Nome do Projeto
O multiprofissional e o ambiente hospitalar
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/02/2023 - 01/02/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Pessoas com deficiências incapacidades, e necessidades especiais
Resumo
Este projeto emergiu das práticas desenvolvidas por docentes e acadêmicos dos cursos de Terapia Ocupacional e Educação Física, com o apoio de profissionais do Hospital Escola/UFPel. Trata-se de ações voltadas ao cuidado e atenção integral aos pacientes e ao acompanhamento aos seus familiares e cuidadores. Observa-se que as ações têm demonstrado resultados positivos na promoção e recuperação da saúde, na promoção de um ambiente acolhedor e na adaptação ao processo de internação hospitalar. Assim, parte-se de uma visão ampliada sobre as ações em saúde no contexto hospitalar, bem como qualificar a atenção a saúde e aprimorar a formação inicial e continuada dos acadêmicos de graduação e pós-graduação, além de promover a ação multiprofissional e interação entre os profissionais, a fim de ampliar a aproximação em diferentes formações/áreas.

Objetivo Geral

Este projeto tem como objetivo geral ampliar os atendimentos realizados no HE UFPel por meio de um trabalho articulado com a equipe multiprofissional, estabelecendo uma parceria conjunta em prol das necessidades dos pacientes hospitalizados e de seus familiares.
Como objetivos específicos:
• Incentivar o trabalho multiprofissional;
• Estimular o espírito crítico na avaliação do processo saúde-doença a partir da visão multiprofissional;
• Fornecer aos acadêmicos e residentes a oportunidade para vivenciar a prática em um serviço de saúde do SUS e atuar nas perspectivas dos cuidados integrais ao paciente e seus familiares;
• Possibilitar aos acadêmicos e residentes, o desenvolvimento/aperfeiçoamento das habilidades que envolvem a abordagem multiprofissional e a atenção ao paciente e seus familiares, bem como possibilitar a atualização da terapêutica com embasamento científico.

Justificativa

O motivador deste projeto foi a inserção dos serviços da Terapia Ocupacional e da Educação Física do HE/UFPel com foco na atenção à saúde. As experiências vivenciadas pelos acadêmicos, residentes e profissionais de Terapia Ocupacional e de Educação Física têm demonstrado a importância da área no atendimento multidisciplinar neste setor. Assim, o atual projeto pretende ampliar suas ações incluindo diferentes formações que permitam a atuação multiprofissional centrada no paciente e seus familiares.
Durante o período de internação, é importante considerar as necessidades e particularidades dos sujeitos atendidos no hospital, respeitando-se as singularidades a partir de uma visão mais ampla e intervir na promoção do cuidado integral e multidisciplinar em contexto hospitalar (ANICETO; BOMBARDA, 2020).
Além disso, é necessário entendermos que o hospital, por não ser um ambiente familiar, causa mudanças significativas no cotidiano dos pacientes internados e seus familiares, impactando de maneira importante seus papeis e rotinas diárias, sendo primordial o engajamento da equipe multiprofissional no ambiente hospitalar, contribuindo para uma assistência qualificada e humanizada. Essa concepção segue orientação da Política Nacional de Humanização – PNH (Brasil, 2004) que apresenta as seguintes diretrizes: (a) Clínica ampliada, que visa o cuidado integral, considerando a singularidade do sujeito; (b) Gestão participativa e co-gestão, que busca a inclusão de novos sujeitos na gestão; (c) Valorização do trabalho que preconiza a inclusão dos trabalhadores no processo de tomada de decisões; (d) Acolhimento, que consiste em construções que possibilitem relações de confiança, vínculo e compromisso; (e) Ambiência, que visa à promoção de mudanças nos espaços de trabalho e encontros entre pessoas e; (f) Defesa dos direitos do usuário que incentiva a apropriação dos cidadãos em relação aos seus direitos como usuários de saúde (Brasil, 2013).
Sabemos que só por meio da articulação das ações e interação multiprofissional que irá favorecer a qualidade do atendimento e das necessidades multidimensionais dos indivíduos que necessitam de cuidados em ambiente hospitalar.

