Nome do Projeto
				O multiprofissional e o ambiente hospitalar
				
								Ênfase
				Extensão
				
								Data inicial - Data final
				01/02/2023 - 01/02/2027
				
								Unidade de Origem
				
				
				Coordenador Atual
				
				Área CNPq
				
Multidisciplinar				
								Eixo Temático (Principal - Afim)
				Saúde / Educação
				
								Linha de Extensão
				Pessoas com deficiências incapacidades, e necessidades especiais 
				
								Resumo
				Este projeto emergiu das práticas desenvolvidas por docentes e acadêmicos dos cursos de Terapia Ocupacional e Educação Física, com o apoio de profissionais do Hospital Escola/UFPel. Trata-se de ações voltadas ao cuidado e atenção integral aos pacientes e ao acompanhamento aos seus familiares e cuidadores. Observa-se que as ações têm demonstrado resultados positivos na promoção e recuperação da saúde, na promoção de um ambiente acolhedor e na adaptação ao processo de internação hospitalar.  Assim, parte-se de uma visão ampliada sobre as ações em saúde no contexto hospitalar, bem como qualificar a atenção a saúde e aprimorar a formação inicial e continuada dos acadêmicos de graduação e pós-graduação, além de promover a ação multiprofissional e interação entre os profissionais, a fim de ampliar a aproximação em diferentes formações/áreas.
				
				
				
