Nome do Projeto
Quinta Turma do Curso de Graduação em Medicina Veterinária
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/02/2023 - 31/12/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Educação profissional
Resumo
A proposta de criação de cursos ligados à área das ciências agrárias pelos Movimentos Sociais do Campo (MSC), parte de uma demanda histórica para sanar problemas ligados ao campo produtivo e para implementação de um “modelo” produtivo centrado na justiça social, respeito às questões ambientais, onde os camponeses sejam sujeitos ativos do processo. As discussões remontam a meados da década de 1990. O projeto de um Curso em Medicina Veterinária voltado ao público beneficiário do Programa Nacional de Reforma Agrária parte de uma demanda histórica dos movimentos sociais do campo. A instabilidade e o caráter transitório das conquistas contribuem para o amadurecimento da proposta de formação de quadros de caráter técnico-político a partir da própria base social.O projeto ora submetid busca formar 60 educandos oriundos dos programas de reforma agrária do País em Medicia Veterinária.

Objetivo Geral

Ofertar a 5° Turma do Curso de Graduação em Medicina Veterinária e Desenvolver o processo administrativo e de acompanhamento da Quarta Turma do Curso de Graduação em Medicina Veterinária capaz de dotar jovens assentados de conhecimentos necessários para promover ações voltadas à área de Ciências Agrárias no que se refere à Produção Animal, Produção de Alimentos, Saúde Animal e Proteção Ambiental.
Os objetivos específicos serão: (1) formação de médicos veterinários capazes de atuar tecnicamente nos assentamentos, colaborando em todo processo de criação animal dos assentamentos; (2) formação de médicos veterinários com consciência ambiental, capaz de atingir os objetivos da criação animal mas sem prejuízos ao sistema ambiental; (3) capacitar os assentados com a troca de informações levadas pelos alunos, desempenhando assim papel fundamental como agentes multiplicadores do conhecimento, através do emprego dos preceitos e técnicas oriundas dos pilares do ensino, pesquisa e extensão.(4) retornar a comunidade elementos de produção e de organização a serem gerados pela experiência e demandas que cada educando trás da sua comunidade, produção do conhecimento através de ações de pesquisa-ação e a formação de cada educando.

Justificativa

A criação de uma nova Turma Especial de Medicina Veterinária se justifica em função das dificuldades enfrentadas por jovens e adultos/as que vivem em áreas de assentamento para acessar a educação superior, a despeito da existência de um grande contingente de jovens assentados/as com idade, escolarização e interesse de ingressar na graduação universitária, em especial nos cursos da área de Ciências Agrárias. Deste modo, a criação da V Turma irá oportunizar a formação acadêmica de 60 jovens e adultos oriundos de todas as regiões do Brasil, atendendo assim aos objetivos centrais do PRONERA:
I - Oferecer educação formal aos jovens e adultos beneficiários do Plano Nacional de Reforma Agrária - PNRA, em todos os níveis de ensino;
II - Melhorar as condições do acesso à educação do público do PNRA; e
III - Proporcionar melhorias no desenvolvimento dos assentamentos rurais por meio da qualificação do público do PNRA e dos profissionais que desenvolvem atividades educacionais e técnicas nos assentamentos.” (Art. 12 do Decreto Nº 7.352, de 4 de novembro de 2010). Além de garantir o acesso à educação superior, a formação em Medicina Veterinária pode auxiliar de forma significativa para suprir as carências técnicas no âmbito da pecuária nos assentamentos e áreas em que se desenvolvem projetos do INCRA, bem como garantir uma formação qualificada para jovens e adultos/as oriundos de famílias destas áreas.

Metodologia

Formação acadêmica em graduação de medicina veterinária de acordo com o PPP das TEMVs, aprovado no COCEPE. Formação com base critica e treinamento em atividades de extensao a fim de que quando retornem as suas comunidades, possam qualificar a produção animal, com base agroecológica.
As atividades com as famílias serão realizadas no tempo comunidade através de metodologia participativa - pesquisa-ação em dois momentos. Na região de abrangência da Faculdade de veterinária, com atividades de vivência em famílias assentadas da reforma agrária, e retorno para discussão elaboração e retorno a comunidade, e na comunidade de origem de cada um dos educandos, com atividades de inserção nos espaços do assentamento e atividades na própria unidade de produção.

Indicadores, Metas e Resultados

Ingresso de 60 educandos no curso, com meta de, ao menos, 45 veterinários formados ao final do projeto. Disponibilização de força de trabalho qualificada para a atuação em áreas de reforma agrária.
Atingir diretamente ao menos 60 famílias e o público da reforma agrária como um todo, indiretamente. Na perspectiva da turma 5, aproximadamente 2000 famílias indiretamente, através da atuação de cada educando no seu assentamento.

Página gerada em 05/01/2025 23:36:57 (consulta levou 0.320581s)