Metodologia

O projeto será realizado no HE/Pelotas e, para tanto, seus participantes seguirão estritamente as normas do hospital. Os acadêmicos, residentes serão orientados a contribuir, através de abordagens específicas de cada área para a promoção da saúde, bem estar e qualidade de vida dos pacientes e familiares, considerando as circunstâncias éticas, deontológicas, políticas, sociais, econômicas, ambientais e biológicas.
O horário de atuação será pré-estabelecido pelos acadêmicos, residentes em conjunto com a preceptora, para no final serem computadas a carga horária semanal. Os pacientes e familiares serão atendidos individualmente ou em grupos, conforme as indicações dos profissionais vinculados ao projeto de extensão, após a avaliação específica de cada área.

Indicadores, Metas e Resultados

Com este projeto pretende-se ampliar as abordagens de cuidado e as possibilidades terapêuticas para os pacientes e seus familiares, garantindo uma maior integralidade e resolutividade da atenção à saúde. Além disso, com a participação dos acadêmicos, residentes dos diversos cursos vinculados à Universidade Federal de Pelotas (UFPel), buscamos fomentar ações de planejamento e execução de atividades extensionistas, bem como a participação em caráter multiprofissional.
Para a avaliação inicial, e sob a supervisão do profissional, os acadêmicos, residentes irão consultar os dados disponíveis em sistema informatizado acerca dos pacientes internados.
Durante a atuação, o profissional responsável irá supervisionar os acadêmicos, residentes, além de orientar sobre a evolução a ser registrada no sistema do hospital.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANA GUEDES COUTINHO
ADRIELI FERRAZ DA LUZ
ALANIS ROSA BARBOSA
ALINE VIEGAS SARTORI
AMANDA NUNES PEREIRA
ANDRELINE LEDEBUHR NEITZKE
ANNIE NORNBERG DE SOUZA
ARIADNE FERNANDES
CAMILE SILVA RIBEIRO
CAROLINE FARIAS CRUZ
CÍNTIA LISCANO MORAES
DANUSA MENEGAT23
DARCIELI PEREIRA SILVEIRA
DIOCELENA DOS SANTOS MIRANDA
EDUARDA NACHTIGALL DOS SANTOS
FERNANDA CAPELLA RUGNO3
FERNANDA DE SOUZA TEIXEIRA5
GIOVANA POZZA
GIOVANA POZZA
GIOVANNA VALENTE MENDES
IVANA CARVALHO FABIANI
JANIELE MIRIÃ SILVA DE SOUZA
JESSICA CRISTINA SERRA
JOYCE ELIAS DA SILVA
JULIA DE OLIVEIRA ROLIM
Jaqueline Fernandes da Porciuncula
KAUHANA KOWALEK
LAIANA MIRITZ VASCONCELOS
LARA RIBEIRO SILVEIRA
LAURA CARDIA PEREIRA BORGES
LIDIANE POZZA COSTA
LOHANA MARTINS PEREIRA
MAITE MACHADO ZIGLIA
MARCELO JORGE BACH FILHO
MILENA HERNANDES SILVA
NATALIA FERREIRA CARDOZO
NATANIELE MACHADO SEUS
NATIELE VITORIA SILVEIRA DUTRA
NINA CARDOZO DA SILVA
PAULO ROBERTO DOS SANTOS
ROBERTA GARCIA SCHILLER
SHAIANE RAINARA RODRIGUES MACHADO
SHERON VIEGAS SILVEIRA
TAISHA CARVALHO ALVES
VICTORIA FARIAS AMARAL
VITORIA VIANA ALEGRE
VITORIA XAVIER DA SILVA SANTOS

Página gerada em 19/04/2024 03:26:07 (consulta levou 0.223513s)