Nome do Projeto
Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
29/09/2017 - 29/12/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Desenvolvimento urbano
Resumo
O Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais é constituído por professores do Departamento de Geografia e conta, também, com a participação de professores, alunos, pesquisadores, bolsistas e monitores de cursos de graduação e pós-graduação. Está voltado para a realização de cursos, grupos de leitura e estudos, bem como, outros trabalhos relacionados aos estudos urbanos e regionais. Visa coordenar, no âmbito do ICH, as ações voltadas para a organização e sistematização de acervo de trabalhos e bibliografia, referentes à temática de investigação, dinamizando o estudo da problemática urbana e regional de cunho geográfico com vistas a construir uma referência nesta área de estudo e de pesquisa. A formação de um grupo de trabalho permanente possibilitará o desenvolvimento da pesquisa e da extensão nas áreas propostas. Os acervos e bancos de dados produzidos ficam à disposição da comunidade em geral para acesso e consulta.

Objetivo Geral

Coordenar os estudos referentes aos temas do espaço urbano e regional de cunho geográfico.
Disponibilizar conhecimento e informações em produtos e bancos de dados sobre os temas estudados à população em geral.

Justificativa

O Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais (LEUR), do Departamento de Geografia do Instituto de Ciências Humanas, é um projeto de extensão permanente que vem consolidando sua atuação no meio acadêmico e na comunidade em geral, pelo desenvolvimento de atividades na área de geografia urbana e regional. A proposta inicial, de se constituir em um referencial para os temas referidos, foi amplamente cumprida nos dois primeiros anos de atividade do Laboratório. A inserção das atividades nos setores correlatos em atividades públicas, como a Prefeitura Municipal de Pelotas, escolas e outras instituições, como as associações de moradores e entidades locais ligadas ao comércio e consumo, por exemplo, demonstram a plena aceitação do LEUR e a correta interpretação das demandas desses setores no que se refere às atividades de extensão sobre sua área de atuação. O LEUR é hoje, um laboratório que conta com um acervo considerável de trabalhos acadêmicos acerca da geografia urbana e regional. Assim, o LEUR, tem desenvolvido projetos que atendem as demandas postas na sua área de atuação, e, contribui para a formação estudantil. Tem sido importante realizador de estudos, nos termos exigidos pelo Projeto Pedagógico. Além do mais, desenvolve cursos, estudos e pesquisas em áreas não aprofundadas do currículo, permitindo uma integração perfeita com as atividades acadêmicas e proporcionando uma opção de estudos para os que se vinculam aos projetos e à comunidade em geral.

Metodologia

A metodologia a ser aplicada é específica para cada projeto, por se tratar de um Laboratório que agrega diferentes tipos de projetos nas áreas de extensão, pesquisa e ensino.

Indicadores, Metas e Resultados

Desenvolvimento de cursos de extensão sobre a temática urbana e regional.
Visa a qualificação teórica e metodológica de egressos, profissionais, bem como, professores do Ensino Médio da rede privada e pública, municipal e estadual; professores de Pós-Graduação e Ensino Superior, alunos do Ensino Superior e Associados de Sindicatos de Classe e organizações populares, bem como a comunidade em geral.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIEL COSTA DA SILVA
ALCIR NEI BACH4
CAROLINE BARBOSA PEREIRA
DIONE DUTRA LIHTNOV6
EDIVÂNIA OLIVEIRA LIMA FERREIRA
EVERSON GABRIEL MESQUITA DA MARTHA
GIOVANA MENDES DE OLIVEIRA4
Gilciane Jansen Recondo
JOSE ALVARO QUINCOZES MARTINS4
KARLA NAZARETH SIMÕES DE ALMEIDA TISSOT
LUCAS MANASSI PANITZ4
MARA LUCIA VASCONCELOS DA COSTA4
ROBINSON SANTOS PINHEIRO4
SIDNEY GONÇALVES VIEIRA5

Página gerada em 25/04/2024 08:22:38 (consulta levou 0.199953s)