Nome do Projeto
Quinta Turma do Curso de Graduação em Medicina Veterinária
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/02/2023 - 31/12/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Educação profissional
Resumo
A proposta de criação de cursos ligados à área das ciências agrárias pelos Movimentos Sociais do Campo (MSC), parte de uma demanda histórica para sanar problemas ligados ao campo produtivo e para implementação de um “modelo” produtivo centrado na justiça social, respeito às questões ambientais, onde os camponeses sejam sujeitos ativos do processo. As discussões remontam a meados da década de 1990. O projeto de um Curso em Medicina Veterinária voltado ao público beneficiário do Programa Nacional de Reforma Agrária parte de uma demanda histórica dos movimentos sociais do campo. A instabilidade e o caráter transitório das conquistas contribuem para o amadurecimento da proposta de formação de quadros de caráter técnico-político a partir da própria base social.O projeto ora submetid busca formar 60 educandos oriundos dos programas de reforma agrária do País em Medicia Veterinária.

Objetivo Geral

Ofertar a 5° Turma do Curso de Graduação em Medicina Veterinária e Desenvolver o processo administrativo e de acompanhamento da Quarta Turma do Curso de Graduação em Medicina Veterinária capaz de dotar jovens assentados de conhecimentos necessários para promover ações voltadas à área de Ciências Agrárias no que se refere à Produção Animal, Produção de Alimentos, Saúde Animal e Proteção Ambiental.
Os objetivos específicos serão: (1) formação de médicos veterinários capazes de atuar tecnicamente nos assentamentos, colaborando em todo processo de criação animal dos assentamentos; (2) formação de médicos veterinários com consciência ambiental, capaz de atingir os objetivos da criação animal mas sem prejuízos ao sistema ambiental; (3) capacitar os assentados com a troca de informações levadas pelos alunos, desempenhando assim papel fundamental como agentes multiplicadores do conhecimento, através do emprego dos preceitos e técnicas oriundas dos pilares do ensino, pesquisa e extensão.(4) retornar a comunidade elementos de produção e de organização a serem gerados pela experiência e demandas que cada educando trás da sua comunidade, produção do conhecimento através de ações de pesquisa-ação e a formação de cada educando.

Justificativa

A criação de uma nova Turma Especial de Medicina Veterinária se justifica em função das dificuldades enfrentadas por jovens e adultos/as que vivem em áreas de assentamento para acessar a educação superior, a despeito da existência de um grande contingente de jovens assentados/as com idade, escolarização e interesse de ingressar na graduação universitária, em especial nos cursos da área de Ciências Agrárias. Deste modo, a criação da V Turma irá oportunizar a formação acadêmica de 60 jovens e adultos oriundos de todas as regiões do Brasil, atendendo assim aos objetivos centrais do PRONERA:
I - Oferecer educação formal aos jovens e adultos beneficiários do Plano Nacional de Reforma Agrária - PNRA, em todos os níveis de ensino;
II - Melhorar as condições do acesso à educação do público do PNRA; e
III - Proporcionar melhorias no desenvolvimento dos assentamentos rurais por meio da qualificação do público do PNRA e dos profissionais que desenvolvem atividades educacionais e técnicas nos assentamentos.” (Art. 12 do Decreto Nº 7.352, de 4 de novembro de 2010). Além de garantir o acesso à educação superior, a formação em Medicina Veterinária pode auxiliar de forma significativa para suprir as carências técnicas no âmbito da pecuária nos assentamentos e áreas em que se desenvolvem projetos do INCRA, bem como garantir uma formação qualificada para jovens e adultos/as oriundos de famílias destas áreas.

Metodologia

Formação acadêmica em graduação de medicina veterinária de acordo com o PPP das TEMVs, aprovado no COCEPE. Formação com base critica e treinamento em atividades de extensao a fim de que quando retornem as suas comunidades, possam qualificar a produção animal, com base agroecológica.
As atividades com as famílias serão realizadas no tempo comunidade através de metodologia participativa - pesquisa-ação em dois momentos. Na região de abrangência da Faculdade de veterinária, com atividades de vivência em famílias assentadas da reforma agrária, e retorno para discussão elaboração e retorno a comunidade, e na comunidade de origem de cada um dos educandos, com atividades de inserção nos espaços do assentamento e atividades na própria unidade de produção.

Indicadores, Metas e Resultados

Ingresso de 60 educandos no curso, com meta de, ao menos, 45 veterinários formados ao final do projeto. Disponibilização de força de trabalho qualificada para a atuação em áreas de reforma agrária.
Atingir diretamente ao menos 60 famílias e o público da reforma agrária como um todo, indiretamente. Na perspectiva da turma 5, aproximadamente 2000 famílias indiretamente, através da atuação de cada educando no seu assentamento.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
GILBERTO D'ÁVILA VARGAS1
HANIEL MONTEIRO CARVALHO
LAURA CAROLINA CRISTOFOLI MULLER
LUIZ FILIPE DAME SCHUCH2

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
INCRA / Instituto de Colonização e Reforma AgráriaR$ 2.280.000,00Fundação Delfim Mendes da Silveira

Plano de Aplicação de Despesas

DescriçãoValor
339033 - Passagens de Despesas de LocomoçãoR$ 445.000,00
399032 - Material de Distribuição GratuitaR$ 60.000,00
339030 - Material de ConsumoR$ 531.447,31
339004 - Contratação por Tempo DeterminadoR$ 750.000,00
339046 - Auxílio AlimentaçãoR$ 33.995,00
339039 - Outros Serviços de Terceiro - Pessoa JurídicaR$ 459.557,69

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