			Objetivo Geral
Este projeto tem como objetivo geral ampliar os atendimentos realizados no HE UFPel por meio de um trabalho articulado com a equipe multiprofissional, estabelecendo uma parceria conjunta em prol das necessidades dos pacientes hospitalizados e de seus familiares.
Como objetivos específicos:
• Incentivar o trabalho multiprofissional;
• Estimular o espírito crítico na avaliação do processo saúde-doença a partir da visão multiprofissional;
• Fornecer aos acadêmicos e residentes a oportunidade para vivenciar a prática em um serviço de saúde do SUS e atuar nas perspectivas dos cuidados integrais ao paciente e seus familiares;
• Possibilitar aos acadêmicos e residentes, o desenvolvimento/aperfeiçoamento das habilidades que envolvem a abordagem multiprofissional e a atenção ao paciente e seus familiares, bem como possibilitar a atualização da terapêutica com embasamento científico.
						Como objetivos específicos:
• Incentivar o trabalho multiprofissional;
• Estimular o espírito crítico na avaliação do processo saúde-doença a partir da visão multiprofissional;
• Fornecer aos acadêmicos e residentes a oportunidade para vivenciar a prática em um serviço de saúde do SUS e atuar nas perspectivas dos cuidados integrais ao paciente e seus familiares;
• Possibilitar aos acadêmicos e residentes, o desenvolvimento/aperfeiçoamento das habilidades que envolvem a abordagem multiprofissional e a atenção ao paciente e seus familiares, bem como possibilitar a atualização da terapêutica com embasamento científico.
Justificativa
O motivador deste projeto foi a inserção dos serviços da Terapia Ocupacional e da Educação Física do HE/UFPel com foco na atenção à saúde. As experiências vivenciadas pelos acadêmicos, residentes e profissionais de Terapia Ocupacional e de Educação Física têm demonstrado a importância da área no atendimento multidisciplinar neste setor. Assim, o atual projeto pretende ampliar suas ações incluindo diferentes formações que permitam a atuação multiprofissional centrada no paciente e seus familiares.
Durante o período de internação, é importante considerar as necessidades e particularidades dos sujeitos atendidos no hospital, respeitando-se as singularidades a partir de uma visão mais ampla e intervir na promoção do cuidado integral e multidisciplinar em contexto hospitalar (ANICETO; BOMBARDA, 2020).
Além disso, é necessário entendermos que o hospital, por não ser um ambiente familiar, causa mudanças significativas no cotidiano dos pacientes internados e seus familiares, impactando de maneira importante seus papeis e rotinas diárias, sendo primordial o engajamento da equipe multiprofissional no ambiente hospitalar, contribuindo para uma assistência qualificada e humanizada. Essa concepção segue orientação da Política Nacional de Humanização – PNH (Brasil, 2004) que apresenta as seguintes diretrizes: (a) Clínica ampliada, que visa o cuidado integral, considerando a singularidade do sujeito; (b) Gestão participativa e co-gestão, que busca a inclusão de novos sujeitos na gestão; (c) Valorização do trabalho que preconiza a inclusão dos trabalhadores no processo de tomada de decisões; (d) Acolhimento, que consiste em construções que possibilitem relações de confiança, vínculo e compromisso; (e) Ambiência, que visa à promoção de mudanças nos espaços de trabalho e encontros entre pessoas e; (f) Defesa dos direitos do usuário que incentiva a apropriação dos cidadãos em relação aos seus direitos como usuários de saúde (Brasil, 2013).
Sabemos que só por meio da articulação das ações e interação multiprofissional que irá favorecer a qualidade do atendimento e das necessidades multidimensionais dos indivíduos que necessitam de cuidados em ambiente hospitalar.
						Durante o período de internação, é importante considerar as necessidades e particularidades dos sujeitos atendidos no hospital, respeitando-se as singularidades a partir de uma visão mais ampla e intervir na promoção do cuidado integral e multidisciplinar em contexto hospitalar (ANICETO; BOMBARDA, 2020).
Além disso, é necessário entendermos que o hospital, por não ser um ambiente familiar, causa mudanças significativas no cotidiano dos pacientes internados e seus familiares, impactando de maneira importante seus papeis e rotinas diárias, sendo primordial o engajamento da equipe multiprofissional no ambiente hospitalar, contribuindo para uma assistência qualificada e humanizada. Essa concepção segue orientação da Política Nacional de Humanização – PNH (Brasil, 2004) que apresenta as seguintes diretrizes: (a) Clínica ampliada, que visa o cuidado integral, considerando a singularidade do sujeito; (b) Gestão participativa e co-gestão, que busca a inclusão de novos sujeitos na gestão; (c) Valorização do trabalho que preconiza a inclusão dos trabalhadores no processo de tomada de decisões; (d) Acolhimento, que consiste em construções que possibilitem relações de confiança, vínculo e compromisso; (e) Ambiência, que visa à promoção de mudanças nos espaços de trabalho e encontros entre pessoas e; (f) Defesa dos direitos do usuário que incentiva a apropriação dos cidadãos em relação aos seus direitos como usuários de saúde (Brasil, 2013).
