Nome do Projeto
6º Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira - VI CBCTEM
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
17/04/2023 - 31/03/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Tecnologia e Produção / Educação
Linha de Extensão
Inovação tecnológica
Resumo
O Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira (CBCTEM) é o principal evento científico brasileiro relacionado à madeira, sua criação foi um marco para a Tecnologia da Madeira, promovendo difusão do conhecimento científico e integração de alunos, professores, pesquisadores, profissional e grupos de pesquisa que atuam na área. A 6ª edição do CBCTEM ocorrerá em Pelotas-RS, organizado pelo Curso de Engenharia Industrial Madeireira da UFPel, será uma grande oportunidade de consolidação da Instituição e do Curso no meio científico desta área de conhecimento. A programação englobará três dias de atividades, contanto com palestras expositivas utilizando recursos audiovisuais, mini-cursos, apresentação de trabalhos científicos na forma de pôsteres e na forma oral, conferências e debates. Os ministrantes das palestras e minicursos serão professores, pesquisadores e/ou profissionais com reconhecida atuação na área, sempre abordando assuntos atuais e relevantes relacionados à madeira. A projeção é que o evento ocorra na segunda quinzena de outubro de 2024 em Pelotas-RS.

Objetivo Geral

O VI CBCTEM tem como objetivo geral difundir o conhecimento técnico científico relacionado à madeira a partir da troca de conhecimentos e debates sobre os principais temas da área.

Justificativa

O Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira (CBCTEM) teve sua primeira edição em 2013, promovido pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e realizado na cidade de Petrópolis-RJ, a segunda edição foi em Belo Horizonte-MG sob a responsabilidade da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Em 2017 ocorreu o 3º CBCTEM em Florianópolis-SC organizado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) Campus Lages-SC. As edições seguintes foram em 2019 em Santarém-PA e 2022 em Goiânia-GO, promovidas respectivamente, pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e pela Universidade Federal de Goiás (UFG).
Nesta sexta edição a Universidade de Federal de Pelotas (UFPel), através de seu Curso de Graduação em Engenharia Industrial Madeireira, será a sede e a organizadora desse prestigiado evento, sendo a primeira vez que o Rio Grande do Sul receberá o CBCTEM e a primeira vez que um Curso de Engenharia Industrial Madeireira será responsável pela promoção do Congresso, já que nas demais edições a organização ocorreu por conta de Cursos de Engenharia Florestal.
O CBCTEM é o principal evento científico brasileiro relacionado à madeira, sua criação foi um marco para a Tecnologia da Madeira, promovendo difusão do conhecimento científico e integração de alunos, professores, pesquisadores, profissional e grupos de pesquisa que atuam na área. A consolidação do evento ao longo dos anos, desde sua primeira edição, passou a caracterizá-lo como um fórum de atualização e inovações científicas e um momento de encontro aguardado com expectativa por toda a comunidade científica da Tecnologia da Madeira. A sua continuidade é de extrema relevância para área, buscando em cada nova edição a sua qualificação e torná-lo cada vez mais próximo de sua comunidade.
A realização do VI CBCTEM pela UFPel, em Pelotas-RS, será uma grande oportunidade de consolidação da Universidade e do Curso de Engenharia Industrial Madeireira no meio científico desta área de conhecimento, possibilitando o fortalecimento do Curso com maior visibilidade da sociedade e estimulo alunos, contribuindo com sua formação.

Metodologia

O evento terá temática direcionada a pesquisa aplicada em Tecnologia da Madeira. A programação englobará três dias de atividades, contanto com palestras expositivas utilizando recursos audiovisuais, mini-cursos, apresentação de trabalhos científicos na forma de pôsteres e na forma oral, conferências e debates. Os ministrantes das palestras e minicursos serão professores, pesquisadores e/ou profissionais com reconhecida atuação na área, sempre abordando assuntos atuais e relevantes relacionados à madeira.
No evento ocorrerá submissão de trabalhos científicos subdivididos em temáticas relacionadas à área, serão aceitos trabalhos completos que, posteriormente, serão publicados nos Anais do evento. Será constituído um Comitê Científico que terá a missão de receber, avaliar e selecionar os trabalhos que participarão do Congresso.
Para divulgação do evento será utilizada, amplamente, ferramentas e redes sociais disponíveis na internet. Será criado um site para a hospedagem de informações e notícias do evento, com interface com os participantes, autores de trabalhos, palestrantes e demais envolvidos. Também serão criados perfis em redes sociais. A divulgação ocorrerá de forma mais massiva em Cursos de Graduação e Pós-Graduação de Engenharia Industrial Madeireira, Engenharia Florestais e outros Cursos relacionados à Ciência e Tecnologia da Madeira. Além das Universidades, a divulgação focará também Instituições de Pesquisa e Centros de Pesquisa do setor produtivo.
A previsão é que o VI CBCTEM ocorra na segunda quinzena de outubro de 2024.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que o VI CBCTEM atinja seus propósitos promovendo a difusão do conhecimento científico de Ciência e Tecnologia da Madeira e a integração entre os participantes e interessados na área.
A expectativa que o evento tenha entre 350 e 400 participantes, oriundos de pelo menos 20 Estados da Federação Brasileira e representantes dos países do Mercosul. Sendo este público composto por acadêmicos de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais da área. Quanto ao recebimento de trabalhos científicos, espera-se que o Congresso supere a marca de 300 (trezentos) trabalhos, distribuídos nas subáreas da Tecnologia da Madeira.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA DE FREITAS CORREA
CINTIA BOLDT SOUZA26
ERIKA DA SILVA FERREIRA28
GABRIEL VALIM CARDOSO28
JOSE CARLOS RECAETA ACUNA
LAÍSE VERGARA NÖRNBERG
LEONARDO DA SILVA OLIVEIRA32
MARCOS THEODORO MULLER28
MARIANA FIGUEIRA MACHADO
MERIELEN DE CARVALHO LOPES32
NATHALIA FARIAS GOMES
RAFAEL BELTRAME28

Página gerada em 19/04/2024 10:15:05 (consulta levou 0.188899s)