
DAVID FERNANDES DE AVILA | |||
Dionlenon Ortiz Pires | |||
JANAINA VIANA DA ROSA | |||
JENNIFER DA COSTA GONCALVES | |||
JOHNATAN KRAMER WESTPHAL | |||
KAREN MARTINS FERREIRA | |||
LIVIA GARCIA ROSA | |||
LUIS ANTONIO DOS SANTOS FRANZ | 5 | ||
LUIZA DA SILVA BRUM | |||
LUÍZA ROLOFF FALCK | |||
Michel Soares Ziebell | |||
PAULO RENATO RODRIGUES DA SILVA | |||
RENATA HEIDTMANN BEMVENUTI | 15 | ||
RITCHELLI TEIXEIRA DUARTE | |||
SILVIO VIEIRA DE MELO JÚNIOR | |||
TAIANE CAROLINE CANDIDO | |||
TALES SANTOS IBEIRO | |||
VITHORIO DA CONCEICAO DUTRA | |||
WALTER RUBEN IRIONDO OTERO | |||
WILLIAM DIETRICH KLUG |