Sabemos que só por meio da articulação das ações e interação multiprofissional que irá favorecer a qualidade do atendimento e das necessidades multidimensionais dos indivíduos que necessitam de cuidados em ambiente hospitalar.
Metodologia
O projeto será realizado no HE/Pelotas e, para tanto, seus participantes seguirão estritamente as normas do hospital. Os acadêmicos, residentes serão orientados a contribuir, através de abordagens específicas de cada área para a  promoção da saúde, bem estar e qualidade de vida dos pacientes e familiares, considerando as circunstâncias éticas, deontológicas, políticas, sociais, econômicas, ambientais e biológicas.
O horário de atuação será pré-estabelecido pelos acadêmicos, residentes em conjunto com a preceptora, para no final serem computadas a carga horária semanal. Os pacientes e familiares serão atendidos individualmente ou em grupos, conforme as indicações dos profissionais vinculados ao projeto de extensão, após a avaliação específica de cada área.
						O horário de atuação será pré-estabelecido pelos acadêmicos, residentes em conjunto com a preceptora, para no final serem computadas a carga horária semanal. Os pacientes e familiares serão atendidos individualmente ou em grupos, conforme as indicações dos profissionais vinculados ao projeto de extensão, após a avaliação específica de cada área.
Indicadores, Metas e Resultados
Com este projeto pretende-se ampliar as abordagens de cuidado e as possibilidades terapêuticas para os pacientes e seus familiares, garantindo uma maior integralidade e resolutividade da atenção à saúde. Além disso, com a participação dos acadêmicos, residentes dos diversos cursos vinculados à Universidade Federal de Pelotas (UFPel), buscamos fomentar ações de planejamento e execução de atividades extensionistas, bem como a participação em caráter multiprofissional.
Para a avaliação inicial, e sob a supervisão do profissional, os acadêmicos, residentes irão consultar os dados disponíveis em sistema informatizado acerca dos pacientes internados.
Durante a atuação, o profissional responsável irá supervisionar os acadêmicos, residentes, além de orientar sobre a evolução a ser registrada no sistema do hospital.
						Para a avaliação inicial, e sob a supervisão do profissional, os acadêmicos, residentes irão consultar os dados disponíveis em sistema informatizado acerca dos pacientes internados.
Durante a atuação, o profissional responsável irá supervisionar os acadêmicos, residentes, além de orientar sobre a evolução a ser registrada no sistema do hospital.
Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final | 
|---|---|---|---|
| ADRIANA GUEDES COUTINHO | |||
| ADRIELI FERRAZ DA LUZ PELLENZ | |||
| ALANIS ROSA BARBOSA | |||
| ALICE TABORDA RIBEIRO | |||
| ALINE VIEGAS SARTORI | |||
| AMANDA NUNES PEREIRA | |||
| AMELIA RODRIGUES NONTICURI | 4 | ||
| ANDRELINE LEDEBUHR NEITZKE | |||
| ARIADNE FERNANDES | |||
| ARIANE SOARES SILVA | |||
| BEATRIZ LAGE ALMEIDA CEIA | |||
| CAMILE SILVA RIBEIRO | |||
| CAROLINE FAGUNDES MENDES | |||
| CAROLINE FARIAS CRUZ | |||
| CÍNTIA LISCANO MORAES | |||
| DANUSA MENEGAT | 27 | ||
| DARCIELI PEREIRA SILVEIRA | |||
| DIOCELENA DOS SANTOS MIRANDA | |||
| EDUARDA NACHTIGALL DOS SANTOS | |||
| FERNANDA CAPELLA RUGNO | 3 | ||
| FERNANDA DE SOUZA TEIXEIRA | 5 | ||
| GIOVANA POZZA | |||
| GIOVANA POZZA | |||
| GIOVANNA VALENTE MENDES | |||
| IVANA CARVALHO FABIANI | |||
| JANIELE MIRIÃ SILVA DE SOUZA | |||
| JAQUELINE FERNANDES DA PORCIUNCULA | |||
| JESSICA CRISTINA SERRA | |||
| JOYCE ELIAS DA SILVA | |||
| JULIA DE OLIVEIRA ROLIM | |||
| KAUHANA KOWALEK | |||
| KETHELEN DE OLIVEIRA LOPES | |||
| LAIANA MIRITZ VASCONCELOS | |||
| LARA RIBEIRO SILVEIRA | |||
| LAURA CARDIA PEREIRA BORGES | |||
| LIDIANE POZZA COSTA | |||
| LOHANA MARTINS PEREIRA | |||
| LUANE VALENTINE LAGO DUARTE | |||
| MAITÊ MACHADO ZIGLIA | |||
| MARCELA OLIVEIRA BRASIL | |||
| MARCELO JORGE BACH FILHO | |||
| MILENA HERNANDES SILVA | |||
| NATALIA FERREIRA CARDOZO | |||
| NATANIELE MACHADO SEUS | |||
| NATIELE VITORIA SILVEIRA DUTRA | |||
| NINA CARDOZO DA SILVA | |||
| PAULO ROBERTO DOS SANTOS | |||
| ROBERTA GARCIA SCHILLER | |||
| SHAIANE RAINARA RODRIGUES MACHADO | |||
| SHERON VIEGAS SILVEIRA | |||
| SUELEN BARTZ NEITZEL | |||
| SUZEL LIMA DA SILVA | 1 | ||
| TAISHA CARVALHO ALVES | |||
| VICTORIA FARIAS AMARAL | |||
| VITORIA VIANA ALEGRE | |||
| VITÓRIA XAVIER DA SILVA SANTOS |